Poesia para crianças: 10 motivos para ler poemas para crianças

por:

Ler poesia para criança é uma atividade fundamental para o desenvolvimento dos pequenos, e uma ótima opção caso você procure sugestões sobre como ensinar seu filho a ler.

Segundo Carlos Drummond de Andrade, as crianças são poetas por natureza. 

Desde pequenas, elas brincam com a linguagem, atentando para o som das palavras, seus significados e intencionalidades.

Quando bebês, embora não entendam muitos dos sentidos das palavras que lhes são ditas, os pequenos apreciam a melodia da voz de seus pais e, frequentemente, “respondem” com balbucios e outros sons graciosos, estabelecendo uma deliciosa brincadeira com a sonoridade da comunicação humana.

Assim que aprendem a falar, logo começam a criar suas próprias expressões para se comunicar e, com o passar do tempo, descobrem que a linguagem é um jogo em que as palavras podem ser inventadas, ordenadas e faladas de diversas maneiras, dando origem a muitas interpretações. 

E o que é isso senão poesia?

Para incentivar esses pequenos poetas, nada melhor que a leitura de poemas infantis, que colaboram para diversos aspectos do desenvolvimento da criança, desde a formação de seu imaginário até a desenvoltura para fala e escrita. 

Pensando na importância da leitura infantil de poemas para a formação desses leitores, listamos alguns motivos pelos quais é fundamental apresentar esses textos às crianças desde cedo:

10 motivos para ler poemas infantis às crianças desde cedo

Separamos ao todo 10 motivos que comprovam a importância de ler poemas para crianças. 

Confira!

1. Formação do imaginário 

Cesto do tesouro

A poesia contribui para a formação do imaginário, do simbólico e da criatividade. Afinal, nos poemas, as palavras sempre dizem mais!

As crianças conseguem desenvolver um senso exploratório da linguagem literária a partir da poesia, buscando por sentidos nas frases poéticas profundas, que dizem muito. 

Esse aspecto é ótimo para que aprendam a brincar com as palavras desde cedo e interpretar os fenômenos ao seu redor com mais facilidade. 

2. Beleza

Poemas expressam a beleza por meio da linguagem literária, portanto, além de aprender, as crianças têm uma experiência de leitura prazerosa e agradável.

Essa sensações servem como incentivo para que a criança tenha mais entusiasmo na leitura e curiosidade para aprender mais. 

“A poesia mostra que a língua que se lê diz mais coisas quando ela é uma língua trabalhada, artesanalmente trabalhada.”*

3. Sensibilidade estética

Os poemas contribuem para o desenvolvimento da sensibilidade estética, construindo uma ponte entre a criança, o mundo real e o simbólico. 

Por meio deles é possível perceber que as coisas podem ter diferentes representações e significados. 

Esses atributos são essenciais para que as crianças aprendam a atribuir significado às coisas e representá-las através da expressão artística. 

4. Memorização

Outro motivo essencial para ler a poesia de criança aos pequenos é que ela colabora para a memorização e apreciação dos textos.

Mãe e filho deitados lendo

A presença da sonoridade nesse tipo de texto, construída por meio da poesia infantil com rimas e repetições, por exemplo, torna a recitação de poemas uma atividade muito prazerosa para os pequenos. 

Esses recursos linguísticos possibilitam que as crianças memorizem e apreciem esses textos, mesmo que – a princípio – não sejam capazes de compreender todo o seu significado.

5. Percepção melódica

Ouvir e recitar poemas ajuda na percepção da melodia da linguagem, afinal, poesia e música andam juntas. 

Os recursos sonoros utilizados nas poesias remetem a melodias bonitas e divertidas, colaborando não só com a memorização, mas também com a percepção melódica da criança desde de cedo. 

Algumas canções de compositores brasileiros trabalham com processos poéticos extremamente refinados. 

Por isso, apreciar boas canções pode ser um ótimo caminho para aproximar os leitores da linguagem poética.

6. Construção de imagens e metáforas

O poema infantil possibilitam a construção de imagens, jogos de associações de palavras e metáforas. 

Eles desenvolvem um olhar curioso sobre o mundo, que reflete na maneira como constroem imagens, textos e associam diferentes elementos para formar uma unidade.

“A poesia faz ver, dá a ver os textos, dá a ver o que se lê.”*

7. Percepção de ritmos

A leitura desses textos obriga o leitor a refletir sobre a melodia, a cadência e as pausas na construção de sentido, ajudando-o a dominar ritmos fundamentais, como o da respiração, por exemplo.

