Dicas de Livros | Blog A Taba
Amigagem

Amigagem

Este é o primeiro livro escrito pela editora Renata Farhat Borges. É também o primeiro livro ilustrado pela artista Silvia Amstalden. É como se transitássemos entre dois registros: o do caderno e o do álbum de fotografias. No caderno, estão anotadas passagens significativas de uma amizade que tem perdurado pela vida: a de Renata e Mara. São relembrados momentos da infância: a primeira cartilha, os primeiros dentes serrilhados de Mara, os recortes das carinhas do Cebolinha. Sâo recordados eventos da adolescência: o trabalho em dupla sobre a crise do petróleo, o assassinato de John Lennon que fez Mara sofrer muito.


Resenha
Este é o primeiro livro escrito pela editora Renata Farhat Borges. É também o primeiro livro ilustrado pela artista Silvia Amstalden. É como se transitássemos entre dois registros: o do caderno e o do álbum de fotografias. No caderno, estão anotadas passagens significativas de uma amizade que tem perdurado pela vida: a de Renata e Mara. São relembrados momentos da infância: a primeira cartilha, os primeiros dentes serrilhados de Mara, os recortes das carinhas do Cebolinha. Sâo recordados eventos da adolescência: o trabalho em dupla sobre a crise do petróleo, o assassinato de John Lennon que fez Mara sofrer muito. E do mundo adulto, as separações – exigidas pelas ocupações profissionais – e as novas uniões como os casamentos. Estes momentos são reimaginados pelas bonitas colagens em formato de fotografias que nos surpreendem com suas cores vivazes e desdobramentos inusitados. Este livro-álbum é uma reflexão sensível sobre os tempos e valores que constituem a trama de uma amizade.
Trecho do livro
“(…): há no mundo pessoas em quem se pode confiar, a gente não pode, em hipótese alguma, prender bichos, e tudo, tudo o que a gente fizer nesse mundo tem que ser pelo bem do outro. Porque o outro é muitas vezes nossa própria imagem.” (p. 28)