Dicas de Livros | Blog A Taba
Todos eles viram o gato

Todos eles viram o gato

E todos eles viram o gato foi a obra escolhida para ser enviada aos assinantes do Clube de Leitores A Taba no mês de maio. Faça parte do Clube de Leitores que oferece experiências de leitura de qualidade para seus assinantes.


Resenha
Um gato passeia pelo mundo, com seus bigodes, orelhas e patas… E em seu caminho encontra a cada momento um bicho que parece vê-lo de uma forma diferente.
Como o próprio título diz, todos parecem ter visto um animal. Mas, será que viram realmente o mesmo gato?
Para o garoto, ele parece muito fofinho. Para o cachorro, uma figura frágil e assustada. E para a raposa? Como será?
As belíssimas ilustrações contribuem para mostrar ao leitor as diferentes percepções de cada um dos personagens sobre o protagonista desta história, conferindo ainda mais graça e profundidade ao texto.
E todos eles viram o gato foi a obra escolhida para ser enviada aos assinantes iniciantes do Clube de Leitores A Taba no mês de maio.
Confira o booktrailer (publicação original em inglês) e como foi a leitura na casa de nossos assinantes Renata e Gabriel:

 
Todos eles viram o gato é um livro que deixa uma excelente primeira impressão, tem um formato grande e ilustrações em páginas duplas que estão cheias de detalhes e curiosidades. Cada página usa técnicas mistas de pintura e desenho, algumas parecem até feitas com colagem. As ilustrações usam cores vibrantes e chamam muita atenção. O pouco texto que acompanha cada imagem é claro e fácil de entender, todas frases possuem a mesma estrutura e fica bem fácil de explicar para as crianças o está escrito. Como o papel é bem grosso e a capa é dura, ficamos despreocupados em deixar a Joana, que é muito curiosa (1 ano) manusear o livro.
A leitura do livro com as crianças foi muito prazerosa, pois cada imagem coloca o Gato do ponto de vista de outros seres, mas para as crianças, isso nem sempre ficou óbvio. Aos poucos foram percebendo a narrativa e até chegando a antecipar o texto.
O João estava ansioso parar virar a página e tentar localizar o próximo animal que estaria “vendo o Gato”. Às vezes para ele achar o gato também era intrigante, pois, do ponto de vista de alguns dos seres, o gato fica muito grande, pequeno ou distorcido, como no caso da Abelha e o Peixe – o que tornou um desafio para nós explicarmos os diferentes pontos de vista.
O mais difícil explicar foi a página da Cobra, pois, apesar da representação fiel (provavelmente até cientifica), foi um desafio falar “visão de calor” ou assuntos afins. O que mais impressionou as crianças foi a imagem no final do livro, na qual o artista mistura todas as percepções anteriores, em uma só imagem. Foi muito divertido tentar associar cada estilo ao seu animal.
Tanto João quanto nós, ficamos fascinados com a página da Pulga: não apenas é uma ilustração muito bonita e provavelmente feita lápis de cor, mas é desafiador perceber o Gato na imagem.
Como o assunto é percepção, a leitura do livro, para nós adultos, foi um pouco diferente. Eu, como pai, achei o livro muito enriquecedor no aspecto em que traz um tema difícil de abordar com crianças de uma forma lúdica e artística. Realmente me fez pensar sobre diversas repercussões na percepção da criança, não apenas de conhecer os seres e suas percepções, mas possivelmente das questões internas do pensamento infantil e sua visão do mundo, que se transforma cotidianamente. Nos fez pensar em como a percepção do João Pedro e da Joana vão mudar com tempo. De repente um dia eles estarão nos vendo de cima.
A leitura desse mês nos trouxe um momento especial em que a Joana pegou o livro e João decidiu lê-lo para sua irmã. Ele sentou mostrou a capa e disse “E todos eles viram o Gato”, lendo da forma que lemos para ele. A cada página a Joana caia na gargalhada e todos nós também. É difícil imaginar o que ela estava pensando, mas foi um momento único em família.
*****
Em 2017, convidamos assinantes do Clube de Leitores A Taba para compartilhar suas experiências de leitura durante um trimestre, abrindo as conversas em nosso fórum. Para conhecer a Renata e o Gabriel, clique aqui.
Assine você também! Faça parte do Clube de Leitores que oferece experiências de leitura de qualidade para seus assinantes.
assinatura_de_livros_infantis_A_Taba_a_partir_de_49_reais_3