Dominar esse aspecto é fundamental para o desenvolvimento da criança como um todo.

8. Interpretação de formas

Poemas exploram de maneira muito inteligente a disposição da palavra no espaço do papel.

Neles, os leitores podem aprender que textos literários vão além do conteúdo em si. A forma dos conteúdos, como ficam dispostas as palavras e como o espaço é utilizado também têm muito a dizer. 

As poesias permitem que crianças façam associações entre as palavras e a forma em que estão dispostas, aumentando sua percepção sensorial e interpretação de textos. 

9. Oralidade

A leitura em voz alta de poemas desenvolve a atenção a aspectos da oralidade (entonação, acentuação e ritmo), que são fundamentais nas situações de uso da fala em público.

Portanto, além de tudo, as poesias também colaboram para a oratória das crianças, que aprendem desde de cedo a se comunicar com outros e apresentar ideias. 

10. Brincadeira com as palavras

Por fim, mas não menos importante, ler poemas pode ser uma ótima oportunidade de mostrar às crianças que as palavras são como brinquedos. 

E tal qual as peças de um jogo de montar, basta apenas combiná-las de diferentes maneiras para que a magia da linguagem aconteça!

E aí, gostou do conteúdo?

A leitura é essencial para o desenvolvimento das crianças, por isso, é muito importante manter-se atualizado quanto a quais tipos de livros são mais valiosos para isso. 

Não deixe de conferir nosso post sobre livros de alfabetização, onde listamos alguns livros essenciais para alfabetização de crianças!

* JEAN, George. Actes de la scéance. 13-4 juin.1979. In. Coloque de Paris. Apprentissage et pratique de la lecture à l’école. Paris, 1979.p,87.

deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

205 comentários
  • Luciana Barbosa Paschoal Carolina Gonzalez Gavioli Renata Dadazio Valeria Pimentel Mariana Nardelli Adélia Masp Fernanda Costal Michelle Federici Cristiane Garcia Cristiane Caldeira Morgado Marilia Milani Carol Martins Patricia Dos Anjos
    O que estávamos falando ontem na reunião! Mais poesia pra criançada!!!!!

  • Ides Rangel de Carvalho Sousa

    Excelente! É como se fosse uma brincadeira de palavras.

  • Claudia Sueli Miranda

    Sou educadora e gosto muito de contar histórias infantis para meus alunos.

  • Tatiane oliveira

    É incrível como a leitura facilita no dia a dia na formação e no desenvolvimento da criança. Esses 10 tópicos citados só mostra o quanto é facilitador na aprendizagem do mesmo.

  • Ana Cristina Dias Viana Emei

    Que fantástico!!
    Obrigada por nos trazer tanto conhecimento

  • NEIDE JANE ALVES SOUZA

    Esse texto confirma as minhas crenças sobre a validade de ler histórias e poemas para as crianças ainda quando não sabem o significação da função leitora e escritora . As crianças têm memórias férteis e criadoras , são capazes de transcender aos conhecimentos que esperamos em adquirir no seu processo de socialização com o mundo leitora.

  • Ler poemas, para criança é muito importante, ajuda no seu desenvolvimento de aprendizagem, desenvolve a sua linguagem oral e escrita, estímula a imaginação, aguça a sua criatividade e aprimora o seu conhecimento.

  • Neide Aparecida Batista Fernandes Ribeiro

    O poema inserido no cotidiano da criança, faz com que ela tenha gosto e apreço pela leitura muito cedo, facilitando assim a sua oralidade.

  • Maria Auxiliadora de Paula Ferreira

    Os poemas é essencial para o desenvolvimento das crianças e dos seres humanos

  • Maria Auxiliadora de Paula Ferreira

    Os poemas é essencial para o desenvolvimento das crianças e dos seres humanos .

  • RAQUEL AGUIAR DOS SANTOS

    Boa Noite!
    Gosto muito de trabalhar com a poesia com meus alunos.

  • Maria Célia Pinho Santana

    A LEITURA NOS LEVAM A LUGARES QUE NUNCA IMAGINAMOS. EXCELENTE CONTEÚDO

  • Quédima Tomazia de Barros Amorim

    Olá,
    Tudo bom?
    Quero antes, agradecer pela enorme oportunidade de poder aprimorar ou expandir os meus conhecimentos… Toda abordagem do conteúdo ocorreu de forma muito clara e objetiva. A prática da leitura no cotidiano infantil é fundamental pois esse trabalho pedagógico na rotina escolar fará dos pequenos ouvintes grandes leitores. E, também desenvolve as habilidades da fala, movimentos corporais, da imaginação, entre outros.

