Livros infantis grátis!

por:

Confira alguns dos títulos dos livros infantis grátis disponibilizados por algumas editoras e institutos:

Editora Brinque-Book

A cada semana, a Brinque-Book vai disponibilizar um livro na íntegra para ser lido online. Essa é mais uma ação do guia virtual #FiqueEmCasa, com atividades para que os pequenos continuem a se desenvolver durante esse período de isolamento social.

O livro da semana é “Conversa para pai dormir”, escrito por Ilan Brenman e ilustrado por Guilherme Karsten.

Quem nunca quis dormir na cama dos pais? Esse dia chegou para Gabi. Ela pede ao seu pai, que começa a criar diversos obstáculos para ela desistir da ideia. Mas Gabi é muito insistente e arruma uma boa resposta para cada empecilho. Esta divertida história mostra que dizer a verdade pode ser o melhor antídoto para uma ideia fixa.

Para receber, semanalmente, os e-books disponibilizados pela Brinque-Book, basta assinar a newsletter da editora, clicando aqui.

***

Livros Infantis Grátis da Editora Pulo do Gato

Uma das premiadas editoras independentes de livros infantis, a Pulo do Gato decidiu colaborar com educadores, alunos e pais durante este período de grandes desafios, disponibilizando semanalmente alguns PDF’s de seus títulos, acompanhados por um pequeno roteiro de como explorar a obra. Confira os livros infantis grátis disponibilizados pela Editora.

Quando você não está, meu mundo parece repleto de possibilidades: sou o rei da casa! A cama, os brinquedos, os amigos, a televisão, tudo é só meu. Não é preciso dividir nada com ninguém. Mas, por mais estranho que pareça, de repente todas essas vantagens deixam de ser tão interessantes quando surgem um sentimento e a pergunta inesperada: com quem eu vou brincar quando você não está aqui? Com quem vou compartilhar meu mundo?

***

Para a menina, a pessoa mais divertida do mundo era a tia e o melhor lugar para ficar era o guarda-roupa dela, onde passava horas brincando com as roupas diferentes que encontrava. Um dia, ao chegar na casa da tia, percebe tudo mudado: a tia está triste, suas roupas não têm nenhuma graça e seu guarda-roupa está quase vazio. Como fazer para a alegria voltar e com ela as roupas de brincar?

***

Diário de Blumka é uma obra de arte, um livro de imagens artística e emocionalmente comovente que, por meio do diálogo entre texto e ilustração, permite que o leitor vá construindo, a seu tempo e com seu repertório, a interlocução com temas bastante delicados sobre a complexidade da natureza humana. Ainda que o desfecho instigue o leitor a imaginar a tristeza que está por vir, a delicadeza com que a história é construída promove um silêncio que revela para o leitor a importância de se estar vivo.

***

Na pequena cidade de Palenque quase ninguém sabia ler. Com o propósito de ajudar a irmã a decifrar as cartas que recebia, e contando com a ajuda do dono da mercearia, a menina começa a descobrir o que as letras e as palavras significam, e não demora muito para que um mundo novo de possibilidades se abra para ela e para todos os habitantes de seu povoado. Essa é a história que a mãe conta ao filho ao se lembrar da própria infância e de como aprendeu a ler e a escrever.

***

Ao se mudar com o pai para uma nova cidade, Eloísa acaba por se defrontar com um mundo totalmente diferente do que conhecia, no qual se sente um verdadeiro bicho estranho. Com o passar do tempo, tudo o que a assustava começa a ser incorporado com naturalidade a sua rotina.

***

Um jovem convive com um grande pintor na condição de aprendiz de sua arte, mas, diante da humildade e generosidade do mestre, acaba por aprender mais sobre a vida, o tempo, a cumplicidade e o sentido da existência. A perfeicão, segundo o mestre, é insuportável.

Não chove há muitos meses. A casa, o quintal e as ruas estão secos e empoeirados. A menina decide então esperar a chuva. Da porta de casa, acompanha o movimento da rua: o caminhão traz a lenha, o barril leva a água para os moradores, o costureiro conserta as roupas das famílias. É hora de ajudar a mãe em casa, tomar banho e jantar. De repente, o céu começa a escurecer e o forte vento anuncia que a chuva finalmente se aproxima.

Uma menina viaja com seu pai, mas não sabemos para onde vão. Durante a longa jornada, que envolve caminhadas, travessia de barco, trem, caminhonete, ela vai aprendendo a contar os animais, as nuvens e as estrelas do céu. Também conta crianças e soldados. Às vezes, eles param em algum lugar, durante alguns dias, pois o pai precisa ganhar dinheiro para prosseguirem. Para onde vão? A menina insiste em perguntar, mas nem ela nem o leitor recebem a resposta.

Uma amorosa homenagem aos livros e à importância da leitura. Com humor e criatividade, cada dupla de páginas propõe uma situação e uma descoberta sobre a polivalência dos livros que, associada às ilustrações das cenas principais e secundárias, sempre divertidas, convida o leitor a pensar na finalidade da leitura em nossas vidas.

