O primeiro homem
Betty Mindlin, antropóloga e estudiosa das tradições e cultura indígenas, reuniu neste livro, que faz parte da coleção Mitos do Mundo, nove histórias contadas por seis povos diferentes, que falam línguas diferentes e têm diferentes explicações para temas como a criação do mundo e a relação do homem com a natureza.
Resenha
Betty Mindlin, antropóloga e estudiosa das tradições e cultura indígenas, reuniu neste livro, que faz parte da coleção Mitos do Mundo, nove histórias contadas por seis povos diferentes, que falam línguas diferentes e têm diferentes explicações para temas como a criação do mundo e a relação do homem com a natureza. As coloridas e marcantes ilustrações que remetem aos desenhos em cerâmica e as pinturas que os indígenas fazem nos corpos, produzidas por Luana Geiger, ajudam a compor o cenário das histórias que mesclam aventura, medo, tristeza e alegria. De maneira inteligente, espirituosa e divertida, o livro traz aos leitores os aspectos interessantes e fascinantes da tradição oral indígena.
Trecho do livro
“Tem mulher que vira bruxa. Deixa a cabeça num canto, lá onde vai virar bicho. A cabeça fica parada, deitadinha, sai só o corpo pelo mundo, soltinho. Vai pelo mundo, se,m cabeça”.”