Dicas de Livros | Blog A Taba
19 livros para nos aproximarmos das culturas dos povos indígenas brasileiros

19 livros para nos aproximarmos das culturas dos povos indígenas brasileiros

A Taba organizou uma seleção com 19 livros que são um pequeno retrato das histórias, das lendas e mitos de alguns destes povos. Pequeno porque são poucas as vozes que se fazem ouvir nestes textos, já que não conseguimos encontrar uma diversidade de autores indígenas publicando livros para a infância no Brasil.


Dia 19 de abril – em todo continente americano – comemora-se o dia dos povos indígenas .
Aqueles que acompanham as notícias relacionadas a esta temática, sabem que há muito pouco para celebrar.
A cada ano, os territórios habitados por estes povos vêm sendo alvo de disputa do agronegócio e suas terras tornaram-se palco de violentas ações em favor de interesses econômicos que desconsideram a vida, a cultura e a história daqueles que foram e ainda são os primeiros habitantes de nosso país.
Para que possamos compreender a importância destes povos,  respeitá-los e valorizá-los, é preciso ouvirmos suas narrativas e nos aproximarmos de sua cultura. E a literatura pode ser um caminho.
Pensando nisso, A Taba organizou uma seleção com 19 livros que são um pequeno retrato das histórias, das lendas e mitos de alguns destes povos. Pequeno porque são poucas as vozes que se fazem ouvir nestes textos, já que não conseguimos encontrar uma diversidade de autores indígenas publicando livros para a infância no Brasil. Além disso, chama a atenção o fato de não termos localizado textos de mulheres indígenas narrando sua visão sobre a história de seu povo e sua cultura.
Esta lista, como todas as outras criadas pela Taba, é aberta a contribuições.
Se você conhece outras obras que dialogam com esta temática, compartilhe com a gente!

1100777-xgcapa_memorias_indio-2
280x400_vozes