Como criar um projeto literário na sua escola?

por:

Muitas dúvidas podem surgir ao montar um projeto literário para a sua escola. Como escolher os livros? Quais aspectos devemos considerar?

Para a idealizadora e curadora da Taba Denise Guilherme, algumas questões são fundamentais. Em primeiro lugar, a questão da diversidade na seleção das obras: é preciso oferecer às crianças livros de diferentes gêneros, temas, autores, formatos. Livros que tenham projetos e estéticas diversas e que possam, assim, ampliar o repertório dos jovens leitores. Essa é uma oportunidade de que as crianças possam descobrir seus gostos pessoais e ganhar intimidade com a literatura.

Outra questão importante é a progressão: “é preciso pensar na complexidade das obras e nos desafios que devem ser oferecidos a cada um dos leitores”, explica. Considerar a dificuldade das obras em relação à fluência leitora das crianças e sua proximidade com a leitura.

Também devemos pensar na continuidade, ou seja, as “conexões entre as obras e conteúdos da formação do leitor literário”. De que forma elas dialogam entre si, não apenas ao longo do ano letivo, mas dos anos escolares?

Para escolher as obras que serão utilizadas, o repertório é fundamental. É preciso que o educador mergulhe no universo dos livros, e conheça muitos exemplos.

Além disso, a curadora da Taba explica que devemos pensar nos conteúdos da formação do leitor literário que desejamos explorar. “É necessário analisar as obras do ponto de vista da linguagem e das estéticas contempladas, para verificar se oferecem uma experiência literária que aposte na inteligência do leitor e que o leve a avançar em sua compreensão sobre a leitura”.

Um caminho é buscar parceiros confiáveis, como A Taba na Escola, empresa com mais de 15 anos de experiência na formação de leitores e na construção de projetos literários. A Taba auxilia escolas na seleção de acervos que consideram todos esses aspectos e ampliam o repertório estético e literário de familiares, crianças e educadores, com experiências de leitura que promovem momentos de conexão entre os leitores.

Além disso, são oferecidos materiais e eventos aos educadores das escolas, com conteúdos exclusivos sobre literatura e formação de leitores.

Entre os valores do Clube de Leitores está a ideia de que as palavras são o presente mais importante que podemos oferecer às próximas gerações, para que meninos e meninas possam contar suas próprias histórias e, quem sabe, reinventar o mundo.

Para conhecer A Taba na Escola, clique aqui.

Leia mais: 

Dicas de livros para pensar sobre literatura infantojuvenil e formação de leitores

O desafio da mediação: sobre tentativas e realizações

deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Tartaruga Nara

acompanhe a gente!