Dicas de Livros | Blog A Taba
7 x 7 contos crus: embora este não seja um bom lugar para nascer

7 x 7 contos crus: embora este não seja um bom lugar para nascer

Sete histórias narradas de modo cru, apresentando a realidade de cada lugar onde elas acontecem. Em todas elas, a iminência da explosão de uma bomba ou da interrupção de uma vida. Ora, um grupo de crianças salvas por um cachorro que, percebendo uma explosão iminente, guia as crianças para longe do perigo; ora, um bode narrando a partida de um homem no deserto em busca de seu lugar, em direção ao mar; ou, ainda, uma família de leões e de pessoas, disputando entre si a sobrevivência; e, por fim, um fantasma que revela, por meio de suas explorações, a barbárie na qual se ergueu nossa civilização.


Resenha
Sete histórias narradas de modo cru, apresentando a realidade de cada lugar onde elas acontecem. Em todas elas, a iminência da explosão de uma bomba ou da interrupção de uma vida. Ora, um grupo de crianças salvas por um cachorro que, percebendo uma explosão iminente, guia as crianças para longe do perigo; ora, um bode narrando a partida de um homem no deserto em busca de seu lugar, em direção ao mar; ou, ainda, uma família de leões e de pessoas, disputando entre si a sobrevivência; e, por fim, um fantasma que revela, por meio de suas explorações, a barbárie na qual se ergueu nossa civilização. O escritor e o ilustrador madrilenhos Ricardo Gómez e Juan Ramón Alonso nos apresentam, mediante suas palavras e seus desenhos “crus”, relatos de esperança pela sobrevivência em meio a conflitos extremos.
Trecho do livro
“Os humanos e os leões sabiam, cada um do seu jeito, que o acontecido fazia parte do jogo da vida. Cada um se consolou, pensando que aquele dia asseguraria o amanhecer seguinte. Era possível até que considerassem o encontro compensado.”