“Como você sabe se está apaixonado por alguém?” Reunidos no topo da grande colina, todos procuram a melhor resposta para a delicada pergunta do elefante. Quando se convence de que está realmente apaixonado, o elefante se despede e vai embora…

Para acessar, semanalmente, outros materiais disponibilizados pela editora, clique aqui.

***

Fundação SM

A Fundação SM decidiu, junto a autores e ilustradores, disponibilizar na íntegra e em caráter gratuito, as obras literárias infantis e juvenis vencedoras do Prêmio Barco a Vapor, para serem lidas em casa pelas crianças e adolescentes, bem como pelos seus familiares. Veja abaixo os livros infantis grátis que a Fundação disponibilizou.

***

Editora Bamboozinho – livros infantis grátis

A editora disponibilizou diversos livros infantis grátis pensados para a primeira infância em seu perfil na plataforma Isuu. A leitura está disponível até o final de junho. Clique nas capas abaixo e aproveite!

***

Programa Leia para uma Criança

O Programa Leia para uma Criança – uma iniciativa da Fundação Itaú Social – disponibilizou uma série de livros infantis grátis que cabe na bolsa, no bolso
e até na palma da mão: fica dentro do celular.
Assim, dá para ler para uma criança em qualquer momento e em qualquer lugar

Clique sobre as capas para baixar os pdfs das obras disponíveis:

Acesse, gratuitamente, 12 ebooks para ler com suas crianças!

Para conhecer outras obras disponíveis em forma de aplicativo, acesse o site do Programa Leia para uma Criança, clicando aqui.

***

Carta aos meninos e meninas em tempos de COVID-19

O Fórum Mineiro de Educação Infantil da FAE/UFMG e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Infâncias – NEPEI, da Faculdade de Educação da UFMG, produziram uma carta dirigida as crianças para falar do Covid19. 

livro grátis - covid-19
Livro grátis – Carta aos meninos e meninas em tempos em COVID-19

Onze ilustradores se envolveram nesse projeto e o resultado é essa publicação virtual que pode ser livremente compartilhada. 

O texto original, de autoria de Mônica Correia Baptista, é inspirado na Carta  para a los niños y niñas en este momento de crisis, de Carla infanta e Isídora Lobo escrito para explicar às crianças sobre as manifestações que ocorreram recentemente naquele país.

Quer receber, todos os meses, em sua casa os melhores livros infantis? Assine A Taba

*Post atualizado em 14/07/2021

deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

54 comentários
  • Diferentemente do que diz a chamada do post,
    “Baixe agora mais de 10 livros infantis grátis oferecidos por diversos institutos e editoras. Confira os links para download…” não é possível baixar os livros.
    :o(

    • Oi, assim que vc preenche o formulário, é direcionada para a página onde estão os livros todos para baixar.
      Você conseguiu acessar?
      Beijo e obrigada

  • CAROLINE REZENDE DE SOUZA

    Denise, obrigada por compartilhar este link, trabalho com a formação de professoras de Educação Infantil e o acesso a estes livros será importante para o planejamento delas em época de pandemia. Muitas tem feito vídeos lendo histórias e postando nas redes sociais para que a família acesse junto com as crianças. Uma questão que gostaria de discutir com vc sobre isso seria: quando a professora mostra as imagens de livros nestes vídeos é possível que ela tenha problemas com direitos autorais?
    Acompanheu algumas rodas de A Taba e nelas vocês até mostram as imagens, mas não me lembro se na íntegra. O que sabe sobre isso e pode compartilhar conosco?
    Um grande beijo ! Seu trabalho é incrível!

    • Carolina, todos esses materiais estão sendo disponibilizados gratuitamente pelas editoras. Logo, podem ser apresentados às crianças, sem problemas em relação aos direitos autorais.
      Um abraço

    • Olá Denise boa tarde! Gostaria de adquirir a coleção do livros da Estela, como eu faço? vc pode me responder por e-mail. Tem eles para baixar em PDF?

  • Cris Ruscitto

    Denise e equipe:
    Gratidão pelo trabalho sensacional para estimular o hábito da leitira entre crianças e adultos e por disponibilizar tantos livros bacanas para que educadores, como eu, possam enriquecer seu trabalho em tempos tão árduos.
    Abraços! #vaipassar

  • ROSANA ROSSO MANGILI

    OLA SOU PROFESSORA E ESSES MATERIAIS SÃO ÓTIMOS E EU ESTOU UTILIZANDO COM MEUS ALUNOS,PARABÉNS PELA INICIATIVA

  • Mariana Lima

    Olá, sou professora/alfabetizadora/psicanalista infantil com enorme orgulho e prazer. Em tempos tão estranhos, e tão modernos, eu que tenho mais de 20 anos de prática de sala de aula, acostumada com papéis tenho me sentido perdida… Mas ações como estas que vocês estão compartilhando hoje me enchem de alegria e gratidão.
    Muito obrigada, em nome de muitas e muitas crianças da periferia da cidade de Feira de Santana, Bahia, as quais hoje eu quero representar aqui.
    Gratidão!
    Mariana Lima

  • Rodrigo Aparecido Estevão

    Boa tarde!
    Recebi um e-mail sobre a possibilidade de fazer o download dos livros infantis de forma gratuita, porém está opção está desativada.
    Gentileza esclarecer!
    Desde já, agradeço!

