Dicas de Livros | Blog A Taba
Livro clap

Livro clap

No Livro Clap, Madalena Matoso explora por meio movimento de abrir e fechar as páginas a sonoridade presente no encontro entre diferentes objetos e partes do corpo.
Faça parte do Clube de Leitores A Taba!


Resenha
Levante a mão quem sabe bater palmas?
Alguém aí já ouviu o barulho produzido quando duas bocas se encontram em um beijo?
Em seu Livro para bebês, o livro Clap, Madalena Matoso explora por meio movimento de abrir e fechar as páginas a sonoridade presente no encontro entre diferentes objetos e partes do corpo. Assim, é possível brincar com músicos tocando pratos, tambores, triângulos ou sanfonas, com borboletas e pássaros voando,  amigos se cumprimentando e muito mais!
O texto curto dá destaque a representação escrita de cada um dos sons emitidos, ampliando as descobertas e surpresas que surgem a cada página.
E quem entrar na brincadeira ainda pode ganhar uma salva de palmas e voltar ao início do livro para começar tudo de novo!
Livro clap  foi a obra escolhida para ser enviada aos assinantes bebês do Clube de Leitores A Taba no mês de maio.
Confira como foi a leitura na casa de nossa assinante Carolina Testoni:
Quando recebi o e-mail com a seleção de livros para bebês do mês de maio, alguma coisa já me dizia que a Nina ia adorar o Livro Clap, só de olhar aquela capa toda colorida. E não deu outra: foi mais um sucesso instantâneo, muito parecido com aquele que aconteceu quando recebemos o Tchim!, em março. As ilustrações logo chamaram a atenção dela, então me bastou sentar e chamá-la para que a pequena viesse se postar de pé ao meu lado, segurando meu ombro com a mãozinha, o olhar fixo no livro a esperar o começo da leitura.
Que som dois pratos fazem quando os batemos um contra o outro? Doing! E o beijinho da mamãe no papai? Smack smack! As ilustrações com cores primárias e vibrantes e muitos elementos geométricos mostram ações e objetos, e o texto, as palavras que representam os sons associado a eles. Algumas situações são inusitadas e engraçadas, como o gesto de surpresa da Dona Zulmira levando as mãos à boca e dizendo “Oh!”. O que ela terá visto? É a única pergunta do livro. Também tem o barulho de fazer força levantando pesos e o da respiração forte nos abdominais, o som do pão na chapa da sanduicheira… E mais um monte de onomatopeias para aumentar o repertório da Nina, que cai na risada com os atchins, faz trim e atende o telefone, conta que o papai tossiu cof cof, diz piuí sempre que vê um trenzinho e nunca deixa de bater toc-toc quando quer abrir uma porta.
Mas não era só isso. O que eu só vi quando li o mapa de exploração (toing!) foi que o próprio livro era um componente fundamental da experiência – o seu abrir e fechar movimenta as figuras e quando as duas bolinhas vermelhas nos desenhos se encontram é que o som se produz! Se a Nina já tinha gostado da primeira vez, claro que achou muito mais divertida essa leitura em movimento. E me lembrei de outro livro-objeto que ela adora desde muito pitoca: o Aperte Aqui, de Hervé Tullet, que A Taba nos mandou tempos atrás.
Também foi pelo mapa de exploração que fiquei sabendo que a autora, Madalena Matoso, é parceira de trabalho de uma dupla de que eu e a Nina somos muito fãs, a Isabel Minhós Martins e o Bernardo Carvalho (os favoritos dela são Coração de mãe, Pê de pai e Ir e vir). Googlei e vi que esses três portugueses são co-fundadores da Planeta Tangerina, uma empresa que desenvolve projetos editorais voltados ao público infanto-juvenil da maior qualidade.
E todo mês, quando os pacotes chegam, eu vejo crescerem juntos uma menina, seu mundo e sua biblioteca…
*****
Em 2017, convidamos assinantes do Clube de Leitores A Taba para compartilhar suas experiências de leitura durante um trimestre, abrindo as conversas em nosso fórum. Para conhecer a Carolina, clique aqui.
Assine você também! Faça parte do Clube de Leitores que oferece experiências de leitura de qualidade para seus assinantes.
assinatura_de_livros_infantis_A_Taba_a_partir_de_49_reais_3