  • Célia Brito

    Denise Guilherme. Suas dicas muito úteis para aplicarmos bem o conteúdo (Poesia) com nossos alunos. Obrigada.

  • Antônio Carlos Caetano Dos Santos

    Ótimo texto…..que possamos por em prática na vida dos nossos pequeninos.

  • Cerina Chiarelli

    Ler poemas para crianças é de uma sensibilidade grande, elas adoram essa sensibilidade.

  • Francisca Wila Alexandre Ribeiro

    Ler para uma criança é contribuir para no futuro ela ser um grande leitor

  • Cibelie Mendes

    Poesias rimadas faz com a criança solte gargalhadas
    Desenvolve a fala,amplia o reportório linguístico
    Como está no texto poesia e música andam juntas
    Então vamos cantar e recitar lindos poemas às nossas crianças nosso futuro

  • Cibelie Mendes mocci legnini

    Recitar poemas na ed infantil
    Desenvolve a fala,desperta a criança para leitura.
    A rima da poesia tira risos das crianças

  • SIMONE SEBASTIÃO GOMES

    A LEITURA É UM PROCESSO MÁGICO…. MARAVILHOSO TEXTO SOBRE OS LEDORES…. NA EDUCAÇÃO INFANTIL INÍCIO DE TUDO!!!

  • Maria Balbino da Costa Cocha

    A Leitura de poemas traz um contexto amplo que colaboram para diversos aspectos no desenvolvimento da criança …!!!

  • Silvana santos da matta

    Que maravilha ensinar poema para nossas crianças, isso faz com que ela desenvolvam seu raciocínio lógico, e aprendem o jogo das metáforas, a interpretação a sensibilidade em olhar para o outro… Muito enriquecedor a leitura nos dá prazer despertando a curiosidade em um todo…

  • Muito importante a literatura na educacao e ler poemas e fazer enumeras viajens…..

  • Esmeralda Francisco Ferreira

    A leitura transforma, faz seu mundo brilhar!!

  • Adriana Gomes de souza Mata

    Oi conteúdo é maravilhoso estou precisando para o meu tcc.

  • laurenice

    trabalhar poema em sala de aula além de prazeroso é muito envolvente,
    os alunos amam.

  • Alaíde dos Santos Alcantara

    Percebi como é importante trabalhar a poesia na Educação Infantil, proporciona e estimula a oralidade de bebês e crianças.

  • MEIRE Maria da Silva

    Maravilhosa reflexão ler e muito mais que viagem em um mundo de encantamentos.

  • Juliete Monteiro Maia

    Nossa muito enriquecedor concerteza vou levar nossa essa bagagem de aprendizado para nossas crianças.

  • Juliana Santos da Cruz Maria

    Amei essa forma como o texto foi redigido, esclareceu de fato o motivo pelo qual trabalhamos o gênero poemas. E ,as vezes ,não nos atentamos como o mesmo ênfas

  • Marize Corrêa

    Incentivando as crianças à leitura, estamos formando cidadãos de bem.

  • Gostei da informação. Vou compartilhar

    o bom mesmo é, que, todo mundo vira criança também. É uma vigem contagiante.

  • Adorei o texto com bastante coisa que vai me ajudar não so com meu aprendizado mas também com meu filho .

  • Eliane de Jesus Costa Ericeira

    Ler para a criança ajuda em seu desenvolvimento integral.

  • Regina Lúcia de Barros Silva

    Muito bom como se fosse brincar com as palavras

  • Rosangela

    Muito interessante saber o porquê recitar e ler poesias para as crianças desde bem pequenas.

  • Maria Elice Alves Giota Negrão

    Gostaria de receber indicação de bons poemas que poderei trabalhar com as crianças

  • Sandra Maria

    Estou amando conhecer esse universos dos livros infantil ,com isso quero proporcionar e aproximar as criança ao universo dos contos.

  • Alankardene Sobrinho de Sousa

    Gratidão! Pelo belíssimo trabalho, grande aprendizado.

  • CLAUDIA FERREIRA

    Ler poesias é um deleite, para quem lê e para quem ouve. Com as crianças, funciona muito bem qdo oferecemos textos curtos e rimados. Amei o post.

