Dicas de Livros | Blog A Taba
Como novela: livros para ler em capítulos com as crianças nas férias

Como novela: livros para ler em capítulos com as crianças nas férias

Um bom livro pode propiciar viagens e aventuras para lugares que estão além da nossa imaginação a um custo muito mais barato que a maior parte dos programas oferecidos durante as férias!
Conheça algumas obras indicadas pela Taba para leitores de todas as idades.


Durante a temporada de férias não faltam atrações para entreter as crianças e propiciar momentos de descontração e diversão: parques, cinema, praia, sítio, piscina, shows e diferentes espetáculos.

Mas, você já parou para pensar que um bom livro pode propiciar viagens e aventuras para lugares que estão além da nossa imaginação a um custo muito mais barato que esses programas? E, se essa leitura for feita em capítulos, como em uma novela, gerando suspense e expectativa pelo que pode acontecer a cada página, a diversão é garantida!

A leitura de livros para ler em capítulos, mais extensos, costuma ser bastante apreciada por crianças, jovens e adultos porque, além de acompanhar e experimentar a vida de outros personagens por um longo período, esse tipo de prática aproxima as pessoas e cria momentos de cumplicidade entre os leitores que compartilham a mesma obra.

Crianças e jovens que têm o hábito de realizar leitura de novelas em capítulos desenvolvem a proficiência e ampliam sua compreensão leitora. Além disso, aprendem diferenciar as diversas vozes que aparecem nos textos, opinar sobre os acontecimentos com base na narrativa, elaborar novas relações a partir das pistas oferecidas pela história, ir e voltar ao texto buscando verificar suas ideias e muito mais!

E o que é mais bacana: como alguns desses livros foram transformados em filmes, após a leitura vale muito a pena fazer  uma sessão de cinema para dar continuidade à conversa sobre a história, vendo as diferenças e semelhanças entre o texto e sua adaptação para as telas.

Pensando em todas as possibilidades de aprendizagem e diversão que podem ser oferecidas pela prática de leitura programada de um texto, A Taba preparou uma seleção de livros para ler em capítulos, novelas para leitores de todas as idades.

Clique sobre as capas e confira as resenhas preparadas especialmente por nossa equipe para cada um dos títulos dessa seleção.

Para os leitores iniciante

Para leitores autônomos

Para leitores experientes 

Leia mais: Por que contar histórias para criança dormir?