Dicas de Livros | Blog A Taba
Histórias diversas

Histórias diversas

O título do livro – Histórias diversas – parece sugerir e antecipar seu conteúdo. O livro, publicado em 1947, e um dos últimos da carreira do escritor Monteiro Lobato, ganhou, na atual edição, graciosas ilustrações de Elizabeth Teixeira. As personagens da saga do sítio continuam presentes nas histórias curtas que compõem o livro bem como os seres dos contos de fadas; é o que acontece na peça de teatro de ato único “O Museu da Emília”, em que Chapeuzinho Vermelho volta ao sítio de Dona Benta depois de ter figurado em Reinações de Narizinho.


Resenha
O título do livro – Histórias diversas – parece sugerir e antecipar seu conteúdo. O livro, publicado em 1947, e um dos últimos da carreira do escritor Monteiro Lobato, ganhou, na atual edição, graciosas ilustrações de Elizabeth Teixeira. As personagens da saga do sítio continuam presentes nas histórias curtas que compõem o livro bem como os seres dos contos de fadas; é o que acontece na peça de teatro de ato único “O Museu da Emília”, em que Chapeuzinho Vermelho volta ao sítio de Dona Benta depois de ter figurado em Reinações de Narizinho. O texto da peça foi escrito em 1938 exclusivamente para ser encenado na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, em São Paulo.
Trecho do livro
“Os livros falam muito no pomar do sítio de Dona Benta, mas nunca se referem ao jardinzinho que lá havia, nos fundos da casa, antes do quintal”.”