Dicas de Livros | Blog A Taba
O barco das crianças

O barco das crianças

Conheça o fantástico livro selecionado pelo Clube de Leitores A Taba para ser enviado aos assinantes experientes em abril de 2017.
Assine você também e faça parte dessa aldeia!
Planos a partir de R$ 49,90!


Resenha
Desde que dirigiu a palavra ao solitário homem que contemplava o mar em frente à sua casa, a vida de Fonchito não foi mais a mesma. Todas a manhãs, antes de ir para o colégio, ele passou a sentar-se em um banco para ouvir as histórias do velhinho sobre um barco misterioso, repleto de crianças que partiram em direção à Jerusalém, no século XII, para resgatar a Cidade Santa das mãos do poder do Islã.
A narrativa, repleta de aventuras, é contada em capítulos curtos que são interrompidos sempre no momento em que o menino precisa ir à escola. Assim como Fonchito, os leitores vão ficando cada vez mais curiosos sobre o destino dos pequenos viajantes e o enigma que envolve a relação do velhinho com o fantástico barco das crianças.
Por que somente algumas pessoas são capazes de ver essa embarcação? Afinal, é possível que o narrador dessa aventura estivesse naquele barco, permanecendo vivo para contar essa aventura, mesmo depois de tanto tempo?
O modo brilhante como o aclamado autor peruano constrói essa narrativa é um delicioso convite para que leitores de todas as idades possam refletir sobre os desejos e crenças que movem os seres humanos e poder da fantasia como alimento que nos ajuda a embarcar nas mais improváveis viagens.
 “O barco das crianças”foi o livro selecionado pelo Clube de Leitores A Taba para ser enviado aos assinantes experientes em abril de 2017.
Veja como foi a leitura do João Pedro Nascimento, aluno da nossa assinante Raquel Souza:
Meus alunos do sexto ano do Colégio Pedro II de Realengo têm um diário de leitura onde são estimulados a registrar suas impressões sobre os livros que leem por conta própria ou por indicação minha. Uma vez por semana, compartilhamos os registros. Quando assinei A Taba, tinha justamente o propósito de possibilitar mais alternativas de livros para a partilha. Este mês, coloquei na ciranda da turma 601 os livros Poemas de brinquedo (Álvaro Andrade Garcia) e O barco das crianças (Mario Vargas Llosa). Só faz um pouco mais de uma semana que lhes apresentei os livros, então não houve tempo para muitos registros. Mostro no site da Taba um para cada livro e fico na torcida para essa ciranda não emperrar! Fila de espera para ambos existe e não é pequena…
Fiz algumas perguntas ao João e espero ansiosamente pelas respostas: E o que você sentiu enquanto lia? De qual trecho você mais gostou? O que você achou do final? Eu fiquei super intrigada com o desaparecimento do velhinho… O que você acha que aconteceu com ele?
Vamos ver o quanto essa ciranda pode girar ainda nos nossos próximos encontros…
Texto do João Pedro Nascimento
O livro escolhido foi O BARCO DAS CRIANÇAS. Este livro é muito interessante, pois fala sobre um velho que conta a história de crianças que viajam pelo mundo, com a intenção de “fazer justiça” com as próprias mãos, pois a justiça era feita por homens maus, que é contada para um menino chamado Fonchito, antes dele ir para a escola. Aprendi muitas palavras novas, e, no futuro, planejo que elas me ajudem.
*****
Em 2017, convidamos assinantes do Clube de Leitores A Taba para compartilhar suas experiências de leitura durante um trimestre, abrindo as conversas em nosso fórum. Para conhecer a Raquel, clique aqui.
Assine você também e faça parte dessa aldeia!
Planos a partir de R$ 49,90!
copia-de-banner-2-kit-loja-nova