Blog

Rodas de leitura online: para conversar…

…sobre sentimentos e emoções

No início de abril, a Taba realizou uma série de rodas de leitura online, envolvendo leitoras e leitores de todo o Brasil.

Nos encontros, além da leitura do livro, abrimos espaço para que as crianças e também os adultos pudessem compartilhar suas impressões sobre as obras.

Foi uma experiência incrível e muitas famílias nos pediram que mantivéssemos a atividade por mais tempo. Por isso, preparamos mais seis encontros para lermos juntos pela internet.

Todos os títulos escolhidos abrem espaço para conversarmos sobre emoções e sentimentos. Um ótimo recurso para lidarmos com os tempos incertos que estamos vivendo, não é mesmo?

Ah! As rodas de leitura dos livros brasileiros contaram com a participação especial dos autores: Alexandre Rampazo, Carolina Moreia, Janaína Tokitaka e Odilon Moraes!

Confira como foram as rodas:

Dia 02/04 – O coração e a garrafa, de Oliver Jeffers (Ed. Salamandra)

Resenha: Era uma vez uma menina curiosa que tinha um amigo muito especial, com quem aprendia e compartilhava suas descobertas sobre o mundo.
Um dia, um grande vazio tomou conta de sua vida e, por isso, ela decidiu guardar seu coração em uma garrafa.
Agora, protegida de qualquer sentimento, ela pensou que poderia seguir em frente, mesmo que sua vida fosse cinza e parecesse segura.
Será? Mais uma vez, o premiado autor Oliver Jeffers escreve uma obra primorosa sobre um tema delicado, ajudando os pequenos leitores a refletir sobre a importância das relações que construímos e das escolhas que fazemos a partir delas.

Dia 03/04 – Pinóquio – O livro das pequenas verdades, de Alexandre Rampazo (Ed. Boitatá)

Resenha: Ao olhar-se no espelho, o que você vê? 

A sua própria imagem refletida pode despertar pensamentos profundos sobre quem você é e sobre quem deseja ser. 

No livro Pinóquio, o livro das pequenas verdades, Alexandre Rampazzo nos fala com profundidade sobre os reflexos e as reflexões vividas pelo famoso boneco de madeira ao ver sua imagem refletida no espelho e imaginar-se no corpo e com a personalidade de vários personagens que participam de sua história. 

As ilustrações ampliam as reflexões trazidas pelo texto e possuem expressividade suficiente também para serem lidas isoladamente em uma experiência de leitura que abrirá espaço para muitas conversas entre leitores.

06/04 – Para onde vamos quando desaparecemos?, de Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso, Editora Tordesilinhas

Resenha: Nesse livro, a portuguesa Isabel Minhós Martins nos leva a pensar sobre um tema que intriga adultos e crianças: as ausências e perdas. Segundo ela, algumas coisas desaparecem e são encontradas. Outras somem e voltam de forma diferente. E há aquelas que não serão vistas nunca mais. Uma coisa é certa: nada dura para sempre. Por meio de um texto filosófico e poético, a autora propõe ao leitor que observe à sua volta os objetos que fazem parte de seu cotidiano, como as meias, por exemplo e até mesmo alguns fenômenos da natureza, como a formação das nuvens e a neve. Para ela, se olharmos atentamente para o que ocorre com esses elementos, talvez tenhamos muitas ideias para responder à pergunta que dá nome ao livro.

07/04 – Pode pegar!, de Janaína Tokitaka, Editora Boitatá

Resenha: Na brincadeira de faz-de-conta cabe muita coisa! É só se deixar levar e confiar na imaginação, que tudo acontece.

É o que parecem provar os dois coelhinhos protagonistas do divertido livro de Janaína Tokitaka.

Com ilustrações delicadas e muito expressivas, a autora narra uma história que mistura brincadeira e bom humor na medida certa.

Os diálogos curtos entre os personagens, ganham novos sentidos com os detalhes mostrados pelas criativas imagens, convidando os leitores a muitas leituras.

Destaque para as cenas finais que revelam que a poesia e a criação humana sempre serão maiores e mais encantadoras do que os limites da realidade.

