Dicas de Livros | Blog A Taba

Na tarde de 8 de julho de 2014, a seleção brasileira perdia de lavada da Alemanha nas semifinais da Copa do Mundo do Brasil, o famoso 7 x 1. Oito anos e uma Copa do Mundo (2018) depois, estamos nos preparando para acompanhar mais uma edição deste campeonato que emociona corações no mundo inteiro e fica a pergunta: será que Brasil e Alemanha se enfrentarão novamente? Mas nós não precisamos esperar nem mesmo nos desesperar: o livro 12 x 12 convoca uma seleção de peso de escritores brasileiros e ilustradores alemães que, a cada lance, quer dizer, página, marcam um golaço literário que encanta adultos e crianças. 12 X 12 é uma declaração de amor ao futebol, paixão nacional no Brasil e também na Alemanha, aquele futebol que acontece nas ruas, nos campinhos, e na imaginação de meninas e meninos.

Quem são os autores de 12 x 12?

A técnica por trás da convocação do time germano-brasileiro que fez 12 x 12 é Hedi Gnadinger, brasileira que reuniu sua paixão pela leitura ao conhecimento da língua alemã e trabalha como agente literária e tradutora. Os escritores José Santos e Selma Maria convidaram Hedi para selecionar ilustradores alemães e propor a eles criar ilustrações cujo tema fosse futebol. Essas inspiraram doze escritores brasileiros a escrever pequenas histórias, alterando a ordem “normal” da produção de um livro ilustrado. Nomes de peso da literatura infantojuvenil brasileira toparam a tarefa, como Leo Cunha, que já publicou mais de 70 livros para crianças e jovens, Daniel Munduruku, autor do famosíssimo “Histórias de Índio” e muitos outros, e Heloisa Prieto, veterana com mais de 90 publicações, entre eles o clássico “Lá Vem História”.

Porque escolhemos este livro para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?

A Copa do Mundo está chegando animando adultos e crianças! No Brasil, o futebol é uma verdadeira instituição nacional repleta de história, símbolos, troféus e jogadores importantíssimos para o esporte nacional, como Pelé e Garrincha. Pensar o futebol não apenas como esporte, mas como símbolo cultural brasileiro, é um exercício de identidade e história fundamental para o desenvolvimento social e individual dos pequenos leitores.