Dicas de Livros | Blog A Taba
O muro: crescendo atrás da Cortina de Ferro

O muro: crescendo atrás da Cortina de Ferro

Em “O muro”, Peter Sís – vencedor do Prêmio Hans Christian Andersen em 2012 – conta a história da repressão comunista até a queda do Muro de Berlim, em 1989.


Em O muro: crescendo atrás da Cortina de Ferro, Peter Sís – vencedor do Prêmio Hans Christian Andersen em 2012 –  conta a história da repressão comunista até a queda do Muro de Berlim, em 1989.

Utilizando desenhos, relatos pessoais e dados históricos, o autor apresenta uma ampla visão sobre a vida na Alemanha na segunda metade do século passado.

Quando sonhar parecia impossível e quase tudo era proibido, Peter Sís encontrou uma forma de sobreviver registrando suas ideias em textos e desenhos repletos de poesia e humor, compartilhando-os com os jovens leitores deste premiado livro.

Utilizando diferentes recursos visuais, o autor criou uma obra que possibilita inúmeras leituras para descobrir cada uma das pistas escondidas nas incríveis imagens produzidas pelo autor.

Quem é Peter Sís?

Peter Sís - O Muro

Escritor, ilustrador e cineasta, o artista Peter Sís sempre foi incentivado pelos pais – uma pintora e um cineasta – a se expressar por meio de desenhos desde a mais tenra idade. Foram eles os responsáveis por fazer com que o pequeno Peter tivesse sempre à mão papéis e lápis para representar as histórias do avô e as grandes viagens do pai contadas nas reuniões em família.

Peter estudou pintura e cinema. E foi graças a um conselho de Maurice Sendak – famoso autor de livros infantis – que começou a ilustrar para o jornal The New York Times, tornando-se bastante conhecido nos Estados Unidos. 

Os materiais que mais usa para criar seus desenhos repletos de detalhes são caneta, nanquim e aquarela. Ele diz que cada ilustração pode demorar meia hora, um dia ou mesmo uma semana até que fique pronta.

Seu primeiro livro infantil foi publicado há 30 anos, logo após o nascimento de seus dois filhos. Desde então, suas obras têm sido traduzidas em muitos países, recebendo os mais importantes prêmios da literatura infantil e juvenil.

Por que “O Muro” livro foi escolhido para os leitores experientes do Clube de Leitores A Taba?

Em “O muro”, Peter Sís emprega todo seu talento para mostrar que é possível falar de questões relacionadas à política e à ideologia para leitores de todas as idades.

Trazendo à tona os acontecimentos relativos à construção e queda do Mundo de Berlim, o autor apresenta a multiplicidade dos olhares que dão forma às narrativas humanas. Afinal, as histórias que contamos e que acreditamos são sempre resultado daquilo que vimos e experimentamos e principalmente, de tudo o que nos contaram.

Com textos ora informativos, ora divertidos e poéticos, Peter Sís construiu uma obra que revela que aquilo que chamamos de História é, na verdade, apenas uma das visões possíveis de um fato.

Você já parou para pensar como contaria a sua própria história?


Em setembro de 2017, fizemos uma roda de leitura sobre o livro O muro: crescendo atrás da Cortina de Ferro. Para acessá-la, clique aqui.

Banner A Taba


 Este post foi atualizado. Post publicado originalmente em setembro de 2018.