Confira alguns dos títulos dos livros infantis grátis disponibilizados por algumas editoras e institutos:
Editora Brinque-Book
A cada semana, a Brinque-Book vai disponibilizar um livro na íntegra para ser lido online. Essa é mais uma ação do guia virtual #FiqueEmCasa, com atividades para que os pequenos continuem a se desenvolver durante esse período de isolamento social.
O livro da semana é “Conversa para pai dormir”, escrito por Ilan Brenman e ilustrado por Guilherme Karsten.
Quem nunca quis dormir na cama dos pais? Esse dia chegou para Gabi. Ela pede ao seu pai, que começa a criar diversos obstáculos para ela desistir da ideia. Mas Gabi é muito insistente e arruma uma boa resposta para cada empecilho. Esta divertida história mostra que dizer a verdade pode ser o melhor antídoto para uma ideia fixa.
Para receber, semanalmente, os e-books disponibilizados pela Brinque-Book, basta assinar a newsletter da editora, clicando aqui.
***
Livros Infantis Grátis da Editora Pulo do Gato
Uma das premiadas editoras independentes de livros infantis, a Pulo do Gato decidiu colaborar com educadores, alunos e pais durante este período de grandes desafios, disponibilizando semanalmente alguns PDF’s de seus títulos, acompanhados por um pequeno roteiro de como explorar a obra. Confira os livros infantis grátis disponibilizados pela Editora.
Quando você não está, meu mundo parece repleto de possibilidades: sou o rei da casa! A cama, os brinquedos, os amigos, a televisão, tudo é só meu. Não é preciso dividir nada com ninguém. Mas, por mais estranho que pareça, de repente todas essas vantagens deixam de ser tão interessantes quando surgem um sentimento e a pergunta inesperada: com quem eu vou brincar quando você não está aqui? Com quem vou compartilhar meu mundo?
***
Para a menina, a pessoa mais divertida do mundo era a tia e o melhor lugar para ficar era o guarda-roupa dela, onde passava horas brincando com as roupas diferentes que encontrava. Um dia, ao chegar na casa da tia, percebe tudo mudado: a tia está triste, suas roupas não têm nenhuma graça e seu guarda-roupa está quase vazio. Como fazer para a alegria voltar e com ela as roupas de brincar? |
***
Diário de Blumka é uma obra de arte, um livro de imagens artística e emocionalmente comovente que, por meio do diálogo entre texto e ilustração, permite que o leitor vá construindo, a seu tempo e com seu repertório, a interlocução com temas bastante delicados sobre a complexidade da natureza humana. Ainda que o desfecho instigue o leitor a imaginar a tristeza que está por vir, a delicadeza com que a história é construída promove um silêncio que revela para o leitor a importância de se estar vivo.
***
Na pequena cidade de Palenque quase ninguém sabia ler. Com o propósito de ajudar a irmã a decifrar as cartas que recebia, e contando com a ajuda do dono da mercearia, a menina começa a descobrir o que as letras e as palavras significam, e não demora muito para que um mundo novo de possibilidades se abra para ela e para todos os habitantes de seu povoado. Essa é a história que a mãe conta ao filho ao se lembrar da própria infância e de como aprendeu a ler e a escrever.
***
Ao se mudar com o pai para uma nova cidade, Eloísa acaba por se defrontar com um mundo totalmente diferente do que conhecia, no qual se sente um verdadeiro bicho estranho. Com o passar do tempo, tudo o que a assustava começa a ser incorporado com naturalidade a sua rotina.
***
Um jovem convive com um grande pintor na condição de aprendiz de sua arte, mas, diante da humildade e generosidade do mestre, acaba por aprender mais sobre a vida, o tempo, a cumplicidade e o sentido da existência. A perfeicão, segundo o mestre, é insuportável.
Não chove há muitos meses. A casa, o quintal e as ruas estão secos e empoeirados. A menina decide então esperar a chuva. Da porta de casa, acompanha o movimento da rua: o caminhão traz a lenha, o barril leva a água para os moradores, o costureiro conserta as roupas das famílias. É hora de ajudar a mãe em casa, tomar banho e jantar. De repente, o céu começa a escurecer e o forte vento anuncia que a chuva finalmente se aproxima.
Uma menina viaja com seu pai, mas não sabemos para onde vão. Durante a longa jornada, que envolve caminhadas, travessia de barco, trem, caminhonete, ela vai aprendendo a contar os animais, as nuvens e as estrelas do céu. Também conta crianças e soldados. Às vezes, eles param em algum lugar, durante alguns dias, pois o pai precisa ganhar dinheiro para prosseguirem. Para onde vão? A menina insiste em perguntar, mas nem ela nem o leitor recebem a resposta.
Uma amorosa homenagem aos livros e à importância da leitura. Com humor e criatividade, cada dupla de páginas propõe uma situação e uma descoberta sobre a polivalência dos livros que, associada às ilustrações das cenas principais e secundárias, sempre divertidas, convida o leitor a pensar na finalidade da leitura em nossas vidas.
“Como você sabe se está apaixonado por alguém?” Reunidos no topo da grande colina, todos procuram a melhor resposta para a delicada pergunta do elefante. Quando se convence de que está realmente apaixonado, o elefante se despede e vai embora…
Para acessar, semanalmente, outros materiais disponibilizados pela editora, clique aqui.
***
Fundação SM
A Fundação SM decidiu, junto a autores e ilustradores, disponibilizar na íntegra e em caráter gratuito, as obras literárias infantis e juvenis vencedoras do Prêmio Barco a Vapor, para serem lidas em casa pelas crianças e adolescentes, bem como pelos seus familiares. Veja abaixo os livros infantis grátis que a Fundação disponibilizou.
***
Editora Bamboozinho – livros infantis grátis
A editora disponibilizou diversos livros infantis grátis pensados para a primeira infância em seu perfil na plataforma Isuu. A leitura está disponível até o final de junho. Clique nas capas abaixo e aproveite!
***
Programa Leia para uma Criança
O Programa Leia para uma Criança – uma iniciativa da Fundação Itaú Social – disponibilizou uma série de livros infantis grátis que cabe na bolsa, no bolso
e até na palma da mão: fica dentro do celular.
Assim, dá para ler para uma criança em qualquer momento e em qualquer lugar
Clique sobre as capas para baixar os pdfs das obras disponíveis:
Para conhecer outras obras disponíveis em forma de aplicativo, acesse o site do Programa Leia para uma Criança, clicando aqui.
***
Carta aos meninos e meninas em tempos de COVID-19
O Fórum Mineiro de Educação Infantil da FAE/UFMG e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Infâncias – NEPEI, da Faculdade de Educação da UFMG, produziram uma carta dirigida as crianças para falar do Covid19.
Onze ilustradores se envolveram nesse projeto e o resultado é essa publicação virtual que pode ser livremente compartilhada.
O texto original, de autoria de Mônica Correia Baptista, é inspirado na Carta para a los niños y niñas en este momento de crisis, de Carla infanta e Isídora Lobo escrito para explicar às crianças sobre as manifestações que ocorreram recentemente naquele país.
Quer receber, todos os meses, em sua casa os melhores livros infantis? Assine A Taba
*Post atualizado em 14/07/2021