Dicas de Livros | Blog A Taba
O tecido dos contos maravilhosos

O tecido dos contos maravilhosos

Leia o livro “O tecido dos contos maravilhosos” e conheça 7 contos em que os tecidos são fundamentais para o desenrolar das tramas.


A contadora de histórias Tanya Robyn Batt reuniu sete contos de lugares distintos que dão grande importância ao saber tecer, fiar e costurar.

Em cada um deles, os tecidos – usados para a confecção de tapetes ou vestuário – são fundamentais para o desenrolar das tramas: a permissão dos casamentos, a libertação de um rei ou o restabelecimento da saúde de uma artesã.

Na página de abertura, que antecede cada história, Tanya nos conta, por exemplo, como os povos trabalham os nós dos tapetes, as fibras de tecidos como a seda, o linho e o batique e os seus significados sociais.

As ilustrações de Rachel Griffin encantam desde as bordas de todas as páginas preenchidas com pequenos tecidos enfeitados com botões, contas, pingentes e selos até os tapetes multicoloridos, adornados com diversos materias – que apresentam os protagonistas e desenham os momentos principais dos contos.

Quem são as autoras do livro “O tecido dos contos maravilhosos”?

Tanya Robyn - O tecido dos contos maravilhosos

Nascida na Nova Zelândia, onde vive até hoje, Tanya Robyn Batt cresceu cercada de canções, livros e histórias na ponta da língua.

Ela acredita que nada é mais encantador aos nossos ouvidos do que as palavras “Era uma vez…” e que nunca se é novo ou velho demais para histórias.

Apaixonada por esse universo mágico, fez dele seu trabalho. Tanya é escritora e contadora, além de dar oficinas onde apresenta contos antigos com novas roupagens, despertando a curiosidade sobre o mundo em que vivemos.

Rachel Griffen - O tecido dos contos maravilhosos


As ilustrações de Rachel Griffin são reconhecidas facilmente: tecidos, linhas, bordados, botões e diversos materiais compõem cada imagem, formando pequenos universos tridimensionais que são fotografados para que apareçam nas páginas dos livros.

Mesmo com poucas obras publicadas, a ilustradora conquistou seu lugar no imaginário dos leitores com as imagens cheias de cores e detalhes que cria com suas coleções.

Por que escolhemos este livro para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?

Estes contos reunidos por Tanya Robyn Batt são histórias tradicionais como as recriadas pelos irmãos Grimm e por Hans Christian Andersen em suas épocas.

Alguns deles lembram enredos de outros contos maravilhosos muito conhecidos por nós.

Reconhecendo-os, a gente pode descobrir como outras culturas imaginam diferentemente narrativas que nos são tão familiares.

Você conhece alguma história que tenha partes do enredo semelhantes àquelas contadas neste livro?

Quer receber, todos os meses, em sua casa livros como este? Assine A Taba!

*Post escrito em janeiro de 2014 e atualizado em setembro de 2021.