  • Ler poemas, para criança é muito importante, ajuda no seu desenvolvimento de aprendizagem, linguagem escrita e oral, desenvolve a sua percepção, estimulando a sua imaginação, aguça a sua criatividade e aprimora o seu conhecimento.

  • Maria do Rosario Fernandes Serafim

    A leitura nos faz ir a qualquer lugar, longe, perto, bonito,feio, frio, quente sem se quer sairmos do lugar onde estamos imaginando. Muito obrigada pelos cursos. Simplesmente fantástico.

  • Maria do Rosario Fernandes Serafim

    Poemas libertam mentes.
    Rosario Fernandes

  • Joceres Schultz Machado

    Muito bom, essa forma de agregar os poesias na vida das crianças.

  • REGINALDA

    Quando se le uma poesia para uma criança,estamos dando a oportunidade a ela de desenvolver varias habilidades.

  • Vanderleia dos Santos Sales

    Excelente material para aprimorar a prática pedagógica

  • Fabíola pereira Lima

    Realmente sem leitura acredito que fica faltando alguma coisa na infância da criança.

  • Maria de Fátima de oliveira

    Amo poesia,dicas fantásticas para a vida do desenvolvimento do gosto pela leitura de poemas.

  • Rita de Cassia Bonesso Vaz

    Sempre gostei de ler poemas nas minhas aulas e me sinto realizada quando meus aluninhos se aventuram na poesia criando seus próprios versos.

  • Ótimo material para AC com professores da Educação Infantil.O tema é bastante encantador. Parabéns!

  • Daniel Marques

    DEMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAIS! INSTIGANTE! LINDO! INSPIRADOR!

  • Maria Aparecida Cecilia Mendes

    Sempre adorei ler poemas. Quando criança adorava ouvir Cecília Meireles.

  • MARIA EDNA BARBOSA

    Eu acredito que é muito importante a leitura desde o nascimento da criança, aos poucos ela se apropria do prazer de ler durante sua vida!

  • Edileuza Pereira Veloso

    Amei muito bom , aprendi muita coisa para a minha prática.

  • maria conceição dos santos

    Parabens pela ajuda aos educadores sejam pais ou familia.

  • Risete Oliveira Silva

    Os bons livros são aqueles que possam ensinar algo para sermos úteis a sociedade. De certa forma os livros literários trazem isso.

  • Rosângela Gomes de Lima

    Trabalhamos bastante com os poemas, pois trazem diversos benefícios para a aprendizagem de nossos/nossas alunos (as).

  • Valdori Locatelli

    Excelente texto. Realmente bons textos e histórias contadas desde a tenra idade da criança vai contribuir na formação linguística das criança e do meio social de vivência.

  • Rosângela Maria Rodrigues Almeida

    É UMA FERRAMENTA PERFEITA PARA APRÓXIMAR AS CRIANÇAS AO MUNDO DAS LETRAS É UM MEIO muito valioso para adquirir de uma maneira divertida, já que para eles é como uma brincadeira.

  • Maria Lucia Diniz da Silva

    Muito interessante como prof de educação infantil vou trabalhar mais.

  • A oralidade, e ter uma visão bela da peituda é uma passo para o futuro!

  • Márcia Maria da Silva

    A leitura de poesia e da literatura infantil no processo de aprendizagem , raciocínio é fundamental para formação do indivíduo como um todo

  • Janete Aparecida Straioto

    A leitura desperta a imaginação e a fantasia. Estimula o pensamento e aprendizagem.

  • Janete Aparecida Straioto

    A leitura nos da a oportunidade de conhecer o mundo sem sair do lugar.

  • Janete Aparecida Straioto

    A leitura nos da a oportunidade de conhecer o mundo sem sair do lugar. Desenvolver várias habilidades de conhecimento.

  • Julieti Santos dos Reis Souza

    Realmente história e poesias tem sido um recurso riquíssimo para a aprendizagem das crianças , pois facilita o desenvolvimento das mesmas em vários aspectos …

  • ELAINE CRISTINA GARCIA PEREIRA

    POESIA È MARAVILHOSA PARA VIAJAR NA IMAGINAÇÂO DOS PENSAMENTOS E DAS PALAVRAS>

  • Raquel Verano Teles Campos

    Porque toda criança precisa se apropriar da cultura de seus pares. Além disso, indiscutivelmente, a leitura favorece a aprendizagem e desenvolvimento da criança de forma integral, uma vez que, proporciona o contato com o mundo do imaginário, do faz-de-contas, trabalha com as emoções e sensibilidade estética, desenvolve a oralidade a interpretação, enfim, contribuiu pra seu desenvolvimento integral.

