Dicas de Livros | Blog A Taba
Desafio A Taba 12 livros em 1 ano – 1ª Roda de Leitura

Desafio A Taba 12 livros em 1 ano – 1ª Roda de Leitura

No dia 01 de fevereiro realizamos 1ª Roda de Leitura do Desafio A Taba 12 livros em 1 ano.
Veja como foi!


No dia 01 de fevereiro, às 21h, realizamos a 1ª Roda de Leitura do Desafio A Taba 12 livros em 1 ano.
Como já explicamos nesse post , publicado em dezembro de 2015, “desde que iniciamos as atividades de nosso Clube de Leitores (serviço de assinatura de livros infantis e juvenis), muitos adultos têm demonstrado interesse em conhecer melhor a produção editorial desse segmento e aprender um pouco mais sobre a história do livro para crianças e jovens no Brasil.” Daí surgiu a ideia de lançarmos um desafio no qual todos os meses possamos fazer a leitura compartilhada de um livro que, além de nos aproximar do universo da literatura infantil, também possa contribuir para nossa formação como leitores.
Nossa primeira conversa foi em torno dos livros Contos de Fadas – da Editora Zahar, (edição comentada ou de bolso), que esteve à venda em nossa livraria com um preço promocional. Por ser uma obra de referência nesse gênero, é fácil encontrar as duas versões desse livro em bibliotecas públicas municipais e escolares.
Há vários títulos disponíveis no mercado que abordam o gênero contos de fadas. Escolhemos especialmente esse pela qualidade literária dos textos da coletânea que estão apresentados em sua versão integral, sem cortes ou adaptações e com ilustrações belíssimas. Chamou-nos atenção também a quantidade de notas e comentários de Maria Tatar, que oferecem detalhes importantes sobre as histórias e ampliam nosso conhecimento a respeito desse gênero fundamental na formação de qualquer leitor.
Durante o mês de janeiro, todas as pessoas que fizeram a leitura puderam comentar nesse post suas impressões sobre a obra, iniciando a conversa sobre o livro.
Alguns leitores se inscreveram para participar ao vivo da conversa e seis  foram selecionados: Clara, Daisy, Emily, Kenia, Goreth e Maria Amélia.
No dia 1º de fevereiro, às 21h, ao vivo, fizemos a roda de leitura com a mediação de Denise Guilherme – curadora da Taba,  consultora em projetos de leitura, formadora de professores e professora no Curso de Pós-Graduação Livros, Crianças e Jovens: Teoria, Mediação e Crítica no Instituto Vera Cruz, em São Paulo.
Durante a transmissão, todas as pessoas puderam fazer comentários, perguntas e interagir com os integrantes da roda.
Se você perdeu esse evento, basta apenas clicar sobre o vídeo acima. A transmissão também ficou gravada em nosso canal Youtube.
Em fevereiro, o desafio continua. O livro escolhido é BGA – O Bom Gigante Amigo, de Roald Dahl.
Venha ler com a gente!