Experientes

Contos de Moçambique

4 de outubro de 2019 por Denise Guilherme

Fruto de uma intensa pesquisa realizada durante uma viagem à Vila de Caia, em Moçambique, o livro Contos de Moçambique – do fotógrafo Christian Pina apresenta dez contos que são uma verdadeira amostra da sabedoria popular transmitida através das palavras.

Os contos reunidos no livro remetem muitas vezes à situações características do cotidiano de uma pequena comunidade rural: há caçadores, mulheres que trabalham na roça, jovens em fase de casamento, banho de rio, curandeiros e outras tantas situações que nos mostram uma realidade bastante diferente da vida nas cidades.
No entanto, embora nos falem de outra cultura trazem também reflexões que nos fazem pensar sobre as grandes questões humanas.
Será que esse outro lugar, que nos parece distante, é mesmo tão diferente de nós? Será que conseguimos pensar pontos de aproximação entre esses países e realidades?
O resultado dessa aventura é uma coletânea rica e diversa, um pequeno retrato da criatividade e da sabedoria ancestral com a qual todas as culturas – de um modo ou de outro – se conectam.

A seleção do Clube de Leitores A Taba mês de outubro na questão da representatividade negra na literatura infantil.

Conheça outros livros indicados pela Taba que também exploram a questão da diversidade afro-brasileira clicando aqui.

Denise Guilherme Denise Guilherme é Mestre em Educação, formadora de professores e consultora na área de projetos de leitura. Desde cedo, apaixonada por palavras ditas e escritas. Descobriu nos livros um caminho para entender a si mesma e aos outros. E ficou tão encantada com o que viu que decidiu compartilhar com o mundo.

compartilhe essa leitura!

banner superior

deixe seu comentário!

0 comentários