Dicas de Livros | Blog A Taba
Maio 2014

Maio 2014

Programe-se com nossa seleção de eventos desse mês relacionados ao mundo dos livros, dos leitores e da leitura.


Contações de histórias
*Conto de Brinquedo
Através da pesquisa da manipulação de brinquedos antigos e atuais, a Cia. traz diferentes histórias, como a de dois irmãos, Ping e Pong, que disputam a mesma bola; o circo de variedades; o disco voador que pousou em uma cidade; os pássaros (livros, gibis e revistas que se transformam) e suas histórias de vida, dentre outras.
A música ao vivo, que é tocada com diferentes instrumentos, dentre eles os de brinquedo, faz parte dessa divertida brincadeira.
Com a Cia. Navega Jangada.
Quando? De 3 a 31/05
Onde? SESC Vila Mariana

* Contos Macabros
Quem disse que os contos de fada são só feitos de alegria? Venha ouvir os mais macabros contos, no meio de um bosque encantado, à noite. Isso se tiver coragem, é claro!
Com a equipe Sesc.
Quando? De 17/05
Onde? SESC Interlagos

* Menestréis Sem Rima – Histórias de Lugares Distantes
Acompanhados de seus instrumentos musicais, os menestréis viajam o mundo procurando a canção perfeita. Eles fazem canções para tudo o que está em volta deles. Ou melhor, tentam, pois nunca conseguem achar a rima final dessas músicas.
O público, então, é convidado a ajudar os atrapalhados menestréis a encontrar a melhor combinação de palavras para os finais das canções. Uma atividade que busca estimular a imaginação, o raciocínio e a oralidade, levando ao público, de forma leve e divertida, o universo da poesia. Intervenção itinerante com Luiz Aranha e grupo.
Quando? 17 e 18 de maio
Onde? SESC Santana

* Adil ou o Medo Gigante de um Leão Mansinho – Conto Hebraico
O príncipe tem um desafio para se tornar rei. Enfrentar um leão!
Morrendo de medo, ele foge, atravessa 3 cidades mágicas e, em cada uma delas, encontra leões aterrorizantes! Na terceira cidade, o príncipe encontra um amor e decide regressar e enfrentar o desafio imposto por seu pai.
Qual a surpresa do príncipe ao descobrir que o leão daquele reino é um bicho dócil, pacato e mansinho! Com Kiara Terra.
Quando? 18 de maio
Onde? SESC Santana

* Do Saara às Savanas – As Histórias que a África Conta
A partir das histórias selecionadas por Nelson Mandela no livro “Meus contos Africanos” e por Reginaldo Prandi no livro “Contos e lendas afro-brasileiros – A criação do mundo”, dentre outras lendas africanas, a intervenção traz ao público diversas lendas e mitos africanos, conta histórias do surgimento do mundo, da noite, da Terra, do caçador, da criança e da comida.
A atividade mostra, a partir de histórias tradicionais do continente africano, uma série de ensinamentos e memórias culturais que representam elementos essenciais para a formação da cultura e identidade brasileiras. Com Núcleo Esporos.
Quando? 18 de maio
Onde? SESC Santana

* Histórias de Nasrudin – História Popular Sufi
Nasrudin foi um filósofo árabe que viveu no século XIII na atual Turquia. Pensador e sábio populista, Nasrudin aparece em diversas histórias e anedotas da tradição oral sufi. Nesta contação, os artistas se valem dessa personagem histórica para narrar outras histórias, mostrando Nasrudin às vezes como um sábio, às vezes como um tolo, por vezes sisudo e, em outras vezes, bem humorado. Com grupo Moacir tem Barba Branca.
Quando? 18 de maio
Onde? SESC Santana

* Virada da poesia – CAVACO E SUA PULGA ADESTRADA
Depois de cair de paraquedas no picadeiro, a pulga se prepara para realizar mais uma grande façanha: saltar de um canhão em direção à estratosfera! Ela conta com a ajuda do excêntrico Cavaco, e juntos demonstram uma série de habilidades musicais, mágicas e malabarísticas. Tudo temperado com muito humor e improviso, incentivando assim a participação ativa do público na construção do espetáculo.
Caravana Tapioca surgiu da união dos artistas Anderson Machado e Giulia Cooper. Já se apresentou em palcos e picadeiros de todo o Brasil, pesquisando o circo-teatro na rua como forma de democratização da arte.
Quando? 18 de maio
Onde? Casa das Rosas

