Dicas de Livros | Blog A Taba
2º Semana Pedagógica A Taba na Escola

2º Semana Pedagógica A Taba na Escola

Em janeiro A Taba promove a 2º Semana Pedagógica A Taba na Escola: uma série de encontros sobre literatura na sala de aula. É gratuito e com certificado!


De 26 a 28 de janeiro de 2022, A Taba promove a 2ª Semana Pedagógica A Taba na Escola: uma série de encontros para educadores, com foco no trabalho com a literatura na sala de aula.

Cada dia, um tema diferente será debatido por profissionais da área, discutindo a importância da organização de um currículo literário como eixo central do trabalho educativo na escola, a potência da mediação de leitura e as práticas de leitura nas plataformas digitais.


Confira a programação da Semana Pedagógica

26 de janeiro, às 19h30

A POTÊNCIA DAS CONVERSAS NA MEDIAÇÃO DE LEITURA

No primeiro dia da 2ª Semana Pedagógica A Taba na Escola, Érica de Faria Dutra conversará sobre as possibilidades de trabalho com a mediação de leitura na escola.

O que fazer depois de ler? Como conduzir boas conversas a partir das leituras com os alunos? Como se preparar para fazer uma boa mediação? O que as crianças podem aprender por meio da leitura compartilhada?

27 de janeiro, às 19h30

CURRÍCULO LITERÁRIO E ESCOLA

No segundo dia da 2ª Semana Pedagógica A Taba na Escola, vamos conversar sobre a importância da construção de um currículo literário na escola.

Nossa convidada, Aline Evangelista, vai promover uma importante reflexão sobre o lugar da literatura e da leitura na escola.

28 de janeiro, às 19h30

PLATAFORMAS DIGITAIS: O FUTURO DA LEITURA?

Nos últimos anos, muitas plataformas digitais de leitura surgiram no Brasil e no mundo, trazendo como vantagem o acesso a muitos livros por um preço bastante acessível. Mas, e a qualidade da experiência física, como fica? Quais são os benefícios para os leitores e as leituras? O futuro da leitura é mesmo digital?

Para conversar sobre este tema tão desafiador, convidamos a especialista Aline Frederico.


Quem são as especialistas convidadas

erica dutra semana pedagogica

Érica de Faria é mestre em educação pela FE USP, é formadora de professores e gestora pedagógica do programa Taba na escola.

aline evangelista semana pedagogica

Aline Evangelista Martins é formada em Letras e mestre em Educação. É professora, formadora de professores, autora de livros didáticos e assessora pedagógica. Atualmente vive em Maputo, onde é consultora em educação para o Fundo das Nações Unidas para a Infância e a Juventude (UNICEF).

Aline Frederico semana pedagogica

Aline Frederico é pesquisadora em literatura infantil digital. É docente na Escola de Comunicação da UFRJ e realiza estágio pós-doutoral no Programa de Literatura e Crítica Literária da PUC-SP, após ter se doutorado pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Outras titulações incluem Mestrado em Literatura Infantil pela Universidade da Columbia Britânica, Canada, e graduação em Comunicação Social – Editoração pela USP.


Como participar da Semana Pedagógica

A inscrição é gratuita e o evento oferece certificado de participação.