Dicas de Livros | Blog A Taba
Livro de alfabetização: 30 obras incríveis para seu filho

Livro de alfabetização: 30 obras incríveis para seu filho

Clique aqui e confira 30 dicas de livro de alfabetização infantil e fique por dentro das melhores obras literárias para seu filho!


“Histórias, assim como pessoas, borboletas, ovos de aves canoras, corações humanos e sonhos, também são coisas frágeis, feitas de nada mais forte ou duradouro do que 26 letras e um punhado de sinais de pontuação.
Ou então são palavras no ar, compostas de sonhos e ideias – abstratas, invisíveis, sumindo no momento em que são pronunciadas – e o que poderia ser mais frágil que isso?
Mas, algumas histórias, pequenas, simples sobre gente embarcando em aventuras ou realizando maravilhas, contos de milagres e de monstros, duram mais do que todas as pessoas que as contaram, e algumas duram mais do que as próprias terras onde elas foram criadas.”

(Neil Gaiman .Coisas Frágeis. Editora Record)

Fim de férias, início de mais um ano letivo. Alunos de volta à escola.
Milhares de crianças viverão o instante mágico em que passarão a compreender o mundo através das letras. 
E estar perto de quem vivencia esse momento é um privilégio para poucos. Basta apenas uma distração e pronto: nasce mais um potencial leitor!
Junto desses pequenos desbravadores estarão familiares e educadores ansiosos e orgulhosos por essa conquista.
Pensando em trazer ainda mais magia para essa etapa tão importante da vida, a equipe da Taba preparou uma lista com dicas de livro de alfabetização infantil, que podem facilitar o processo de aquisição da leitura e da escrita.
Antes de mais nada, é preciso esclarecer que qualquer livro de qualidade pode ser um excelente material para ajudar crianças em fase de alfabetização. 
Mas existem alguns gêneros que possuem uma composição que favorece a descoberta das relações entre as letras e os sons, permitindo que as crianças possam compreender, mais facilmente, como se organiza a nossa escrita.
Neste post, falamos um pouco mais sobre a importância dos livros para alfabetizar os pequenos e apresentamos também nossa seleção de livros de alfabetização
Boas leituras!

A importância dos livros de alfabetização

Antes de mais nada, precisamos destacar a importância que os livros de alfabetização têm para o desenvolvimento do pequeno. 
A leitura infantil é essencial para introduzir a criança no mundo desconhecido das letras. 
É por meio dela que conseguimos estimular a curiosidade da criança, com recursos que condizem com o perfil do pequeno, proporcionando uma experiência prazerosa em seu primeiro contato com os símbolos que chamamos de letras.
Para nossa felicidade, há diversos livros e gêneros escritos especialmente como auxiliares na alfabetização infantil.
Dá uma olhada em 30 livros de alfabetização que selecionamos!

30 livros para alfabetização infantil

Para colaborar com a melhor experiência de leitura, separamos dicas de livro de alfabetização conforme seus gêneros. 
Em cada gênero fizemos algumas sugestões de livros ricos em conhecimentos para crianças, de fácil memorização e com histórias contagiantes para uma leitura mais agradável e divertida.

Abecedários

Assim que começam a reconhecer as letras e seus nomes, as crianças que estão aprendendo a ler e a escrever costumam relacionar palavras e textos conhecidos aos sons que começam a descobrir.
Por isso, bons abecedários – que exploram a forma e também a sonoridade das letras – facilitam o seu reconhecimento e, quando bem explorados, tornam a leitura uma deliciosa brincadeira.
Há diversos tipos de abecedários atualmente, que aplicam diferentes técnicas para alfabetização. Separamos alguns que achamos essenciais para o aprendizado infantil.

Conto de fadas

Tão antigas quanto o próprio tempo, essas histórias fazem parte da cultura ocidental, sendo transmitidas de geração em geração desde as sociedades primitivas.
Elas constituem um acervo a ser preservado e oferecido aos pequenos leitores para ampliar seu repertório, alimentando seu mundo simbólico.

Contos de acumulação

Perfeitas para serem lidas em voz alta, essas histórias possuem um enredo que se repete, com novos personagens que surgem a todo momento sempre dispostos a resolver um problema.
Como são fáceis de memorizar, logo os pequenos percebem os elementos que se repetem no texto e antecipam o que vai acontecer a cada página, participando ativamente da leitura.
O processo ativo de leitura dos pequenos permite maior absorção dos elementos simbólicos do livro, e colabora para seu aprendizado e alfabetização.

Contos de repetição

De novo! De novo! Com enredos em que predomina a repetição de palavras e expressões, esses livros contêm histórias fáceis de memorizar, tornando as crianças capazes de “ler” os textos, mesmo quando ainda não sabem ler convencionalmente.
Com o tempo, essa leitura pode ser muito benéfica para o aprendizado da criança, sendo um método de memorização envolvente e curioso.

Cantigas e parlendas

Com musicalidade e ritmos marcantes, esses textos chamam a atenção para a sonoridade das palavras – aspecto essencial para crianças em fase de alfabetização.
Além disso, esses textos fazem parte do patrimônio cultural da infância e permitem uma aproximação entre pais e filhos que poderão relembrar e compartilhar suas brincadeiras.
Essa integração entre pais e filhos nas brincadeiras é muito boa para o desenvolvimento da criança e constituição de lembranças positivas.

Poemas

As crianças, segundo Drummond, são poetas por natureza. E quando começam a pensar sobre as palavras, seus sons e significados, brincam e jogam – a todo momento – com os textos que leem e recitam.
Para aqueles que estão começando a descobrir os mistérios da leitura e da escrita, livros de poemas são muito importantes.
Eles podem liberar áreas para o desenvolvimento criativo do pequeno, estimulando sua alfabetização e outras capacitações importantes.

E aí, gostou do conteúdo?
Dá uma olhada também em nosso post sobre como ensinar uma criança a ler e aprenda dicas profissionais sobre o assunto.
Que tal receber livros incríveis como esses e contribuir para a formação leitora de suas crianças?
Faça parte do Clube de Leitores A Taba.