Dicas de Livros | Blog A Taba
7 livros de histórias para dormir: crie uma rotina de leitura na sua casa

7 livros de histórias para dormir: crie uma rotina de leitura na sua casa

Confira dicas sobre como criar uma rotina de leitura com livros de histórias para dormir, já que essa prática pode ajudar crianças de diversas maneiras.


Diversos estudos demonstram a importância do sono para a saúde e o desenvolvimento das crianças. Uma noite de sono bem dormida revigora o corpo e a mente e os pais de crianças pequenas bem sabem o quanto faz falta.  Criar uma rotina para diminuir o ritmo e as telas pode contribuir para boas noites de sono. Um dos rituais para este momento são as histórias para dormir. Ler com as crianças a noite é um bom caminho para boas noites de sono da família inteira. 

Uma pesquisa da Universidade de Sussex no Reino Unido, mostrou que ler ou contar história contribui mais para reduzir o estresse do que ouvir música ou caminhar. Essa prática ajudar a amenizar em 68% o nível da tensão acumulado ao longo do dia.

A justificativa dos pesquisadores para esse resultado é que ler ou contar uma história para criança dormir possibilita que os pequenos se desliguem da realidade e possam iniciar o processo de relaxamento tão necessário antes de dormir.

Como criar uma rotina com histórias para dormir? 

Sabemos que uma boa noite de sono sempre começa muito antes da hora de dormir. Diminuir o ritmo e a frequência das atividades, organizar uma rotina de cuidados com o corpo (tomar banho, escovar os dentes) e criar um ambiente calmo e tranquilo ajudam bastante a entrar no clima de descanso. Nesse contexto, a prática de ler ou contar histórias é um elemento fundamental.

Além de criar um clima de proximidade entre adultos e crianças, ler uma história infantil para dormir possibilita o desenvolvimento do mundo simbólico, da fantasia e de aspectos importantes da psique infantil, criando um ambiente propício para que o sono possa chegar e os bons sonhos possam acontecer.

Mas, como começar?

Mantenha a frequência

Inclua os livros na rotina. Todas as noites as crianças precisam escovar os dentes, por o pijama e ir para a cama, certo? É aí que entram os livros. Fechando o ritual de sono. 

A presença é importante

É sempre importante destacar o fato de o livro estar associado a momentos de encontro e de afeto. 

Parece simples, mas é muito potente que a criança associe o livro não só a escola ou algo que é obrigatório e que esteja relacionado de alguma forma à deveres, mas que possa tê-lo também nesta memória do afeto e do encontro que a mediação de leitura proporciona, e, especialmente a mediação realizada entre pais, mães e filhos.

Não é obrigação, é diversão

Quais livros sua criança gosta? E você? Isso deve ser levado em conta na hora da escolha. Não serão lidos os livros da escola, mas sim os que vocês mais gostarem.

É possível escolher gêneros literários para cada período, como por exemplo, um conto de fadas como branca de neve. Ou ainda, escolher um livro mais longo que pode ser lido em capítulos, permitindo que juntos, criança e adultos, acessem e conheçam livros que talvez sozinha a criança não fosse conhecer. 

Vale também brincar com o momento da escolha, instituindo que cada dia a escolha do livro seja papel de um dos participantes da mediação. Ou ainda, que em determinado dia, a criança também possa ser a mediadora, lendo em voz alta e assim invertendo os papéis. 

7 livros de histórias para dormir

Os livros para ler na hora de dormir são os que a família mais gostar. Não tem certo ou errado, mas o gosto de cada um. Selecionamos cinco livros que abordam justamente esse momento de dormir, presente na vida de cada família. Divirtam-se!

É hora da história!

Link do livro na Amazon

Para muitas famílias, a hora de dormir é hora da história: momento especial, dedicado a embalar o sono dos pequenos. 

Para os bebês, este é o espaço do colo, do aconchego e do encontro com os livros e as narrativas inventadas pelos adultos. 

Para os pais e mães, é o momento de repetir algumas vezes as leituras favoritas da família. Neste livro, vamos conhecer a história de quatro personagens que, assim como muitos humanos, inventam narrativas para seus filhos, quando chega a noite.