* Hoje é dia de história
Uma apresentação de contação de histórias divertida e interativa, na qual também levamos o livro para que todos possam ver as ilustrações e conhecer os autores. Afinal, todo dia é dia de história!
Cia. Hora da História é formada pelas atrizes Camila Cassis e Natália Grisi, que trabalham juntas desde 1998.
Quando? 25 de maio
Onde? Casa das Rosas

Cursos e Oficinas
* OFICINA: CAPTURAS NO TABULEIRO
Coordenação: Edith Derdyk e Rodrigo Gontijo
2/7 – quarta-feira – 15h às 18h
Público: interessados em geral
30 lugares (retirar senha com 30 minutos de antecedência)
A atividade propõe a exploração das diversas formas de registro – vídeo, foto, escrita e desenho – das performances que serão realizadas ao vivo por Lua Tatit.

* WORKSHOP: LIVRO ABERTO
Coordenação: Teresa Berlinck
28 a 30/5 – quarta a sexta-feira – 18h30 às 21h30
Público: interessados em desenho, a partir de 16 anos
Inscrições: 1/4 a 15/5
Seleção: carta de interesse
12 vagas
A partir da leitura de textos e da análise visual de ilustrações e desenhos sobre páginas impressas, o participante vai recontar os conteúdos e reeditar os textos, refletindo sobre literatura, ilustração e desenho na arte contemporânea para a produção de um livro-objeto de artista.
A artista plástica Teresa Berlinck é mestre em Produção, Teoria e Crítica em Artes Visuais. Trabalha com desenho, escultura, gravura, instalação e obras em colaboração com o público. Expôs em espaços importantes de São Paulo como Galeria Vermelho, Galeria Millan e Galeria Sesc, e também no Solar do Barão (Curitiba) e no Museu Murillo La Greca (Recife).

* MINICURSO: LITERATURA, FUTEBOL E JORNALISMO
Coordenação: Rodrigo Viana
26 a 28/5 – segunda a quarta-feira – 18h30 às 21h30
Público: estudantes de comunicação e literatura, escritores, cronistas de esportes, jornalistas e demais interessados a partir de 18 anos
Inscrições: 1/4 a 15/5
Seleção: carta de interesse e currículo breve
15 vagas
A proposta é voltada à crônica brasileira cujo tema é o futebol. Durante o minicurso serão lidos e analisados textos escritos por craques do jornalismo e da literatura, como Mário de Andrade, Lima Barreto, José Roberto Torero e João Saldanha. A ideia é verificar como a crônica de futebol se instalou na imprensa brasileira e os seus desdobramentos para a literatura e o jornalismo.
O jornalista Rodrigo Viana, torcedor da Ferroviária de Araraquara, é mestre em Estudos Literários pela Unesp e professor de pós-graduação em Jornalismo Esportivo. Foi repórter do SBT e colunista da revista Imprensa; ministra palestras, oficinas e workshops em parceria com a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Criador do FutCiência – grupo de estudos dentro da Universidade do Futebol – e membro do Memofut – Grupo de Literatura e Memória do Futebol. Publicou o livro “A bola e o verbo – o futebol na crônica brasileira”.

Outros Eventos
* BOCA DO CÉU – ENCONTRO INTERNACIONAL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS
Coordenação: Regina Machado
12 a 18/5 – segunda-feira a domingo – entre 8h15 e 21h
Público: atores, contadores de histórias e interessados na arte da narração
Inscrições: http://www.bocadoceu.com.br/
Em sua 6ª edição, o Boca do Céu – Encontro Internacional de Contadores de Histórias traz uma programação de oficinas, espetáculos, debates, conversas e espaços de narração para todas as idades. Além de artistas narradores de todo Brasil, participam do encontro convidados internacionais como Ron Evans, Jihad Darwish, Clare Murphy, Michael Hindenoch, Hugh Cotton, Dan Yashinski, Elvia Perez e Nathalie Bentolila. O evento acontece também em outros espaços de São Paulo: verifique a programação completa, locais, horários e inscrições no site.

