Resumo: O Diário de Zlata: a Vida de Uma Menina na Guerra

por:

Zlata virou escritora sem querer. Em 1991, com onze anos, ela era apenas uma garota que escrevia um diário.
Talvez se ela não morasse em Sarajevo, sua vida teria sido outra. Mas lá estava ela, no centro da Guerra da Bósnia que entristeceu o mundo nos anos 90, sendo considerada a mais sangrenta depois da Segunda Grande Guerra.
Zlata, sem saber, dava testemunho exemplar da invasão de sua cidade, dos racionamentos, das mortes e desaparecimentos de amigos, do medo, das necessidades e das diferentes maneiras de olhar o mundo.
Uma agente da UNICEF descobriu seu diário e o distribuiu pelo mundo ainda durante a Guerra!
Trata-se de uma situação absolutamente inédita em termos de literatura e também de documento histórico.
Assim, Zlata foi lida por milhares de crianças em todo o mundo que puderam conhecer muito de perto a realidade da Bósnia. Um livro que se tornou indispensável quando se fala de livros-diário. Zlata continua a pesquisar sobre guerras e diários e tem outros belos escritos.

Trecho do livro

“Quinta-feira, 03 de setembro de 1992.
Dear Mimmy,
Os belos dias estão acabando. Já não jogam granadas sobre nosso bairro, mas já está fazendo um mês que… BUÁ!!… estamos sem eletricidade. Se a força voltasse… E se eu pudesse atravessar a ponte para ir visitar vovô e vovó. Peço a papai e mamãe. Insisto. Será que vou conseguir? Aguarde a continuação…
Zlata.” (p. 85)

Autor(a): Zlata Filipovic
Ilustrador: Zlata Filipovic
Tradutor: Heloisa Jahn e Antonio de Macedo Soares
Editora: Cia. das Letras
Ano de lançamento: 1994

deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 comentários
  • Khettlyn aghata morais lima

    eu queria saber mais sobre gênero de diário sobre a guerra no início do texto por que a menina está feliz no segundo parágrafo a menina mostra que a guerra alterou sua rotina o que aconteceu eu queria saber mais sobre o que aconteceu sobre essa guerra assim o que eu escrevi no início do texto que a primeira pergunta eu escrevi porque ela está fazendo que ela gosta que toca no piano então o segundo pergunta é assim é muito deslumbrante para todos que queria saber sobre a segunda guerra sobre ela tava vivendo a família dela mas para todos que quer saber sobre essa história é muito assim tá todos mesmo é muito interessante isso é um pouco do resumo eu queria saber sobre tudo dela texto que eu tava lendo só um pequeno resumo do que é a história verdadeira dela então eu queria saber mesmo história verdadeira ela faz que ela vive nessa guerra ela disse também que a guerra ela estava feliz pensando que a guerra tinha acabado a água tinha acabado carro disso eu queria ela tava sendo muito triste para ele numa guerra eu queria saber mais como faz convivência na guerramuito bom mesmo eu adorei ler opequeno resumo da vida dela que ela fez né que eu o gênero de diário que foi que ela fez ela fez um pequeno resumo eu li um pequeno resumo que ela fez falando sobre a guerra no início do texto porque a menina estava feliz na segunda pergunta no segundo parágrafo a menina mostra que a guerra alterou sua rotina o que é o que era a guerra fazer uma coisa a rotina elas queria fazer uma coisa e a guerra perfeito outra isso que alterar eu gostei muito do que eu ligo ela é uma boa ela é uma boa escritora que Deus te dê muita vida para ela e ela começa a escrever mais livros e mais coisas que ela tenha biografia para o entender a história dela ela é muito guerreira com certeza ela passou por isso ainda tá lá escreveu esse pequeno resumo da vida dela
    dela para mim entender sobre a história dela então

    • Denise Guilherme

      Que bom que gostou deste livro. Ele é mesmo incrível e dialoga de certa maneira com estes tempos que estamos vivendo, não é? Grande abraço

  • Tartaruga Nara

    acompanhe a gente!