Dicas de Livros | Blog A Taba
Nas ruas do Brás

Nas ruas do Brás

Com um texto rico em detalhes, o narrador delineia o dia-a-dia das famílias do bairro e as alegrias e tristezas que presenciou em seu lar quando criança. Ao mesmo tempo, nos revela o contexto histórico de uma época que ainda tinha poucos recursos médicos e tecnológicos, e o cinema fazia suas primeiras exibições. As ilustrações de Maria Eugênia e as fotos da época nos transportam ao período vivido pelo narrador.


Resenha
A Coleção Memória e História traz títulos que narram as lembranças da infância de cada um dos escritores convidados. O livro Nas ruas do Brás, de Drauzio Varella, apresenta a história da família do autor, desde a chegada de seus avós – imigrantes espanhóis e portugueses que se instalaram no bairro industrial do Brás – ao Brasil, no início do século XX, até as travessuras de infância dos meninos que viviam pelas ruas. Com um texto rico em detalhes, o narrador delineia o dia-a-dia das famílias do bairro e as alegrias e tristezas que presenciou em seu lar quando criança. Ao mesmo tempo, nos revela o contexto histórico de uma época que ainda tinha poucos recursos médicos e tecnológicos, e o cinema fazia suas primeiras exibições. As ilustrações de Maria Eugênia e as fotos da época nos transportam ao período vivido pelo narrador.
Trecho do livro
“A paisagem humana do bairro era dominada pelos italianos, mais numerosos e barulhentos do que os portugueses e espanhóis da vizinhança. Gente simples, oriunda de pequenos povoados devastados pela guerra, uma mistura de calabreses, napolitanos, sicilianos, vênetos e milaneses. Falavam dialetos incompreensíveis uns para os outros.”
P. 25