Dicas de Livros | Blog A Taba
Livro para bebês- Tchim!

Livro para bebês- Tchim!

Nesta divertida narrativa de repetição, alguns animais da floresta passam por transformações inusitadas depois de uma epidemia de espirros.


Resenha
Neste divertido livro para bebês em forma de narrativa de repetição, alguns animais da floresta passam por transformações inusitadas depois de uma epidemia de espirros.
Todos eles têm algum desejo e, antes que consigam atingi-lo, coisas estranhas acontecem: orelhas desaparecem, luzes se apagam e penas voam…
Onde foram parar?
Os pequenos leitores certamente vão adorar participar dessa busca, descobrindo cada um desses elementos escondidos, entre um espirro e outro, nas coloridas imagens compostas por formas geométricas.
“Tchim!” foi o livro selecionado para ser enviado aos nossos assinantes bebês do Clube de Leitores A Taba em março de 2017.
Veja como foi a leitura na casa de nossa assinante Bethânia Mansur:

Não havia imaginado em momento algum  que uma crise de rinite seria tão bem contextualizada ou se tornaria divertida após ler com meu filho o livro “Tchim!”!!!!
Espirrar ou ouvir um espirro agora é motivo de alegria: ocorre aquela troca de olhares cúmplices e muitos risos!
Antes da leitura do livro, meu menino tinha muito medo dos meus espirros, creio que por eles serem meio escandalosos. Por muitas vezes eu prendi o espirro.
Durante a leitura do livro, eu estava numa forte crise de rinite, medicada, quase que de repouso. Em alguns momentos da leitura, o som AAAATCHIMMM era verdadeiro! Mas o colorido e as formas das ilustrações espantaram aquele pavor do meu espirro, por parte do meu filho. As cores vibrantes (sem degradê e diversidade de tons) e as formas básicas definidas chamam a atenção e também promovem o aprendizado.
No nosso caso, há um bom tempo preguei formas geométricas coloridas na parede do trocador e até hoje, ao trocar as fraldas do meu menino, ele vai apontando para cada uma dela e, assim, treinamos o aprendizado das cores e formas. Acho que ele conseguiu fazer o link entre as formas e cores que ele convive todo dia no trocador de fraldas e as formas e outras cores do livro.
Aliás, o ‘tcham’ do “Tchim!” está em usar as formas para criar animais diversos, plantas, frutas… quanta riqueza!
E hoje o meu espirrar é quase uma apresentação teatral: reforço a palavra, movimento o corpo e o ‘público’ delira!

***
Em 2017, convidamos quatro assinantes do Clube de Leitores A Taba para compartilhar suas experiências de leitura durante o primeiro trimestre, abrindo as conversas em nosso fórum. Para conhecê-las, clique aqui.

Faça parte você também do serviço de assinaturas que é referência em formação de leitores no Brasil. Assine o Clube de Leitores A Taba!