Listas

Inesquecíveis 2016 – 10 livros para ficar na memória dos pequenos leitores

Todos os anos,  diferentes veículos lançam suas listas com alguns dos melhores livros do ano anterior.  O que diferencia uma seleção de outra são sempre os critérios e a curadoria envolvida no processo.

No caso desta nossa lista, buscamos títulos de alta qualidade estética e literária, com projetos gráficos ousados e que apostassem na inteligência dos leitores. Além disso, procuramos diversificar as editoras, autores e ilustradores para dar ainda mais visibilidade para a qualidade da  produção literária infantil e juvenil em 2016 no nosso país.

Com base nesses critérios, chegamos a esses 10 títulos que consideramos inesquecíveis. Livros que, depois de lidos, certamente ficarão na memória de todos leitores que tiverem o privilégio de conhecê-los!

Confira!

cada-coisaLivro: Cada coisa

Autor: Eucanaã Ferraz

Ilustradores: Eucanaã Ferraz e Raul Loureiro

Editora: Companhia das Letrinhas

Alfinete, cotonete, janela, martelo, parafuso, régua, zíper… Para Eucanaã Ferraz, cada coisa pode conter um poema. Basta apenas que a poesia esteja nos olhos de quem as vê.

Nesse livro, o autor cria um pequeno inventário poético dos objetos que povoaram sua infância, construindo textos que desafiam o leitor pela forma com que brincam com o sentido das palavras.

A cada página, o cotidiano se reinventa. Seja pelo espanto causado pela forma como as coisas comuns são apresentadas ao leitor, seja pelo projeto gráfico que compõe uma parceria primorosa entre texto e imagem.

***

drufsLivro: Drufs

Autora: Eva Furnari

Editora: Moderna

Nas primeiras páginas do mais novo livro de Eva Furnari, uma frase inquietante já instiga o leitor a descobrir quem são os personagens que dão nome ao livro: “Os Drufs são seres parecidos com a gente, só que menores.

As imagens que compõem a capa já revelam algumas pistas sobre essa semelhança.

Na história, uma professora que costuma pedir tarefas diferentes aos seus alunos, solicita que tirem fotos de suas famílias e escrevam sobre elas! Vale tudo: coisas interessantes, desinteressantes e até inventadas.

Esse é o mote utilizado pela autora para trazer, de maneira sensível e divertida, as diferentes possibilidades que encontramos para nos expressarmos em nosso mundo.

Impossível não rir e se emocionar ao descobrir que todos somos, cada qual à sua maneira, muito parecidos com os pequenos seres criados pela autora. E que mergulhar nessa viagem de descoberta e espanto pode ser uma grande aventura!

***

moscas_capa.inddLivro: Moscas e outras memórias

Autoras: Eve Ferretti e Fabíola Werlang 

Ilustradora: Eve Ferretti

Editora: Aletria

 

Todos temos lembranças de pessoas que passaram por nossas vidas e que, com o tempo, tornaram-se parte das histórias que contamos uns aos outros.

Seja por suas características que despertavam a nossa curiosidade, seja por episódios que viveram e que as tornaram semelhantes aos personagens dos livros, essas pessoas ficaram guardadas nas molduras da memória, compondo uma parede de narrativas que se completam e se entrelaçam.

Esse é o tema de Moscas e outras memórias: o que está por trás do nosso passado? Que personagens e histórias queremos guardar e como desejamos preservá-las? De que maneira seremos lembrados por aqueles que virão depois de nós?

***

Setembro

Livro: Monstro rosa

Autora: Olga de Dios

Editora: Boitatá
Monstro Rosa tem uma cor diferente, é maior do que os demais e ri sempre que vê algo engraçado. Tudo isso não seria um problema, se ele não vivesse em um mundo onde todos são brancos, têm o mesmo tamanho e não entendem as suas piadas.

Esse lugar repleto de iguais não parece preparado para acolher a diversidade desse Monstro tão estranho e curioso. Mas, tudo pode mudar quando ele decide fazer uma longa viagem em busca de algo que ainda não conhece.

Estabelecendo uma conversa entre texto, imagem e leitor, Olga de Dios faz uma obra que celebra a riqueza do encontro com a diversidade, provocando uma reflexão sobre as nossas diferenças e inadequações. Afinal, se pensarmos bem, todos já nos sentimos monstruosos em algum momento.