08/04 – Lá e aqui, de Carolina Moreyra e Odilon Moraes (Ed. Pequena Zahar)

Resenha: O livro-poema, idealizado a 4 mãos por dois grandes artistas brasileiros, aborda o processo de separação do ponto de vista de uma criança.

O texto, narrado em primeira pessoa, ganha ainda mais força no diálogo com as imagens delicadas, que exploram o espaço e as cores de maneira primorosa.

Como um álbum-tabuleiro, que vai se completando a cada elemento incorporado à página, as imagens contam sobre os mundos que construímos a partir das relações que estabelecemos com tudo o que nos cerca. E o desfecho revela que mesmo após as grandes tempestades, é possível ressignificar os tempos e os espaços a partir do diálogo com quem amamos.

Impossível não sentir-se tocado pela poesia de cada ilustração, especialmente a sequência que apresenta  a casa inundada e os olhos marejados que anunciam a mudança que virá…

09/04 – O princípio, de Paula Carballeira e Sonja Danowski (Ed. Livre Kalandraka)

Resenha: Quando tudo ao nosso redor parece destruído, onde encontramos forças para recomeçar?

Publicado simultaneamente em sete idiomas, O princípio narra a história de uma família em um contexto de guerra, tendo como foco o ponto de vista de uma criança.

Com imagens impactantes que conferem ainda mais força ao texto poético, as autoras criaram uma obra que celebra o poder do amor e da imaginação, provando que mesmo quando as sombras e o medo parecem dominar, eles podem trazer a luz e a alegria necessárias a um novo começo.

Leia mais:

Assista às rodas de leitura online realizadas na semana passada

Autor Ataba

Luísa Cortés Apaixonada por histórias desde criança, não deu outra: foi estudar Letras e Jornalismo para contar as suas próprias. Hoje, edita o blog da Taba, numa missão de contaminar cada vez mais pessoas com o vírus da leitura.

compartilhe essa leitura!

deixe seu comentário!

8 comentários

Caroline

1 de April de 2020

responder

Clarice S. Machado

3 de April de 2020

Recebi o link mas não consegui acessar o evento :-(

responder

Denise Guilherme

3 de April de 2020

Que pena!! Vamos começar a colocar os links aqui tb na hora da roda para ver se ajuda.
Um abraço

responder

Paloma

4 de April de 2020

Divulguei a oferta de vcs para os pais da escola onde trabalho. Alguns reclamaram que cadastraram a senha conforme indicado e não conseguimos assistir, pois
Receberam o link do zoom para entrar, mas além do ID que enviariam, pediam uma senha que não foi enviada. Como devo preceder? Pois preciso alertá-los para os próximos. Aquardo retorno por email. Obrigada

responder

Denise Guilherme

6 de April de 2020

Paloma, hoje mandamos 3 e-mails para os inscritos.
Esperamos que elles tenham conseguido abrir.
Um abraço

responder

Fabiana Maria Tabai Begiatto

5 de April de 2020

Sua professora é gostaria muito de participar.

responder

Denise Guilherme

6 de April de 2020

Fabiana, basta preencher o formulário que será enviado o link para seu e-mail.
Obrigada

responder

Mariah Resende Menezes

7 de April de 2020

muito chato

responder

Denise Guilherme

7 de April de 2020

Que pena que você que não gostou... A gente ama fazer.Um beijo

responder

Ana

22 de April de 2020

Quero me cadastrar e não consigo, clico no Ok e não vai. Como faço?

responder

Denise Guilherme

22 de April de 2020

Oi, Ana
Essas rodas já aconteceram. Vamos começar novas rodas a partir de amanhã.
Bj

responder

Marta

30 de May de 2020

Que alegria poder assistir às histórias narradas e compartilhadas com as crianças!!
Por mais histórias!!!
Parabéns à Denise e a todos da Taba da leitura!!!
Por mais afeto e leituras!!!
Um beijo,
Marta

responder

Simone

30 de May de 2020

Amei essa história! Emocionante! Linda! Lembrei dos meus avós que estão no meu coração! A dor, o sofrimento, as dificuldades estão presentes na vida de todos em algum momento, todavia a forma como lidamos com elas, como são ressignificarmos faz toda diferença! Obrigada por esse momento!

responder

Denise Guilherme

2 de June de 2020

Obrigada a você, por prestigiar o nosso trabalho.
Um grande abraço

responder