  • Rodrigo Aparecido Estevão

    Boa tarde!
    Recebi um e-mail sobre a possibilidade de fazer o download dos livros infantis de forma gratuita, porém constatei que ao acessar a página onde estão os livros que a opção está desativada.
    Desde já, agradeço!

  • Que show!
    Obrigada por compartilhar com a gente.
    Acho que o nome da editora está errado, tentei pesquisar e encontrei Trioleca Editora.

  • Rosânia Silva

    Sou psicopedagoga e desde sempre o texto literário faz parte do meu universo diário. Imensamente agradecida pelo acesso aos livros tão bacanas e poder disponibilizar para meus alunos, é também motivo de alegria, uma vez que devemos disseminar a palavra em forma de letramento. Vocês da TABA são ótima companhia nesses tempos de isolamento!!

  • Viviane de Jesus Feitosa

    Gratidão! Sou professora da educação infantil da rede pública e as crianças na quarentena precisam de sugestões de leitura em família, e A TABA veio nos ajudar neste momento delicado em que nossas crianças não têm acesso aos livros físicos.

  • Vocês são maravilhosos em oportunizar a leitura destes livros. A Taba, é referência em literatura de qualidade! Com muita frequência, envio o link de vocês para muitas famílias que tem interesse que seus filhos, leiam livros que os façam pensar, sentir, refletir … e assim, quem sabe, formar nossos novos governantes. Assim espero! Obrigada de todo ❤️!

  • Camila Miccas

    Olá, sou professora e tento manter a rotina de leitura nesse momento de estudo remoto, oferecendo aos pais bons livros para esse momento.
    Os livros apresentados através da plataforma Isuu, são um problema. Não os livros, estes são ótimos, mas a plataforma apresenta diversas propagandas e muitas são até mesmo inadequadas para as crianças.
    Fica a dica: Para que possamos realmente utilizar os livros, precisaríamos de uma alternativa diferente.

  • Bom dia A Taba.
    Meu nome é Márcia sou professora da Educação Infantil, gostaria de saber se posso utilizar os arquivo para compartilhar com as famílias da escola em que trabalho.
    Desde já agradeço a atenção.

  • Isvania Braun

    Amei todos os livros, vou usar muitos para as minhas aulas remotas neste momento de pandemia. Obrigada por disponibilizar os livros em PDF, meus alunos são carentes, sem condições de adquirir os livros. Serão muito úteis para o meu projeto literário. Obrigada.

  • Gostaria de baixar o livro “aperte aqui”, preciso tanto dele para amanhã! Hevé tullet

  • Maria Inês Meinberg Perecin

    Boa tarde
    Após a pandemia vocês ainda continuarão com esse serviço de disponibilizar os livros para dowload?
    Obrigada

    • Inês, querida.
      São as editoras que estão disponibilizando. Nós só compartilhamos os links.
      Se depois elas continuarem, manteremos também.
      Um abraço

  • Ariana Rocha

    Super obrigada por compartilharem os livros !! A rede publica agradece de coração e eu também !!

  • Boa tarde,
    Os livros da Tricoleca não estão mais disponíveis?

  • Viviane de Jesus Feitosa

    Olá, Denise e Luísa!
    Gratidão pelos livros disponibilizados gratuitamente às nossas crianças da educação infantil nesta quarentena! Sou professora da rede pública e as aulas ainda não retornarão no próximo mês, teria como ofertar dois meses de livros infantis grátis?

  • Patrícia Oliveira

    Gostaria de baixar livros para ler na minha turminha de aula.

  • IVANIR MACIEL

    Parabéns pela belíssima seleção. Obrigada por possibilitar o acesso gratuito a livros literários em tempos de incertezas com um futuro breve. A literatura é potência para a imaginação e por isso, neste momento, acalenta a alma.

  • Delvilene Batista de Almeida

    Gostaria de parabenizar vocês da editora,pela iniciativa de fornecer o acesso aos livros para leitura.
    Obrigada

  • Ameiiiii!!! Super fofo! Adorei também, a ideia, super legal!!! E os livros, são ótmos! Vou ler para a minha irmãzinha!
    Beijos!
    (e a propósito, eu tenho nove aninhos)

    • Denise Guilherme

      Que legal saber que você vai ler para sua irmãzinha.
      Aproveitem este momento juntas!

  • Estou a procura de um livro específico.
    Tchau de Lygia Bonjuga.
    Vocês poderiam disponibilizar?

  • Tartaruga Nara

    acompanhe a gente!