Dicas de Livros | Blog A Taba
Poemas de brinquedo

Poemas de brinquedo

Em Poemas de brinquedo, o formato inusitado da obra já revela ao leitor o tom da brincadeira.
Em cada carta-página, somos supreendidos por um poema-jogo onde as palavras dançam em formas, cores e fontes diferentes que, juntas, constróem o sentido do texto.
Vamos brincar de poesia?


Resenha
É um livro ou um jogo de cartas?
Em Poemas de brinquedo, o formato inusitado da obra já revela ao leitor o tom da brincadeira.
Em cada carta-página, somos supreendidos por um poema-jogo onde as palavras dançam em formas, cores e fontes diferentes que, juntas, constróem o sentido do texto.
Junto com o livro, a editora disponibilizou um aplicativo gratuito por meio do qual é possível conhecer as criativas invenções sonoras de Ricardo Aleixo que complementam e ampliam a percepção sobre a obra.
Impossível não rir e se divertir ao ler cada um dos poemas em voz alta e embarcar nas diferentes propostas feitas pelo autor. E, enquanto joga com os sons, os sentidos e as formas das palavras, o leitor – pouco a pouco –  se percebe também poeta, descobrindo que a poesia, como já dizia o sábio José Paulo Paes, é nada mais do que “brincar com as palavras”.
Então, aceite o convite: vamos brincar de poesia?
“Poemas de brinquedo” foi o livro selecionado pelo Clube de Leitores A Taba para ser enviado aos assinantes autônomos no mês de abril.
Veja como foi a leitura da Joana Ribeiro de Oliveira, aluna da nossa assinante Raquel Souza:
Meus alunos do sexto ano do Colégio Pedro II de Realengo têm um diário de leitura onde são estimulados a registrar suas impressões sobre os livros que leem por conta própria ou por indicação minha. Uma vez por semana, compartilhamos os registros. Quando assinei A Taba, tinha justamente o propósito de possibilitar mais alternativas de livros para a partilha. Este mês, coloquei na ciranda da turma 601 os livros Poemas de brinquedo (Álvaro Andrade Garcia) e O barco das crianças (Mario Vargas Llosa). Só faz um pouco mais de uma semana que lhes apresentei os livros, então não houve tempo para muitos registros. Mostro no site da Taba um para cada livro e fico na torcida para essa ciranda não emperrar! Fila de espera para ambos existe e não é pequena…
Texto da Joana Ribeiro de Oliveira
O livro escolhido foi “Poemas de brinquedo.” Ele é bem interessante, pois é diferente de todos os livros que já li na vida!
Em vez dele ter páginas, ele vem em uma pequena caixinha de papel com vários cartões. E de uma certa forma ele brinca com as palavras, lá eu aprendi várias palavras novas que eu não fazia ideia de que existiam por exemplo: 
Desenxabido
Escalafobético
Quiproquó
Esdrúxulo 
Sorumbático
Eu o li para as crianças do 1 ano do Colégio Pedro II – Campus Realengo I , e para meu irmãozinho de 4 anos. Eles morreram de tanto gargalhar ao me verem toda desengonçada tentando falar as diferentes palavras. 
O livro e ótimo para ler com os amigos, família etc… Pois ele é bom para passar o tempo, se distrair e incentiva a conhecer e saber mais sobre essas diferentes palavras.
Desenho do João Paulo Giffoni Rocha
João Paulo Giffoni Rocha_desenho Poemas de Briquedo
*****
Em 2017, convidamos assinantes do Clube de Leitores A Taba para compartilhar suas experiências de leitura durante um trimestre, abrindo as conversas em nosso fórum. Para conhecer a Raquel, clique aqui.
Assine você também! Seja parte dessa aldeia.
Planos a partir de R$49,90 mensais.
copia-de-banner-2-kit-loja-nova