Listas

30 livros para crianças em fase de alfabetização

8 de fevereiro de 2017 por Denise Guilherme

“Histórias, assim como pessoas, borboletas, ovos de aves canoras, corações humanos e sonhos, também são coisas frágeis, feitas de nada mais forte ou duradouro do que 26 letras e um punhado de sinais de pontuação. Ou então são palavras no ar, compostas de sonhos e ideias – abstratas, invisíveis, sumindo no momento em que são pronunciadas -, e o que poderia ser mais frágil que isso? Mas, algumas histórias, pequenas, simples sobre gente embarcando em aventuras ou realizando maravilhas, contos de milagres e de monstros, duram mais do que todas as pessoas que as contaram, e algumas duram mais do que as próprias terras onde elas foram criadas.”

(Neil Gaiman .Coisas Frágeis. Editora Record)

Fim de férias, início de mais um ano letivo. Alunos de volta à escola.

Milhares de crianças viverão o instante mágico em que passarão a compreender o mundo através das letras. E estar perto de quem vivencia esse momento é um privilégio para poucos. Basta apenas uma distração e pronto: nasce mais um potencial leitor!

Junto desses pequenos desbravadores, estarão familiares e educadores ansiosos e orgulhosos por essa conquista.

Pensando em trazer ainda mais magia para essa etapa tão importante da vida, a equipe da Taba preparou uma lista com  livros que podem facilitar o processo de aquisição da leitura e da escrita.

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que qualquer livro de qualidade pode ser um excelente material para ajudar crianças em fase de alfabetização. Mas, existem alguns gêneros que possuem uma composição que favorece a descoberta das relações entre as letras e os sons, permitindo que as crianças possam compreender, mais facilmente, como se organiza a nossa escrita.

Confira nossa seleção e boas leituras!

Abecedários: assim que começam a reconhecer as letras e seus nomes, as crianças que estão aprendendo a ler e a escrever costumam relacionar palavras e textos conhecidos aos sons que começam a descobrir. Por isso,  bons abecedários – que exploram a forma e também a sonoridade das letras – facilitam o seu reconhecimento e, quando bem explorados, tornam a leitura uma deliciosa brincadeira.

Contos de fadas: tão antigas quanto o próprio tempo, essas histórias fazem parte da cultura ocidental, sendo transmitidas de geração em geração desde as sociedades primitivas. Elas constituem um acervo a ser preservado e oferecido aos pequenos leitores para ampliar seu repertório,  alimentando seu mundo simbólico.

Contos de acumulação: perfeitas para serem lidas em voz alta, essas histórias possuem um enredo que se repete, com novos personagens que surgem a todo momento sempre dispostos a resolver um problema. Como são fáceis de memorizar, logo os pequenos percebem os elementos que se repetem no texto e antecipam o que vai acontecer a cada página, participando ativamente da leitura.

Contos de repetição: de novo! De novo! Com enredos em que predomina a repetição de palavras e expressões, esses livros contém histórias fáceis de memorizar, tornando as crianças capazes de “ler ” os textos, mesmo quando ainda não sabem ler convencionalmente.

Cantigas e parlendas: com musicalidade e ritmos marcantes, esses textos chamam a atenção para a sonoridade das palavras – aspecto essencial para crianças em fase de alfabetização. Além disso, esses textos fazem parte do patrimônio cultural da infância e permitem uma aproximação entre pais e filhos que poderão relembrar e compartilhar suas brincadeiras.

Poemas: as crianças, segundo Drummond, são poetas por natureza. E quando começam a pensar sobre as palavras, seus sons e significados, brincam e jogam – a todo momento – com os textos que lêem e recitam. Por isso, para aqueles que estão começando a descobrir os mistérios da leitura e da escrita, livros de poemas são fundamentais.

 

Que tal receber livros incríveis como esses e contribuir para a formação leitora de suas crianças?

Faça parte do Clube de Leitores A Taba.

Denise Guilherme Denise Guilherme é Mestre em Educação, formadora de professores e consultora na área de projetos de leitura. Desde cedo, apaixonada por palavras ditas e escritas. Descobriu nos livros um caminho para entender a si mesma e aos outros. E ficou tão encantada com o que viu que decidiu compartilhar com o mundo.

compartilhe essa leitura!

banner superior

deixe seu comentário!

12 comentários

Cida Rogel

8 de fevereiro de 2017

Sou assinante da Taba. Podem ser feitas encomendas para vcs?

responder

A Taba

8 de fevereiro de 2017

Podem, sim! Envie e-mail para contato@blog.ataba.hefesto.io

responder

Michelle Carneiro

8 de fevereiro de 2017

Eloiza, olha o livro da Bellinha

responder

Marcela Geraldo

8 de fevereiro de 2017

Ildivânia Varanda Fructuoso e Alex Sandra Teixeira

responder

Daniela Boarin

9 de fevereiro de 2017

Carla Ramalho Mari Formicola

responder

Ana Carolina Ferreira Lima

9 de fevereiro de 2017

Carolina Miceli

responder

Andréa Marina Thomé Krick

9 de fevereiro de 2017

Marcia De F. Marquetti sugestões para nossa biblioteca! Deise Beskow Rossana Strunz

responder

Rossana Strunz

9 de fevereiro de 2017

Boa tarde Andréa! Obrigada por lembrar de mim! Vou precisar de dicas para a minha turminha de primeiro ano. Não estamos na mesma escola mas podemos continuar a parceria que deu certo! Beijos

responder

Deise Beskow

9 de fevereiro de 2017

Que legal Andréa Marina Thomé Krick

responder

Amanda Nicolau

9 de fevereiro de 2017

Olha aí meninas Marília Lopes Patricia Souza Saraiva e Claudia Pileggi

responder

Carol Mennocchi

9 de fevereiro de 2017

Daniele Moraes

responder

Daniele Moraes

9 de fevereiro de 2017

Que legal!!! Tks

responder

Barbara Janaina

24 de novembro de 2017

Dea Furlan, olha só!

responder

Daniela Prates

25 de novembro de 2017

Juliana SIlva, dicas preciosas.

responder

Julia Warnken

25 de novembro de 2017

Renata GF Camila Paes Xavier Sias Fabricia Polato Leticia Gralato podemos dar uma olhada para o nossa ciranda

responder

Fabricia Polato

25 de novembro de 2017

Tem uns maravilhosos! Vou ver cada um deles e falo para vcs!!!❤️

responder

Heloisa Ramos

25 de novembro de 2017

Eti Antunes talvez interesse para as suas crianças

responder