Dicas de Livros | Blog A Taba
Inesquecíveis  2016 – 10 livros para ficar na memória dos pequenos leitores

Inesquecíveis 2016 – 10 livros para ficar na memória dos pequenos leitores

Conheça 10 livros inesquecíveis lançados em 2016! Obras que, depois de lidas, com certeza vão ficar na memória dos leitores que tiverem o privilégio de conhecê-las!


Todos os anos,  diferentes veículos lançam suas listas com alguns dos melhores livros do ano anterior.  O que diferencia uma seleção de outra são sempre os critérios e a curadoria envolvida no processo.
No caso desta nossa lista, buscamos títulos de alta qualidade estética e literária, com projetos gráficos ousados e que apostassem na inteligência dos leitores. Além disso, procuramos diversificar as editoras, autores e ilustradores para dar ainda mais visibilidade para a qualidade da  produção literária infantil e juvenil em 2016 no nosso país.
Com base nesses critérios, chegamos a esses 10 títulos que consideramos inesquecíveis. Livros que, depois de lidos, certamente ficarão na memória de todos leitores que tiverem o privilégio de conhecê-los!
Confira!
cada-coisaLivro: Cada coisa
Autor: Eucanaã Ferraz
Ilustradores: Eucanaã Ferraz e Raul Loureiro
Editora: Companhia das Letrinhas
Alfinete, cotonete, janela, martelo, parafuso, régua, zíper… Para Eucanaã Ferraz, cada coisa pode conter um poema. Basta apenas que a poesia esteja nos olhos de quem as vê.
Nesse livro, o autor cria um pequeno inventário poético dos objetos que povoaram sua infância, construindo textos que desafiam o leitor pela forma com que brincam com o sentido das palavras.
A cada página, o cotidiano se reinventa. Seja pelo espanto causado pela forma como as coisas comuns são apresentadas ao leitor, seja pelo projeto gráfico que compõe uma parceria primorosa entre texto e imagem.

***

drufsLivro: Drufs
Autora: Eva Furnari
Editora: Moderna
Nas primeiras páginas do mais novo livro de Eva Furnari, uma frase inquietante já instiga o leitor a descobrir quem são os personagens que dão nome ao livro: “Os Drufs são seres parecidos com a gente, só que menores.
As imagens que compõem a capa já revelam algumas pistas sobre essa semelhança.
Na história, uma professora que costuma pedir tarefas diferentes aos seus alunos, solicita que tirem fotos de suas famílias e escrevam sobre elas! Vale tudo: coisas interessantes, desinteressantes e até inventadas.
Esse é o mote utilizado pela autora para trazer, de maneira sensível e divertida, as diferentes possibilidades que encontramos para nos expressarmos em nosso mundo.
Impossível não rir e se emocionar ao descobrir que todos somos, cada qual à sua maneira, muito parecidos com os pequenos seres criados pela autora. E que mergulhar nessa viagem de descoberta e espanto pode ser uma grande aventura!

***

moscas_capa.inddLivro: Moscas e outras memórias
Autoras: Eve Ferretti e Fabíola Werlang 
Ilustradora: Eve Ferretti
Editora: Aletria
 
Todos temos lembranças de pessoas que passaram por nossas vidas e que, com o tempo, tornaram-se parte das histórias que contamos uns aos outros.
Seja por suas características que despertavam a nossa curiosidade, seja por episódios que viveram e que as tornaram semelhantes aos personagens dos livros, essas pessoas ficaram guardadas nas molduras da memória, compondo uma parede de narrativas que se completam e se entrelaçam.
Esse é o tema de Moscas e outras memórias: o que está por trás do nosso passado? Que personagens e histórias queremos guardar e como desejamos preservá-las? De que maneira seremos lembrados por aqueles que virão depois de nós?

***

Setembro
Livro: Monstro rosa
Autora: Olga de Dios
Editora: Boitatá
Monstro Rosa tem uma cor diferente, é maior do que os demais e ri sempre que vê algo engraçado. Tudo isso não seria um problema, se ele não vivesse em um mundo onde todos são brancos, têm o mesmo tamanho e não entendem as suas piadas.

Esse lugar repleto de iguais não parece preparado para acolher a diversidade desse Monstro tão estranho e curioso. Mas, tudo pode mudar quando ele decide fazer uma longa viagem em busca de algo que ainda não conhece.
Estabelecendo uma conversa entre texto, imagem e leitor, Olga de Dios faz uma obra que celebra a riqueza do encontro com a diversidade, provocando uma reflexão sobre as nossas diferenças e inadequações. Afinal, se pensarmos bem, todos já nos sentimos monstruosos em algum momento.

