Dicas de Livros | Blog A Taba
Por que é importante ler para crianças?

Por que é importante ler para crianças?

A leitura é uma forma de nos comunicarmos, entendermos o mundo que nos rodeia e aprendermos uns com os outros.


A leitura é uma forma de nos comunicarmos, entendermos o mundo que nos rodeia e aprendermos uns com os outros. É importante ler para as crianças porque por meio da leitura, compartilhamos o que outras pessoas viveram ou imaginaram, suas ideias e pontos de vista, sua forma de enfrentar dificuldades, de relacionar-se com os outros.


Ao ler, nossa sensibilidade é aflorada, nos emocionarmos porque também compreendemos como as coisas funcionam e descobrimos outras maneiras de ver a realidade, o que nos possibilita construir um mundo pessoal diferente.


Mesmo sem saber ler convencionalmente, as crianças podem compreender a palavra escrita a partir da voz de seus pais e demais educadores. Se continuarmos a ler para elas, descobrirão novas palavras, aprenderão a usá-las adequadamente e compreenderão o seu sentido, mesmo antes de escrevê-las.


Pesquisas comprovam que entre o nascimento e sete anos de idade acontecem mudanças significativas na mente e nas emoções das crianças. Essas servirão de base para o desenvolvimento de sua inteligência e de suas relações com outras pessoas. A leitura em família é fundamental nesse processo porque permite que possam conversar sobre histórias de outras pessoas, personagens e situações que não poderiam viver em seu cotidiano, ampliando e compartilhando a complexidade da experiência humana.


Porém, mais importante! Ler para nossas crianças faz com que possamos estar próximos, estreitar nossos vínculos e recebermos um duplo benefício: o de lermos porque gostamos de estar juntos e de relacionarmos a leitura com momentos de prazer e afeto!


Baseado no livro Leamos con nuestros hijos – Guia para padres con niños de 0 a 6 anos.Chile: LOM Ediciones, 2008.


Aqui na A Taba, acreditamos que ler para as crianças é fundamental, por isso um dos critérios para selecionar os livros que enviamos todos os meses aos nossos assinantes do Clube de Leitores A Taba é que os livros gerem boas conversas.

Clube de Leitores A Taba