Clube de Leitores

Rodas de leitura online – Grátis!

Leitura online para crianças de todo o Brasil!

Todos os meses, o Clube de Leitores A Taba promove rodas de leitura online sobre os livros enviados para os nossos assinantes.

Nos encontros, além da leitura da obra escolhida, os participantes podem conversar entre si, compartilhando suas impressões sobre algumas das melhores obras literárias para infância disponíveis no Brasil.

As conversas, mediadas por especialistas da equipe A Taba, são abertos ao público em geral.

Confira a programação deste mês:

03/11, terça-feira, às 14h

tchim

Livro: Tchim!

Autora: Virginie Morgand

Editora: Edições SM

Com mediação de Renata Rossi

Nesta divertida narrativa de repetição, alguns animais da floresta passam por transformações inusitadas depois de uma epidemia de espirros.

Todos eles têm algum desejo e, antes que consigam atingi-lo, coisas estranhas acontecem: orelhas desaparecem, luzes se apagam e penas voam…

Onde foram parar?

Os pequenos leitores certamente vão adorar participar dessa busca, descobrindo cada um desses elementos escondidos, entre um espirro e outro, nas coloridas imagens compostas por formas geométricas.

04/11, quarta-feira, às 14h

um pelo na sopa

Livro: Um pelo na sopa

Escrito por: Alex Nogués

Ilustrado por: Guridi

Editora: Biruta

Com mediação de Luisa Setton

Alguns dias são normais, porém há aqueles em que coisas extraordinárias acontecem! E para diferenciá-los, é preciso estar muito atento, pois – nestes dias – mesmo um simples jantar com sopa de legumes pode  dar origem a uma história surpreendente!

Neste livro, somos apresentados a uma menina que tinha nojo de um determinado tipo de comida. Conhece alguém que também não gosta de alguns alimentos? 

Porém, em uma noite, lá estava ela com seus pais em volta da mesa para tomar uma deliciosa  sopa de legumes, quando um pelo  apareceu em um dos pratos. 

Tudo poderia ser atribuído a uma falta de cuidado de quem preparou a comida, se não fosse a sucessão de coisas absurdas que se seguiram a este primeiro incidente…Prepare-se para rir e se divertir com esse curioso conto onde o inusitado e o nonsense estão presentes em todos os detalhes.

05/11, quinta-feira, às 14h

Livro: Kafka e a boneca viajante

kafka e a boneca viajante

Escrito por: Jordi Sierra i Fabra

Ilustrado por: Pep Montserrat

Editora: Martins Fontes

Com mediação de Érica de Faria

Em Kafka e a boneca viajante, somos apresentados a uma história fascinante sobre o encontro entre um dos grandes escritores do século XX e uma menina que perdeu sua boneca em um parque.

Comovido pela tristeza expressada pela garota Elsi, Kafka transforma-se em carteiro, tornando-se o responsável por entregar as correspondências que narram as fantásticas viagens de Brígida, a boneca, por diferentes lugares do mundo.

A história, inspirada em fatos reais, é aqui contada pelo premiado escritor espanhol Jordi Sierra i Fabra. Com um texto poético e sensível, o autor nos aproxima dos pensamentos de Kafka, tornando-nos também cúmplices de sua amizade com a pequena Elsi.

Por meio das cartas nunca encontradas e recriadas com imaginação e inventividade por Jordi, somos chamados a pensar sobre o poder da infância e da imaginação, sobre os dilemas do crescimento e, sobretudo, sobre a magia presente nos grandes encontros.

06/11, sexta-feira, às 14h

mais classificados e nem tanto

Livro: Mais classificados e nem tanto

Escrito por: Marina Colasanti

Ilustrado por: Rubem Grilo

Editora: Galera

Com mediação de Isadora Freire

Uma série de curtos e divertidos poemas sobre de tudo um pouco! É assim o primoroso Mais classificados e nem tanto, de Marina Colasanti e Rubem Grilo.

Classificados são textos dedicados a vender coisas. Todo tipo de coisa que alguém queira anunciar. E assim como nos jornais e, agora na internet,  neste livro, cabe de tudo, desde que costurado por altas doses de imaginação e liberdade. 

Com a maestria de quem é uma das mais importantes autoras nacionais, Marina Colasanti nos encanta pela forma como trabalha a linguagem nos poemas. Sobram rimas, musicalidade e relações inesperadas entre as palavras e seus significados. 

As belíssimas ilustrações de Rubem Grilo reforçam a surpresa trazida pelo texto, e além disso complementam o seu sentido, trazendo outras interpretações e puxando fios de novas histórias.

Para se inscrever nas rodas, por favor, preencha o formulário abaixo para lhe enviarmos o link com um lembrete na semana do nosso encontro!

Confira como foram algumas das rodas de leitura realizadas nos mês anteriores pela equipe da Taba, clicando aqui.

Autor Ataba

Denise Guilherme Mestre em Educação, formadora de professores e consultora na área de projetos de leitura. Desde cedo, apaixonada por palavras ditas e escritas. Descobriu nos livros um caminho para entender a si mesma e aos outros. E ficou tão encantada com o que viu que decidiu compartilhar com o mundo.

compartilhe essa leitura!

deixe seu comentário!

4 comentários

lucimara

31 de August de 2020

acompanhei algumas live de contação de historia lindas. Parabéns sempre para para o Cei onde trabalho.

responder

CÍCERA MARIA DE SOUZA

31 de August de 2020

Ótima iniciativa a divulgação das obras literárias, para que se possa divulgar entre nossas crianças, parentes e alunos das escolas onde se trabalha.

responder

CÍCERA MARIA DE SOUZA

31 de August de 2020

Ótima iniciativa a divulgação das obras literárias, para que se possa divulgar entre nossas crianças, parentes e alunos das escolas onde se trabalha. Agradeço muito.

responder

Maria Gilvania de Matos

2 de November de 2020

Obrigada pela partilha de uma boa leitura.

responder