Blog

Entenda qual a diferença entre o livro sensorial e livro literário

1 de November de 2019 por Denise Guilherme

Muito tem se falado, recentemente, sobre o livro sensorial ou quiet books: brinquedos feitos – geralmente de feltro – em formato de livro, com atividades para desenvolver e estimular os sentidos.

Esse é um material lúdico, que pode trazer momentos de diversão para as crianças muito pequenas. Mas, o mesmo efeito pode ser obtido com materiais de sua própria casa, como tecidos, colheres, bacias, bolinhas de lã, pedras de formas arredondadas e outros objetos de um tamanho que não possam ser engolidos pelos bebês . Tudo organizado em um cesto grande.O famoso cesto do tesouro – criado pela pedagoga Maria Montessori.

São inúmeros tutoriais na internet, ensinando como produzir livros sensoriais utilizando diversos materiais, como: tecidos com diferentes texturas, zíperes, bolinhas de lã etc. Há, inclusive, pequenos artesãos que trabalham com a produção deste brinquedo, comercializando-o pela internet. Pode ser interessante aprender a fazê-los ou mesmo adquirir um brinquedo desse para seu pequeno.

Mas, será que o livro de feltro sensorial contribui de alguma maneira para formação de leitores?

Primeiro, é importante esclarecer que, o livro sensorial para bebê e crianças tem como foco – como o seu próprio nome já diz – o suposto estímulo e desenvolvimento dos sentidos dos pequenos – especialmente do tato e da visão.

Livro sensorial
Livro sensorial – Imagem do Pinterest

O livro infantil sensorial é sempre feito com materiais coloridos e com diferentes texturas e geralmente não possui um trabalho mais elaborado com o texto e com a linguagem.

No caso do livro literário, o foco é a aproximação com as palavras, com a linguagem literária, com a Arte e com imagens que possam ampliar o repertório estético das crianças. Neles, o que está em jogo é o contato com a sonoridade da língua e com a riqueza das representações visuais criadas pelos autores.

Isso significa dizer que o livro de feltro sensorial é um brinquedo em formato de livro. Ele pode contribuir para a exploração dos sentidos – tato e visão – mas não para a formação leitora de uma criança.

“Um livro ilustrado é a primeira galeria de arte que uma criança visita”

A frase acima, da premiada ilustradora tcheca Kveta Pacovská traduz muito bem a concepção de livro e de literatura infantil que norteia o trabalho da Taba.

Para nós, é fundamental que crianças de todas as idades tenham acesso a livros com alta qualidade estética e literária. Que apresentem um bom trabalho com a linguagem e um cuidado artístico com as imagens.

Por isso, os bebês assinantes do Clube de Leitores A Taba recebem, em casa, mensalmente, livros literários com textos em que a sonoridade se destaca e com representações visuais muito diversificadas. Tudo especialmente pensado para criar momentos de conexão e afeto entre adultos e crianças e contribuir para a formação de leitores desde cedo.

Ler livros literários desde cedo é fundamental

Para nós, os bebês também podem ser leitores. E o contato com bons livros desde a primeira infância pode trazer inúmeros benefícios não só para as crianças, mas também para os adultos.

Por isso, nada de oferecer aos pequenos apenas objetos em formato de livro com medo de que eles possam danificar um livro de verdade. O ideal é que o adulto possa manipular o livro junto com a criança, nos primeiros contatos com a leitura.

Quanto maior for a frequência das experiências de leitura, tanto maior será o aprendizado sobre como manusear as páginas com cuidado, como brincar com esse objeto e também, apreciar a sua leitura.

Contribua com a leitura infantil assinando A Taba

Com o tempo, você vai perceber que os pequenos começam a reconhecer seus livros e suas histórias favoritas e, mesmo que ainda não saibam falar, aprendem a demonstrar seus interesses e gostos.

Bebês que têm contato com boas histórias têm maior domínio da linguagem e desenvolvem, desde cedo, uma relação de afeto com as palavras. E isso, já é um grande passo para a formação de um leitor.

Quer ajuda com este processo tão importante na infância do seu filho? Assine A Taba e receba livros em casa!

Denise Guilherme Denise Guilherme é Mestre em Educação, formadora de professores e consultora na área de projetos de leitura. Desde cedo, apaixonada por palavras ditas e escritas. Descobriu nos livros um caminho para entender a si mesma e aos outros. E ficou tão encantada com o que viu que decidiu compartilhar com o mundo.

compartilhe essa leitura!

banner superior

deixe seu comentário!

0 comentários