***

Dezembro

Livro: Pouco é muito

Autora: Ana Lasevicius

Ilustradora: Ionit Zilberman

Editora: Nós

 

Do título ao projeto gráfico surpreendente, nada nesse livro parece ter sido colocado ao acaso.

O formato da obra que se abre em dois “cadernos” que contam a história simultâneamente, já sugere ao leitor que há muito para se descobrir a cada página.

De um lado Ana Lasevicius narra com graça um conto de tradição oral judaica onde um objeto especial vai se modificando, conforme o tempo passa, sem perder o sentido e a importância na vida do protagonista.

Do outro, Ionit Zilberman ilustra essas transformações, criando imagens que parecem pequenos retratos daqueles que guardamos na memória dos momentos que queremos eternizar.

E o resultado é um daqueles “livros-relicário” que foram feitos para guardar, ler e contar.

***

 

terra_de_cabinhaLivro: Terra de cabinha

Autora: Gabriela Romeu

Ilustradores: Samuel Macedo e Sandra Jávera

Editora: Peirópolis

Nessa obra primorosa, a jornalista Gabriela Romeu compartilha com todos os leitores os tesouros recolhidos em suas andanças pelo sertão do Brasil. É desse lugar cheio de mistério e poesia que ela nos faz conhecer a vida de meninos e meninas encantados: os chamados cabinhas.

Construindo uma espécie de livro-baú, a autora revela as paisagens, as canções, os brinquedos e as brincadeiras experimentados por crianças de um Brasil desconhecido para muitos.

O texto sensível funciona como um convite e uma provocação: e se fizéssemos o inventário de nossa infância? O que possuímos de mais genuíno em nosso brincar? Que mundos construímos em nossas brincadeiras?

As fotografias de Samuel Macedo e as ilustrações de Sandra Jávera ampliam o olhar, abrindo janelas para essa deliciosa viagem pela terra dos cabinhas.

***

TudoMudaLivro: Tudo muda

Autor: Anthony Browne

Editora: Pequena Zahar

Gregório acorda e está sozinho em casa.

Antes de saírem, seus pais lhe disseram que, quando voltassem, tudo iria mudar.

Observando os detalhes ao seu redor, o menino percebe que muitas coisas estão diferentes. E muitas transformações já começaram a acontecer: chaleiras com rabos de gato, pias com narizes, bolas que viram ovos…

Nesse livro-álbum do aclamado autor e ilustrador britânico, texto e imagem se unem para contar uma história extraordinária.

***

uma crianca unica_VergaraLivro: Uma criança única

Autor: Guojing

Editora: Vergara & Riba

Nesta belíssima narrativa visual, a jovem ilustradora chinesa Guojing conta a história de uma criança que se perde na floresta, no meio da noite escura.

Sozinha, longe de seus pais, ela encontra um cervo e juntos partem em busca de muitas aventuras.

Os desenhos delicados e as sequências cheias de movimento, constróem uma narrativa ágil e cheia de ternura que faz o leitor torcer, a todo momento, pelo reencontro do menino com sua família.

Os detalhes revelados desde o início da história funcionam como uma espécie de enigma que só será descoberto no final pelos leitores mais atentos.

***

Novembro
Novembro

Livro: Um dia, um rio

Autor: Leo Cunha

Ilustrador: André Neves

Editora: Pulo do Gato

 

Nesse livro, a sensibilidade do poeta Leo Cunha uniu-se ao talento visual do autor e ilustrador André Neves para construir um belíssimo poema em homenagem ao Rio Doce.

O texto – que dá voz ao protagonista dessa história – nos faz conhecer a tragédia do ponto de vista daquele que um dia foi um lugar de festa, fartura, alegria e movimento e que, hoje, transformou-se em um território de silêncio.

O que esse livro conta é a história de um rio localizado no interior de Minas Gerais, mas que poderia ser a de muitas das águas que cortam nossas cidades e que retratam nossa relação com a natureza, ainda que não sejamos capazes de vê-las e ouvi-las.

***

Yakuba_RecordLivro: Yakuba

Autor: Thierry Didieu

Editora: Galera Record

Neste belíssimo livro, o texto conciso e as imagens deslumbrantes narram uma bonita história sobre as escolhas que fazemos e suas consequências.

