Kabá Darebu
No livro “Kabá Darebu”, o autor, nativo do povo munduruku cria uma narrativa que apresenta aos leitores aspectos de sua cultura.
Resenha do livro “Kabá Darebu”
Livro: Kabá Darebu
Autor: Daniel Munduruku e Marie Therese Kowalczyk
Editora: Brinque-Book
O autor, nativo do povo munduruku, localizado no Pará, cria uma narrativa que apresenta aos leitores aspectos de sua cultura. Atenciosamente, as ilustrações representam frutas e animais que, em sua maioria, nos são desconhecidos. Daniel Munduruku aborda os costumes e o dia a dia de sua tribo, descrevendo tanto atividades, como a caça e os ritos, como também as brincadeiras feitas por meninos e meninas de seu povo. Mostra-nos a relação dos índios para com a natureza, com o olhar sensível a cada elemento. Ao final, há textos explicativos sobre a cultura do povo Munduruku, desde a etmologia das palavras e a cosmogonia à história e à localização geográfica. Um livro importante para nos fazer conhecer um pouco mais da cultura de nosso país.
Trecho do livro
“Nossos avós nos dizem que a tinta pode nos tornar invisíveis diante dos animais e peixes, mas para isso é preciso cantar e dançar para os espíritos da floresta.
É que a gente acredita que todos os seres da natureza têm um espírito que os protege e a nós também.”
P. 16