Dicas de Livros | Blog A Taba
Pra brincar

Pra brincar

Pra brincar é título dessa coletânea de poemas de Manuel Bandeira que explora de diferentes formas o jogo com a palavra.


Resenha
Pra brincar é título dessa coletânea de poemas de Manuel Bandeira que explora de diferentes formas o jogo com a palavra.
Misturando elementos da cultura popular brasileira à linguagem e temas relacionados ao universo da infância, os textos selecionados para essa coletânea mostram a versatilidade e ousadia de um dos maiores poetas brasileiros.
As ilustrações de Claudia Scatamacchia dialogam com os poemas, ora envolvendo-os em linhas sinuosas que parecem molduras, ora acrescentando detalhes que ampliam o sentido dos textos.
(Resenha elaborada pela Equipe A Taba para o Mapa de Exploração exclusivo enviado aos assinantes da categoria autônomos do Clube de Leitores no mês de maio.)
Como foi a leitura?

O livro Pra brincar é uma rica oportunidade de conhecer um dos grandes nomes da literatura brasileira. Talvez seja a única leitura que a criança possa fazer sobre o autor. Então acredito ainda mais na importância de explorar todo o livro: capa, contracapa, editora, biografia do autor, biografia da ilustradora. É uma aula de história!
Quanto à leitura, a sugestão de ler em voz alta – dada pelo Mapa de Exploração –  me ajudou muito. A sonoridade das palavras, como o “cloc” dos cachorros bebendo água em um dos poemas,  nos remetem à imagem e à memória do que já vimos e conhecemos. Sons das nossas lembranças…
Confesso que achei os poemas complexos e fiquei supresa ao observar que, apesar da data em que foram criados, alguns deles relatam temas muito atuais como o preconceito e a relação entre o homem a natureza.
Mais uma vez, obrigada pela rica leitura e conhecimento literário!