Dicas de Livros | Blog A Taba
A importância da leitura infantil no desenvolvimento de uma criança

A importância da leitura infantil no desenvolvimento de uma criança

Leitura infantil: quais são os benefícios de se ter acesso a boas leituras desde cedo? O que as crianças podem aprendem no contato com livros de qualidade?


É comum ouvirmos relatos sobre a importância da leitura infantil ou mesmo da acesso à literatura para crianças. Mas, quais são os benefícios de se ter contato com boas experiências de leitura desde cedo? O que as crianças podem aprendem por meio do acesso a livros de qualidade?

Um mundo de palavras

A leitura e, sobretudo a leitura na educação infantil de textos literários, é fundamental para que toda criança possa ter acesso ao texto, às palavras, à comunicação. Para que possa compreender as mensagens que lê e também se expressar melhor, seja por meio de palavras escritas, da oralidade ou mesmo dos desenhos.

A leitura infantil desperta a imaginação

As palavras, porém, e para nossa sorte, quando escritas e dispostas em determinada ordem, apresentam também a maravilhosa possibilidade de nos apresentarem narrativas.

Assim, para além dos efeitos da identificar as letras, e do processo de elaboração da aprendizagem como leitores e como escritores, há que se considerar o efeito da imaginação e do despertar para outros mundos e outras vidas, que é provocado pela literatura.

Trata-se de pensar acessos e caminhos. Quantas vidas uma criança pode imaginar quando está restrita ao seu ambiente cotidiano? E quantas mais podem ser criadas, imaginadas, almejadas quando se possibilita o acesso a leitura de textos que nos falam de outros mundos, de outras culturas?

Ler bons livros ajuda no desenvolvimento emocional da criança e da empatia

A leitura e a literatura possibilitam não só que as crianças leitoras possam refletir sobre suas experiências, questões, medos e desafios a partir das histórias encontradas nos livros, como também que possam elaborá-los e vivenciá-los também pela perspectiva do personagem, que passa a ser um companheiro muito mais próximo do que a distância medida entre o papel e os olhos atentos que pousam sobre ele.

Mas, além disso, e talvez, aí esteja uma contribuição essencial para os tempos atuais, a leitura para crianças de textos literários exercita a possibilidade de ser outro, de se imaginar como outro. E essa possibilidade de deslocamento para outras vidas e outros mundos é fundamental para a criança aumentar o seu repertório de experiências.

Deslocamentos fundamentais se quisermos pensar na construção de uma sociedade capaz de aceitar e conviver com as diferenças que nos cercam.

A leitura possibilita a construção do pensamento crítico

Por fim, há também uma importância política. Ao favorecer a compreensão do texto tanto do ponto de vista da decodificação de signos e da expressão, como do ponto de vista do conhecimento de outros mundos, a leitura nos ajuda a construir sujeitos mais críticos e atentos à realidade em que vivem.

Quem lê bem, compreende os discursos e as narrativas. Consegue perceber o que está sendo dito e também o que está nas entrelinhas do texto. Com isso, interpreta a realidade com maior segurança e desenvolve um olhar mais atento ao mundo e à sociedade.

A leitura infantil aproxima

Por fim, vale lembrar que a leitura de livros infantis é uma ótima ferramenta para aproximar adultos e crianças, construindo vínculos que duram a vida inteira.

Leitura infantil em família

Os bons livros possibilitam que nos conectamos, dedicando tempo e presença quando compartilharmos uma leitura com os pequenos.

Pesquisas recentes demonstram que a leitura em família reduz os índices de violência e amplia os canais de comunicação afetiva entre as pessoas.

Viu só? Motivos não faltam para começar agora a ler para seu pequeno.

Precisando de ajuda para encontrar boas leituras? Assine A Taba!