O jovem Yakuba  está prestes a se tornar um guerreiro. Mas, para isso, terá que adentrar a floresta e enfrentar um leão.

Caminhando sozinho, ele se depara com uma surpresa: a fera que cruza seu caminho está ferida.

E agora? Ele cumpre a sua prova e vence um animal que não pode se defender ou volta a aldeia sem nada, perdendo o respeito de sua tribo?

 

Essa é nossa seleção de inesquecíveis! Mas, ela não acaba aqui.

Ela continua com as suas indicações! Conte para a gente: qual o seu livro favorito de 2016?

 

 

 

 

 

 

 

 

Autor Ataba

Denise Guilherme Mestre em Educação, formadora de professores e consultora na área de projetos de leitura. Desde cedo, apaixonada por palavras ditas e escritas. Descobriu nos livros um caminho para entender a si mesma e aos outros. E ficou tão encantada com o que viu que decidiu compartilhar com o mundo.

compartilhe essa leitura!

deixe seu comentário!

21 comentários

Rodolfo Domingos

24 de March de 2017

Ana Cecília, veja esses livros para a Rebeca

responder

Ana Cecília

25 de March de 2017

Depois pesquisarei

responder

Rivi Reigadas

24 de March de 2017

Thiago Cabello

responder

Elaine Eger Noveletto

24 de March de 2017

Laura Meireles vc já tem o livro Moscas e outras memórias?

responder

Laura Meireles

25 de March de 2017

Todos maravilhosos...mas esse rodeado pela memória ....vou procurar...

responder

Valdivia Egler

24 de March de 2017

Susana De Lima Pires

responder

Barbara Santos

24 de March de 2017

Naara Dias Lembrar anotar na lista!

responder

Gabriela Padovan Salgueiro

25 de March de 2017

Andrea Battesini, Estela Fragata, Paty Campos ♡♡♡♡♡♡♡♡♡

responder

Debora Cristina Bonato Barbosa

25 de March de 2017

Faltou a indicação da faixa etária: leitores iniciantes, autônomos...

responder

A Taba

25 de March de 2017

Opa! Vamos colocar! Obrigada, Debora Cristina!

responder

Nat Sobral Colonese

25 de March de 2017

Michelle Vieira

responder

Carol Mennocchi

25 de March de 2017

Katia Keiko Matunaga

responder

Fabiana Polican Ciena

25 de March de 2017

Adriano Polican Ciena

responder

Valéria Gianechini

25 de March de 2017

Ana Carla Machado

responder

Beatriz Cardeal Rodrigues

25 de March de 2017

Luciana Souza

responder

Luciana Souza

25 de March de 2017

Obrigada, prima.

responder

Telma Reis

25 de March de 2017

Erlange De Souza Santos, Natalice Silva, Naiane Silva, Gilmara Carvalho, Izabella Santos, Simone Querino, Luciana Reis.

responder

Camila Guimaraes Hessel

26 de March de 2017

Adriane <3

responder

Camila Guimaraes Hessel

26 de March de 2017

drufs e monstro rosa são aquisições da minha última semana e são demaaaaaaais

responder

Adriane Rocha Ciaffone

26 de March de 2017

Oiiiimmmmmm, vou checar ❤❤❤

responder

Alessandra Piccoli

26 de March de 2017

Daher Junior

responder

Patricia Moura Claro

26 de March de 2017

Miguel Claro Clarinho

responder

Roseane Teles Vieira

26 de March de 2017

Olha Lima Junior Sissa Geller

responder

Sandra Dubiel

26 de March de 2017

responder

Carol Ina

27 de March de 2017

Rosa Hessel Mônica Hessel Ágatha Kussler Valéria Gonçalves Scangarelli Liana Hoffmeister

responder

Valéria Gonçalves Scangarelli

27 de March de 2017

Monstro Rosa maneira

responder

Rosa Hessel

27 de March de 2017

Sim... estou vendo. Alguns, já tenho.

responder

Liana Hoffmeister

27 de March de 2017

Uaahhh que legal!!!

responder

Karina B. Garcia

27 de March de 2017

Dianne Rodrigues de Melo AnnaCarol Brtta

responder

Adriana Drika Lima

27 de March de 2017

João Paulo Rodrigues,

responder