São eles: Botelho Coelho, Dante Elefante, Joaquim Pinguim e Gino Golfinho. Cada um inventa uma história em que o outro é personagem. E assim, adentramos em uma narrativa circular, cheia de versos que cria um clima ainda mais especial para o ritual da hora de dormir dos bebês. Um livro perfeito para figurar entre os preferidos dos pequenos.

Mas papai…

Link do livro na Amazon

Para quem tem filhos pequenos, a hora de dormir é uma grande aventura que envolve doses generosas de criatividade e paciência. 

Muitas vezes, as crianças relutam em se entregar ao sono, inventando mil motivos para manter a presença dos pais e prolongar o tempo acordados. É esse o mote do livro Mas papai…: um pai cansado tenta colocar seus dois macaquinhos para dormir, sendo interrompido a todo momento pelos pedidos dos pequenos, até que… o que será que vai acontecer nessa noite de sono?

Muito cansado e bem acordado

Link do livro na Amazon

O título, um tanto contraditório, oferece uma pista ao leitor sobre o que esperar desta história. 

Na capa já é possível ver uma cama com seis animais: cinco deles bastante sonolentos e um com os olhos bem arregalados. O que será que vai acontecer?

Nessa divertida obra que convida à participação dos leitores, Susanne Straber brinca com alguns comportamentos comuns às crianças na hora de dormir.

Impossível não se identificar com as desculpas apresentadas por cada animal que acorda para sair do quarto. Afinal, todos os pais sabem que na hora de dormir há sempre alguns muito cansados e outros, geralmente, bem acordados – não é mesmo?

Não vou dormir hoje

Link do livro na Amazon

Não vou dormir tem grande força visual. Com ilustrações que lembram animação, a narrativa conta a história de uma menininha que não quer ir para a cama. 

Há um destaque para o foco narrativo dado pelos desenhos, apresentando aos leitores dois planos: a menina sendo vista e o que ela vê.  Em sua recusa a dormir, acompanhamos o seu olhar diante do quarto, até que tudo se escurece – de sono!

Versos para pais lerem aos filhos em noites de luar

Link do livro na Amazon

Poemas são uma das formas mais bonitas de organizar as palavras para dizer aquilo que queremos. E nada melhor do que utilizá-los para aproximar ainda mais a família nos momentos que antecedem a hora de dormir. É essa a proposta de José Jorge e André Letria nesse livro. 

Por meio de belíssimos versos e imagens, pai e filho brincam com a linguagem criando pequenos poemas que encantam leitores de todas as idades, despertando o desejo de guardá-los na memória e no coração.

A casa sonolenta

Link do livro na Amazon

A casa sonolenta faz parte da coleção Abracadabra que inclui outras obras consagradas da autora americana Audrey Wood e de seu marido, o ilustrador Don Wood, como O rei bigodeira e sua banheira e Os dez porquinhos. 

O livro apresenta um enredo acumulativo que encanta as crianças, através de repetições que dão um tom sonolento à leitura. 

A cada página, novos personagens aparecem para dormir na cama, até que uma pulga saltitante pica o rato e começa a acordar todos os outros. 

As ilustrações merecem destaque, pois as cores utilizadas se modificam de acordo com a atividade na casa: mais sombrias para o sono dos personagens e mais vivas para quando estão acordados.

A bela adormecida

Link do livro na Amazon

Em forma de versos, a autora Francis Minters narra uma divertida versão do famoso conto de fadas A bela adormecida. 

Na adaptação, os pais de Belina fazem uma festa de recepção ao nascimento da filha. Sem ser convidada, a Bruxa vai à festa e aplica um feitiço na criança: ao completar 14 anos, Belinha e sua família dormirão por cem anos, e será acordada somente por um roqueiro. 

Desesperados, os pais cuidam para que a menina não tenha contato com nenhum objeto pontiagudo, o que desencadearia o feitiço. Feito 14 anos e o feitiço se realiza. Mas não por muito tempo! As ilustrações de G. Brian Karas participam da narrativa e suas cores e traços nos remetem ao grande artista italiano Modigliani.