  • Florentina Antonia Castro Rocha

    Excelente recurso, a poesia estimula a imaginação, a criatividade !

  • Maria Helena Graciutti da Silva

    Poemas infantis são ótimos para a imaginação, mundo real, recitação, construção de imagens, melodia, ritmos, oralidade e mostra para as crianças que as palavras são como brinquedos.

  • Maria Helena Graciutti da Silva

    Poema é uma forma bem leve e suave de aprender com as palavras.

  • Concordo plenamente todas as criança deveriam ter acesso a leituras desde os primeiros anos de vida, aprendendo a gostar de livros brincando com o imaginário por meio de objetos e imagem tornando lá na frente um leitor assíduo.

  • Maria dos Remédios Santos Costa

    Ler poemas infantis desperta para aprendizagem da criança.

  • Roneide dos Reis Conrado

    Ótimo texto, aumentarei sim, mais essa bagagem no meu trabalho.

  • Vanuza Santana

    A poesia é um recurso de muita importância que deve ser trabalhado desde a primeira infância, através dela podemos perceber um mundo mágico e divertido, cheio de imaginação e descobertas.

  • Claudiana Gonçalves matos de Novaes

    Muito aproveitoso as dicas como devemos fazer leituras.Gostei muito.

  • Florilsa Lima Pessanha Coutinho

    Os poemas possuem muitas funções no desenvolvimento cognitivo,social e psicológico dos nossos alunos.

  • Inez Isabel Simas de Jesus

    Ler também é brincar
    Excelente conteúdo, ótimas sugestões.

  • Maria Aparecida Marwues

    Texto enriquecedor qto a importância da leitura de poemas na formação devleitores.

  • Joana Darc da silva

    com essa leitura percebi a importância de se ler poesia para as ciranças independentememte de sua idade foram 10 tópicos muito bem explicados.

  • ELAINE APARECIDA LOPES

    MARAVILHOSA ESSAS DICAS. QUANTO MAIS SE LÊ MAIS CONSEGUIMOS VER O MUNDO COM OUTRO OLHAR.

  • Patrícia Santos

    Maravilhoso esse material,assim podemos estar incluindo nas nossas práticas. Incentivar as crianças a importância da leitura.

  • Rosilda Pereira Menezes

    Amei um método muito interessante de ensinar as crianças.

  • Nilza Soares Brito

    A formação do leitor se dá mesmo antes de seu nascimento.

  • quando introduzimos poema ou seja literatura desde pequemos fazemos com que as crianças se tornem possiveis leitores

  • Maria José De Oliveira Vaz

    Momentos de leitura, com certeza ficarão para sempre na memória da criança.

  • Marluce Carvalho Ribeiro

    A leitura é algo contagiante, quanto mais lemos para os nossos pequenos, mais contribuímos para uma vida feliz e cheia de encantos!

  • ROSEMEIRE

    Maravilhoso, dicas super importantes para o aprendizado e para a vida

  • BARBARA RODRIGUES MICHEL

    Assim como as contação de histórias s poesia também é uma ótima maneira de chamar atenção das crianças pra ensinar algo. Amei o trabalho de vocês!

  • Adjenane Soraya Missena Cavalcanti

    Material excelente! Que no nosso currículo. E faz grande diferença. Pois o que seria de nós, sem a leitura!

  • Eliane Kiefer

    Boa Tarde
    Gosto muito de ler historias para as crianças e trabalho com contação de história sempre pensando na oralidade e na imaginação das crianças.

  • licia magna

    Amo poesias, depois desse artigo ampliou mais ainda minha compreensão de sua importância.

  • Maria das Neves fernandes

    Foi ótima essa III Semana da Rede Pedogógica adorei

  • Ana Flavia Elias Teixeira

    Amei toda essa explicação aprendi muito! Espero mas conteúdos como esses.

  • Cintia dos Santo Souza

    Material maravilhoso para todos da área da educação. Amei <3

  • Rosely de Araujo Dias

    A leitura trás a criança, o imaginário, dela poder através da história ela criar sua própria maneira de reproduzir sua história, isso englobando poemas e tudo que chega ao ouvido da criança através da leitura

  • Tartaruga Nara

    acompanhe a gente!