Dicas de Livros | Blog A Taba
A Taba lança o Primeiro Clube de Livros para Jovens Leitores

A Taba lança o Primeiro Clube de Livros para Jovens Leitores

A Taba lança o primeiro Clube de Livros para Jovens Leitores. São duas categorias, destinadas aos jovens leitores de 11 e 12 anos e 13 e 14 anos. Além dos livros, os jovens participam de grupo fechado, recebem conteúdos para leitura imersiva e participam de encontro virtual para discutir sobre as obras enviadas.


Em um cenário em que 67% dos jovens brasileiros não sabem distinguir fato de opinião se faz urgente a leitura como hábito desde a primeiríssima infância. A Taba acredita que a tarefa de formar leitores é um compromisso coletivo fundamental para a construção da cidadania. 

Criado em 2013, o Clube de Leitores A Taba envia mensalmente para famílias de todo o Brasil e de alguns países no exterior livros literários de alta qualidade. As obras são selecionadas por um time de curadores com experiência de mais de 20 anos em educação e literatura.

A proposta é enviar obras que contribuam para a formação leitora das crianças, até então na faixa etária de 0 a 11 anos, promovendo boas conversas entre adultos e crianças. A partir de agosto passaremos a oferecer duas novas categorias: para os jovens leitores de 11 e 12 anos e aos jovens leitores de 13 e 14 anos.

A Taba cresceu e nossos jovens leitores também

“Nossos primeiros assinantes cresceram. Sentimos a necessidade de atender esses jovens leitores, que acabam se limitando à leitura de um ou dois gêneros apenas. Conhecemos bem este público e sabemos que eles demonstram maturidade para leituras mais complexas e querem ler melhor a si mesmos e ao mundo”, explica Denise Guilherme, fundadora do Clube de Leitores A Taba.

A aposta da curadoria está nos livros que ampliem o olhar dos jovens leitores para o contexto em que vivemos e que, acima de tudo, provoquem reflexões e boas conversas entre eles.

Essas trocas se darão por meio de plataforma digital com conteúdos que expandem a leitura e um encontro virtual, para conversar sobre o livro, com espaço para escuta e diálogo entre os jovens.

Nas categorias focadas no público infantil — Bebês, Iniciantes, Autônomos e Experientes — temos rodas de leitura, em que nossos mediadores fazem a leitura dos livros enviados aos assinantes. São encontros riquíssimos que abrem conversas e contam com a participação de autores, ilustradores e famílias.

Para os jovens, entendemos que o lugar ocupado pela leitura está além da família e da escola. Por isso queremos fomentar entre eles o diálogo e a escuta, fundamentais para a formação de leitores críticos do mundo.

A assinatura para este público inclui a participação em grupo fechado e uma roda de conversa sobre os livros enviados, que serão lidos pelos assinantes previamente, cada um no seu ritmo.