Dicas de Livros | Blog A Taba
Livros acessíveis: literatura para todas as crianças

Livros acessíveis: literatura para todas as crianças

Conheça várias iniciativas que disponibilizam livros acessíveis gratuitamente e garanta boas experiências de leitura a todas as crianças, sem distinção!


Você já experimentou a leitura de livros acessíveis junto com suas crianças?

A Taba acredita que toda criança ou adulto deve ter acesso à boas leituras. E, para nós, acesso significa não só proximidade com o objeto livro, mas oportunidades para experimentar a literatura.

No entanto, embora tenhamos políticas públicas voltadas à distribuição de livros nas escolas e também as famosas listas de leitura das escolas privadas, sabemos que ainda estamos muito longe de sermos um país de leitores. E quando falamos do acesso à leitura para pessoas com deficiência, essa distância torna-se ainda maior.

A luta por uma educação inclusiva é uma causa que deveria ser abraçada por todas as pessoas e não apenas por aquelas impactadas diretamente pelas deficiências, como familiares, cuidadores e educadores, por exemplo.

E uma das formas de incluir as crianças na escola e na cultura é por meio da literatura. E para isso, nada melhor do que livros acessíveis.

O que são livros acessíveis?

Livros acessíveis são aqueles que possuem diferentes recursos de acessibilidade como narração do texto, descrição das imagens, texto em Leitura Fácil, tradução, interpretação em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) e, em alguns casos, paisagem sonora.

Alguns desses livros possuem vários desses recursos, permitindo assim, que diferentes leitores possam experimentar a leitura de uma mesma obra. Ou seja: que a mediação de leitura alcance a todas as crianças, sem distinção.

Isso significa uma mudança de chave para educadores de mediadores de leitura, que serão desafiados a substituir as chamadas atividades adaptadas por atividades diversificadas, que possibilitem às crianças diferentes formas de apreciar um livro. Ou seja: é necessário planejar uma mediação de leitura que seja, de fato, inclusiva. E para isso, é preciso conhecer livros acessíveis.

Livros acessíveis em múltiplos formatos

Um recurso fundamental para garantir a inclusão de todas as crianças são os livros acessíveis em múltiplos formatos: obras pautadas no Desenho Universal e criadas, desde a sua concepção, considerando a diversidade.

A Mais Diferenças – uma associação qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça e como Entidade Promotora de Direitos Humanos pela Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo – é uma das principais organizações que vem atuando na discussão sobre práticas de leitura acessíveis.

Seus projetos e iniciativas são realizados por meio de parcerias com os setores público e privado, terceiro setor, universidades, organizações internacionais e nacionais, como a Fundação Itaú Social, por exemplo.

Por meio de um Edital de Educação e Cultura Inclusivas, por exemplo, a Mais Diferenças criou um acervo de livros em múltiplos formatos acessíveis, com recursos de acessibilidade como texto em Leitura Fácil, narração, descrição das imagens, tradução e interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e até mesmo paisagem sonora!

Na Biblioteca Mais Diferenças existem livros em domínio público que não precisam de cadastro. E livros protegidos por direitos autorais que só podem ser lidos por pessoas com deficiência e seus familiares, além dos profissionais que atuam com pessoas com deficiência.

Conheça a biblioteca, clicando aqui.

Livros audiovisuais acessíveis

Você sabia que a Fundação Itaú Social- responsável pelo programa  “Leia com uma criança” disponibiliza livros audiovisuais com múltiplos recursos de acessibilidade dos livros selecionados pelo programa? A Biblioteca – que possui um acervo muito bacana – foi idealizada por meio de uma parceria com a Mais Diferenças.

Os livros audiovisuais acessíveis disponíveis possuem conteúdos direcionados às pessoas com deficiência e seus responsáveis ou curadores, além de organizações que desenvolvam ações relacionadas ao livro e à leitura.

Para acessar, basta preencher o cadastro

Livros para pessoas com deficiência visual

Outra iniciativa muito interessante é o trabalho realizado pela Fundação Dorina Nowwill – que há mais de sete décadas, tem se dedicado ao atendimento e à inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão.

Um dos projetos desenvolvidos pela Fundação é a Dorinateca – uma biblioteca que disponibiliza livros acessíveis em formatos: daisy, braile, livro falado.

O formato Daisy permite à pessoa cega ou com visão subnormal acesso à literatura destinada ao estudo e à pesquisa de forma rápida e estruturada. O leitor pode visualizar o conteúdo do texto em vários níveis de ampliação e ouvir simultaneamente em voz sintetizada.

Para abrir um livro neste formato, é preciso um leitor específico, o DDReader (Dorina Daisy Reader).

O formato braile é um arquivo para impressão que também pode ser lido através do Linha Braile (um hardware que exibe dinamicamente em Braille a informação da tela ligado a uma porta de saída do computador).

Já o Livro Falado é um formato em áudio composto por arquivos MP3 separados em pastas de navegação – semelhante a um áudio livro, sendo possível reproduzi-lo em qualquer reprodutor de arquivos MP3.

Para acessar a Dorinateca, é preciso fazer um cadastro. Para saber mais, clique aqui.

Agora que você conhece todas essas iniciativas, que tal explorar esse rico acervo e pensar em possibilidades de fazê-lo chegar a todas crianças, sem distinção?

Nós, aqui na A Taba, temos nos desafiado a pensar sobre formas de proporcionar experiências de leitura inclusiva e esperamos, em breve, trazer mais novidades sobre o assunto!