Por que presentear crianças com livros?

por:

Livre tradução do artigo escrito por Yolanda Reyes em seu blog Espantapájaros Taller.
1.  Porque as crianças gostam de histórias. Porque, no fundo, cada vida é uma história. E ao espreitar as páginas de um livro, as crianças abrem os olhos para as inúmeras histórias de vida das pessoas.

Laurent Moreau
Laurent Moreau

2. Porque as crianças são curiosas, como qualquer um de nós. E querem saber o que as outras pessoas pensam, como se sentem, como resolvem problemas, como se apaixonam, por que choram e riem, sonham e têm pesadelos.
Sarah Massini
Sarah Massini

3. Porque as crianças não têm muitos anos de experiência. E os livros “emprestam” a elas a experiência de outros que viveram mais tempo para que possam “lê-las”.
Komako Sakai
Komako Sakai

4. Porque as crianças sabem que junto de uma história, há uma mãe ou um pai que virá lê-la todas as noites. E elas também sabem que eles vão ficar na beira da cama e não irão se ocupar de seus assuntos de adultos ou desligar a luz, pelo menos até que a história seja concluída. E, por isso, sempre pedem que leiam de novo e de novo e de novo …
Viviana Garofoli
Viviana Garofoli

5. Porque um livro é como um barco que conecta duas margens: dia e noite, para dormir e acordar, luz e sombra. E nesse barco, as crianças deslizam lentamente a partir do mundo real para o mundo dos sonhos.
Sophie Blackall
Sophie Blackall

6. Por uma série de razões práticas que as crianças não se preocupam, mas que são importantes para suas mães. Por exemplo: os livros não se desmontam em milhares de pequenos pedaços de plástico que precisam ser recolhidos pela casa  quando a festa de aniversário acabou. Nem precisam de baterias ou têm mecanismos complicados ou exigem a compreensão das instruções de montagem escritas no manual.
Marla Frazee
Marla Frazee

7.  Como nem todos os meninos nem meninas são iguais, os livros também são diferentes. Há aqueles sobre múmias, dinossauros e reinos distantes, sobre monstros e fadas, sobre a vida real e a vida imaginária. Alguns são para chorar e outros para rir, alguns cantam, outros são como museus abertos todas as horas e todos os dias da semana. Há alguns para serem lidos pelo toque, com os ouvidos e dentes como bebês – para ler e reler um pouco mais para a imaginação, com o coração, com espanto.
Princesse Camcam
Princesse Camcam

8. E porque muitos livros – e sabemos disso depois de muitos aniversários – permanecem na memória. Seus efeitos não expiram com o tempo, mas o contrário. O rumor das histórias que lemos quando éramos crianças permanece conosco, como a música, como uma voz, como um encanto … E nos fortalece, ajudando-nos a construir um abrigo imaginário onde podemos passar algum tempo jogando no reino do “era uma vez, há muitos anos atrás “… jogando no reino dos mundo possíveis e impossíveis que nunca termina.
Mónica Carreteiro
Mónica Carreteiro

Já pensou em oferecer de presente para seus filhos, sobrinhos, netos, afilhados ou amigos a experiência de receber um livro em casa, todos os meses, selecionado por uma equipe formada por especialistas em literatura infantil e juvenil?
O Clube de Leitores A Taba é muito mais do que um serviço que envia livros para sua casa. Ele é um verdadeiro programa de formação de leitores! Livros para bebês, para leitores iniciantes, autônomos e experientes!
Assine A Taba e seja surpreendido pelo que há de melhor na produção cultural literária para crianças!
Quer saber mais sobre nosso serviço? Clique aqui e descubra cinco motivos para assinar o Clube criado por uma equipe que é referência em formação de leitores no Brasil!
copia-de-banner-2-kit-loja-nova
 

deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

71 comentários
  • Ardalla Bruno Davi Yuri Guimarães

    Amei o texto. Agora tenho mais motivos para pedir livros como presente no aniversário de 01 ano de meu filhote, mesmo que alguns achem estranho..rsrsrs…

  • Lucelma Carvalho

    É verdade, sempre é tempo. Ler não tem idade, hora certa… :-))

    • Denise Guilherme

      Pode, sim, Bárbara! Desde que citadas a fonte, nosso conteúdo está aí para ser compartilhado.

  • O que mais faço. Adoro presentear com livros. Olivia…Ednéia Braz Adedo…..outra vez , ganhará livrinho. Qd crescer mais , entenderá a intençaõ da tia.

    • Acho que um livrinho foi o primeiro presentinho que dei pra ela, Iza! Sem dúvida, guardamos uma bela herança da D. Angelina … Estudem, estudem …

  • Não é?!!!!
    Quem sabe, não lhes dando celulares 4G e tablets de última geração, os transformamos, no minimo, em pessoas com mais cultura, portanto em pessoas melhores.

  • Fui chamada de tia chata por toda a vida por isso. Agora devo estar sendo chamada de tia avó mais chata ainda mas, não desisto. Livros são presentes que considero maravilhosos…

  • Quando éramos crianças, minha mãe tinha a prática de nos presentear com brinquedos somente no Natal. Aniversário de nascimento e dia das crianças Livros! Eles chegavam também sem um motivo aparente, sempre encapados em papel de presente. Eram momentos cheio de entusiasmo. Lembro-me de num dia de inverno quando faltou luz, passar a tarde lendo em voz alta um livro da Condessa de Segur para minhas irmãs. Meu filho e minha filha foram ainda mais afortunados os livros chegavam pelas mãos da mãe, do pais, da avó e das tias, minhas irmãs.

  • Tartaruga Nara

    acompanhe a gente!

    receba as novidades da Taba em primeira mão: