Dicas de Livros | Blog A Taba
A primeira reportagem

A primeira reportagem

O escritor e jornalista Sylvio Pereira (1911-1995) publicou A primeira reportagem no início da década de 1980, pela série “Vaga-lume”. É um livro de aventuras que tem como protagonistas dois jovens: o office-boy Roberto Malta e a secretária Beatriz Aires. É sim, amor à primeira vista – o qual se desenvolve na cumplicidade de ambos em resolver o sequestro dos filhos do Secretário da Fazenda. Foi por um acaso que Roberto teve acesso à informações sobre o paradeiro das crianças. E contando com a sorte, eles saem ilesos e transformados dessa empresa audaciosa.


Resenha
O escritor e jornalista Sylvio Pereira (1911-1995) publicou A primeira reportagem no início da década de 1980, pela série “Vaga-lume”. É um livro de aventuras que tem como protagonistas dois jovens: o office-boy Roberto Malta e a secretária Beatriz Aires. É sim, amor à primeira vista – o qual se desenvolve na cumplicidade de ambos em resolver o sequestro dos filhos do Secretário da Fazenda. Foi por um acaso que Roberto teve acesso à informações sobre o paradeiro das crianças. E contando com a sorte, eles saem ilesos e transformados dessa empreitada audaciosa. Em outros planos, o leitor é levado a imaginar os bastidores das redações, das instâncias de segurança e o dia a dia nos esconderijos.
Trecho do livro
“— Detestaria perder a sua companhia, mas a parada vai ser da pesada. Pode haver desgraça. Ficaria desesperado se lhe acontecesse algo. Suavizou-se a fisionomia da jovem. Sua mão pousou, brandamente, na de Roberto. As palavras assumiram entonação terna. — Compreendo, mas imagina minha aflição, se ficasse pensando nos riscos que enfrentará, sem contar com quem o ajude? Minha utilidade é muito limitada, mesmo assim… Interrompeu a frase, com receio de trair a emoção, mas ela era evidente e comunicou-se ao companheiro.” (p. 55)