***

Dezembro
Livro: Pouco é muito
Autora: Ana Lasevicius
Ilustradora: Ionit Zilberman
Editora: Nós
 
Do título ao projeto gráfico surpreendente, nada nesse livro parece ter sido colocado ao acaso.
O formato da obra que se abre em dois “cadernos” que contam a história simultâneamente, já sugere ao leitor que há muito para se descobrir a cada página.
De um lado Ana Lasevicius narra com graça um conto de tradição oral judaica onde um objeto especial vai se modificando, conforme o tempo passa, sem perder o sentido e a importância na vida do protagonista.
Do outro, Ionit Zilberman ilustra essas transformações, criando imagens que parecem pequenos retratos daqueles que guardamos na memória dos momentos que queremos eternizar.
E o resultado é um daqueles “livros-relicário” que foram feitos para guardar, ler e contar.

***

 
terra_de_cabinhaLivro: Terra de cabinha
Autora: Gabriela Romeu
Ilustradores: Samuel Macedo e Sandra Jávera
Editora: Peirópolis
Nessa obra primorosa, a jornalista Gabriela Romeu compartilha com todos os leitores os tesouros recolhidos em suas andanças pelo sertão do Brasil. É desse lugar cheio de mistério e poesia que ela nos faz conhecer a vida de meninos e meninas encantados: os chamados cabinhas.
Construindo uma espécie de livro-baú, a autora revela as paisagens, as canções, os brinquedos e as brincadeiras experimentados por crianças de um Brasil desconhecido para muitos.
O texto sensível funciona como um convite e uma provocação: e se fizéssemos o inventário de nossa infância? O que possuímos de mais genuíno em nosso brincar? Que mundos construímos em nossas brincadeiras?
As fotografias de Samuel Macedo e as ilustrações de Sandra Jávera ampliam o olhar, abrindo janelas para essa deliciosa viagem pela terra dos cabinhas.

***

TudoMudaLivro: Tudo muda
Autor: Anthony Browne
Editora: Pequena Zahar
Gregório acorda e está sozinho em casa.
Antes de saírem, seus pais lhe disseram que, quando voltassem, tudo iria mudar.
Observando os detalhes ao seu redor, o menino percebe que muitas coisas estão diferentes. E muitas transformações já começaram a acontecer: chaleiras com rabos de gato, pias com narizes, bolas que viram ovos…
Nesse livro-álbum do aclamado autor e ilustrador britânico, texto e imagem se unem para contar uma história extraordinária.

***

uma crianca unica_VergaraLivro: Uma criança única
Autor: Guojing
Editora: Vergara & Riba
Nesta belíssima narrativa visual, a jovem ilustradora chinesa Guojing conta a história de uma criança que se perde na floresta, no meio da noite escura.
Sozinha, longe de seus pais, ela encontra um cervo e juntos partem em busca de muitas aventuras.
Os desenhos delicados e as sequências cheias de movimento, constróem uma narrativa ágil e cheia de ternura que faz o leitor torcer, a todo momento, pelo reencontro do menino com sua família.
Os detalhes revelados desde o início da história funcionam como uma espécie de enigma que só será descoberto no final pelos leitores mais atentos.

***

Novembro
Novembro

Livro: Um dia, um rio
Autor: Leo Cunha
Ilustrador: André Neves
Editora: Pulo do Gato
 
Nesse livro, a sensibilidade do poeta Leo Cunha uniu-se ao talento visual do autor e ilustrador André Neves para construir um belíssimo poema em homenagem ao Rio Doce.
O texto – que dá voz ao protagonista dessa história – nos faz conhecer a tragédia do ponto de vista daquele que um dia foi um lugar de festa, fartura, alegria e movimento e que, hoje, transformou-se em um território de silêncio.
O que esse livro conta é a história de um rio localizado no interior de Minas Gerais, mas que poderia ser a de muitas das águas que cortam nossas cidades e que retratam nossa relação com a natureza, ainda que não sejamos capazes de vê-las e ouvi-las.

***

Yakuba_RecordLivro: Yakuba
Autor: Thierry Didieu
Editora: Galera Record
Neste belíssimo livro, o texto conciso e as imagens deslumbrantes narram uma bonita história sobre as escolhas que fazemos e suas consequências.
O jovem Yakuba  está prestes a se tornar um guerreiro. Mas, para isso, terá que adentrar a floresta e enfrentar um leão.
Caminhando sozinho, ele se depara com uma surpresa: a fera que cruza seu caminho está ferida.
E agora? Ele cumpre a sua prova e vence um animal que não pode se defender ou volta a aldeia sem nada, perdendo o respeito de sua tribo?
 

Essa é nossa seleção de inesquecíveis! Mas, ela não acaba aqui.
Ela continua com as suas indicações! Conte para a gente: qual o seu livro favorito de 2016?