Blog

Como ensinar uma criança a ler?

10 de outubro de 2019 por Denise Guilherme

É comum que desde muito cedo, os pais se preocupem em como ensinar uma criança a ler. Afinal, todos sabemos que essa é uma competência fundamental em nossa sociedade.

Quem lê bem, possui maior habilidade para se comunicar oralmente e por escrito, compreendendo o sentido dos diferentes textos e imagens que circulam socialmente. Além disso, quem tem acesso a boas leituras – desde cedo – pode desenvolver um melhor entendimento sobre a experiência humana e sobre si mesmo.

Recentemente, circulam pela internet diferentes conteúdos com supostas “técnicas infalíveis” que poderiam ensinar a criança a ler desde cedo. Mas, será que isso realmente funciona? Os familiares são as pessoas mais indicadas para ensinar aos filhos a ler?

Ensinar a ler é uma tarefa para profissionais

Para nós da Taba, ensinar a ler é uma tarefa para os profissionais da educação devidamente capacitados para planejar, executar e avaliar as melhores atividades para o desenvolvimento da linguagem e aquisição da leitura e da escrita.

A escola é, por excelência, o ambiente democratizador do acesso à leitura e a escrita. É ela quem deve oferecer o contato frequente com bons livros e boas práticas de leitura.

Mas, e a família, como pode ajudar?

Embora não seja a responsável pelo ensino da leitura infantil, sabemos que a família é fundamental para incentivar, estimular e apoiar esse processo.

Como ajudar seu filho a ler

Crianças aprendem pelo exemplo. Por isso, fazer parte de uma família de leitores já é um grande passo para se tornar um bom leitor. Mas, existem algumas dicas que podem ajudar seu filho a ler mais e melhor. Confira:

Dicas para ajudar o seu filho a ler

  1. Favoreça o encontro com bons livros. Tenha em mente que as crianças precisam conhecer obras que tenham boa qualidade estética e literária. Desde cedo, elas precisam ter contato com os melhores livros infantis.
  2. Leia junto com seu filho. E não apenas “para” ele. Descubra ou redescubra o prazer de ler ao lado do seu pequeno. Essa conexão em torno da leitura é uma ligação que dura a vida toda.
  3. Crie uma rotina para leitura em família. Leia com seu filho antes de dormir ou nos finais de semana. Faça disso um ritual desejado pela família. Acredite: eles jamais esquecerão.
  4. Proponha a leitura de livros diferentes. Muitas vezes, a criança diz que não gosta de ler porque tem acesso aos livros muito semelhantes. Leia contos, quadrinhos, poemas, novelas, narrativas visuais. Procure obras que tenham ilustrações que usem técnicas variadas. É por meio do acesso à diversidade que se forma o gosto.
  5. Visite livrarias e bibliotecas. Mostre, desde cedo, que há um mundo a ser explorado quando se trata de leitura. Nesses espaços, além de ter acesso a um acervo variado, a criança tem a possibilidade de escolher as obras que deseja ler: um comportamento fundamental quando se deseja formar leitores.
  6. Não escolha livros tendo como base apenas a idade. Cada criança é única. Prefira selecionar livros de acordo com o nível de leitura do seu filho. Assim você fará escolhas mais acertadas, mantendo o interesse do pequeno pelas leituras escolhidas.

Saber o nível de leitura do seu filho é fundamental

Para fazer escolhas mais acertadas, é muito bom saber qual o nível de leitura do seu filho.

Ainda não sabe como anda o conhecimento do seu pequeno sobre livros e leitura? Preparamos um quizz especial para te ajudar a responder a essa pergunta.

Depois de conhecer e colocar em práticas essas dicas incríveis, você verá que muito mais do que ensinar o seu filho a ler, fundamental mesmo é estar perto dele e compartilhar junto boas experiências de leitura.

A Taba acredita que boas experiências de leitura aproximam.

Seja parte desta aldeia!

Denise Guilherme Denise Guilherme é Mestre em Educação, formadora de professores e consultora na área de projetos de leitura. Desde cedo, apaixonada por palavras ditas e escritas. Descobriu nos livros um caminho para entender a si mesma e aos outros. E ficou tão encantada com o que viu que decidiu compartilhar com o mundo.

compartilhe essa leitura!

banner superior

deixe seu comentário!

0 comentários