Dicas de Livros | Blog A Taba
A chave do tamanho

A chave do tamanho

A chave do tamanho, de Monteiro Lobato, narra a ousada aventura de Emília à Casa das Chaves, local onde se regulam as coisas do mundo. Preocupada em acabar com a guerra, que havia destruído muitas vidas, Emília decide interferir e desligar a chave que a comandava, mas acaba mexendo na chave do tamanho e diminuindo a altura de toda a humanidade.


Resenha
A chave do tamanho, de Monteiro Lobato, narra a ousada aventura de Emília à Casa das Chaves, local onde se regulam as coisas do mundo. Preocupada em acabar com a guerra, que havia destruído muitas vidas, Emília decide interferir e desligar a chave que a comandava, mas acaba mexendo na chave do tamanho e diminuindo a altura de toda a humanidade. Com poucos centímetros, a boneca aprende a relacionar-se de outra forma com a Natureza. Em seu caminho de volta para o Sítio, Emília observa atentamente a vida dos pequenos animais, sempre demonstrando seus conhecimentos científicos, muitos dos quais adquiridos em companhia do sábio Visconde de Sabugosa. Apesar dos novos perigos a que fica exposta, consegue ver vantagens no novo tamanho e pensa que a civilização poderia se beneficiar das novas proporções.
Trecho do livro
“Muito bem. Podiam continuar a viagem. Para onde? O Visconde saíra do sítio para “assuntar”, isto é, ver se todas as criaturas humanas estavam diminuídas, ou se a redução se dera apenas em casa de Dona Benta. Mas o encontro com Emília tornava inútil a ida à cidade. Todas as criaturas estavam reduzidas, sim, e a autora da grande transformação era a isca de gente que se acomodara em sua cartola!” (p. 69)