Dicas de Livros | Blog A Taba
Além da montanha

Além da montanha

Enxergar o que poucos vêem, atentar para o que se esconde nos detalhes, ver o que está além das aparências… Todas estas expressões poderão fazer sentido aos leitores que atravessarem as páginas de Além da Montanha.


Resenha
Enxergar o que poucos vêem, atentar para o que se esconde nos detalhes, ver o que está além das aparências… Todas estas expressões poderão fazer sentido aos leitores que atravessarem as páginas de Além da Montanha.
No livro, o premiado autor Renato Moriconi, narra as diferentes lendas que circulam a respeito de uma famosa montanha.
E, enquanto nos conta estas histórias, Renato apresenta divertidas imagens repletas de referências, que desafiam o olhar dos leitores mais atentos.
O diálogo, nem sempre evidente, entre as duas linguagens deixa uma dúvida ao leitor: qual das histórias seria a verdadeira: aquela contada pelo texto ou a revelada pelas imagens?
Vamos descobrir?

Além da montanha foi o título selecionado pelo Clube de Leitores A Taba no mês de julho para os assinantes da categoria autônomos.
Confira como foi a leitura do assinante Helder Guasti:
Primeiramente [e creio que eu esteja fazendo isso pela primeira vez numa resenha aqui no blog], devo começar falando sobre Além da Montanha por sua dedicatória. Renato Moriconi escreve:
“Para João
que me trouxe
um novo olhar sobre a vida.”
Identifiquei-me TANTO com esta dedicatória, pois, apesar de não ter filhos “meus”, acredito que meus alunos me trouxeram um novo olhar sobre a vida. Quem me conhece há um tempo sabe a pessoa que eu era no passado e a pessoa que me (encontrei) tornei depois de trabalhar com Educação.
Costumo dizer que há dois Helder’s: um antes das crianças e outro depois das crianças. E eu não poderia estar mais feliz com isso.
Me [re]descobri depois de ingressar no trabalho com crianças e hoje, após tantas ressignificações e redescobertas, creio, sem pensar duas vezes, que meu destino era essa: me tornar o tio Helder.
Bom, agora, sem mais divagações, falaremos sobre Além da Montanha, livro que recebi no mês de julho pelo Clube de Leitores da A Taba.
O livro, editada pela querida e parceira Editora Pulo do Gato, foi escrito por Renato Moriconi que, a todo o momento, brinca com a figura da montanha, desde a interação entre as imagens [ressalto aqui o belo trabalho gráfico do livro, todo baseado em tons de preto/prata/branco/verde, cujas ilustrações conversam diretamente com o texto] até a diagramação do texto que assume a forma de uma montanha.

Eu, pessoalmente, gostei da leitura. Mas, não pude deixar de me sentir um pouco “desapontado”, mas, por minha completa culpa. Deixe-me explicar: eu vi este livro a muito tempo e achei a capa incrível, logo, criei MUITAS expectativas sobre ele, pensando que seria algo imensamente grandioso e espetacular, porém, não o foi. Não que o livro seja ruim [pelo contrário!]! apenas não atingiu minhas expectativas pessoais [mas, este é um defeito que nós leitores ávidos temos: criar expectativas para com as obras que desejamos muito ler]. Além da Montanha é muito interessante no sentido em que Moriconi “devaneia” acerca da figura da montanha, meio que realizando uma mistura de causos e histórias e lendas e mitos, resultando numa mistura muito agradável de ler em voz alta.
Achei o livro visualmente incrível, porém, ao  mesmo tempo em que isso é ótimo, foi desfavorável para a obra, a meu ver, pois, o visual tornou-se mais impactante que o texto em si.
No mais Além da Montanha é um bom livro para ter em seu acervo literário. O texto dá margens a se trabalhar com as crianças de maneiras diversas, como por exemplo: construírem possíveis “continuações” para o texto, inserindo novos mitos e causos acerca da montanha, tentando criar versos que também formem uma montanha em sua estrutura…
Mais uma edição linda da Editora Pulo do Gato que, como sempre, tem um cuidado e carinho para além do convencional na edição de seus livros. Você percebe a cada página o amor ali depositado durante o trabalho editorial.
Em relação ao Clube de Leitores da A Taba: sensacional [como sempre]! Pois, a cada mês, busca nos enviar livros que levantem discussões e debates para além da leitura, expandindo ainda mais o alcance das palavras contidas nos livros enviados. É muito bom ter o mapa de exploração para proporcionar um novo olhar antes, durante e após a leitura, ferramenta que serve para direcionar as argumentações, ou, apenas propor novas discussões, para além daquelas originadas durante a leitura.
*****
Assine você também o Clube de Leitores A Taba e viva, todos os meses, experiências de leitura incríveis!