* Conversas ao Pé da Página
O ciclo de seminários CONVERSAS AO PÉ DA PÁGINA tem como premissa o intercâmbio de experiências e de conhecimentos em torno da literatura, leitura, livros para crianças e jovens e formação de leitores. Neste sentido, desde a sua primeira realização em 2011, reúne especialistas brasileiros e estrangeiros de prestígio, tanto no plano teórico como no prático, que apostam na reflexão, no diálogo e no debate como o caminho para a descoberta.
Quando? De 13 a 15 de maio
Onde? SESC Pinheiros

* Praça da Leitura com Fábio Figueiredo e Fernanda Machado
Todo livro conta uma história. Em prosa, verso ou narrativa. Inventada, sonhada ou real. Poética, romanceada, dramática, divertida, épica. Na mediação literária os participantes ouvem e experimentam diversos gêneros e estilos literários, descobrem autores e histórias, degustando pequenos trechos que são contextualizados em tempo, espaço, perfil do autor e sua obra.
Os participantes fazem perguntas sobre os livro, às vezes sobre vocabulário ou enredo, e frequentemente sobre os autores. Opinam sobre o visual do livro, manuseiam e folheiam os que mais acharam interessantes, às vezes compartilham comentários com os demais participantes e assim ganham intimidade com a obra, o autor e a leitura.
Despertado o interesse, o mediador discorre sobre como ter acesso a outros livros do gênero (indica bibliotecas, sebos, internet, empréstimo de amigos) e como a leitura amplia horizontes. A mediação fomenta a formação de novos leitores como um entretenimento prazeroso e a descoberta de novos universos e histórias.
Sobre os mediadores:
Fabio Figueiredo é contador de histórias, atua em saraus literários em espaços públicos e eventos. Trabalhou nas Contações Mari, Catapimba e toda a turma e Histórias Contadas dos Cantos de Mim. Ministra oficinas de Contação  de Histórias. Com a MUDA, foi curador de conteúdo e contador de histórias no projeto Catando Estórias nas ruas de São Paulo, com obras literárias do coletivo Dulcineia Catadora. Foi curador de conteúdo literário e coordenou equipe de 15 contadores no projeto da MUDA de Ocupação Literária CPTM – 8a. edição do LivroLivre.
Fernanda Machado é Mestra em Artes Cênicas pela ECA/USP, atuou na Cia São Jorge de Variedades nos premiados espetáculos BARAFONDA (Petrobras Cultural, indicado ao Prêmio Shell na Categoria Especial e ganhador dos Prêmio CPT 2012 Melhor Dramaturgia, Melhor Direção, Melhor Espetáculo apresentado em rua), O SANTO GUERREIRO E O HERÓI DESAJUSTADO (Petrobrás Cultural e Prêmio Shell Melhor Figurino) e AS BASTIANAS (Fomento ao Teatro na cidade de SP). É artista-Orientadora do Programa Vocacional Teatro – Secretaria Municipal de Cultura – no CEU Rosa da China, São Paulo.
Local: Praça Ministro Costa Manso
Quando? De 21 de maio
Onde? SESC do Carmo

 *    Sempre um Papo com Ana Miranda
Ana Miranda é a convidada do Sempre Um Papo para debate e lançamento de dois livros: Semíramis (Companhia das Letras) e O Peso da Luz – Einstein no Ceará (Armazém da Cultura).
Com rara habilidade de trazer até o presente o sentimento vivo do passado, Ana já recriou algumas passagens decisivas da literatura brasileira.
Quando? De 27 de maio
Onde? SESC Vila Mariana

* PROJETO DE RESIDÊNCIA: TABULEIRO: 2 OU + PRETEXTOS POÉTICOS
Coordenação: Edith Derdyk, Lua Tatit e Talma Salem
Criação: Dudu Tsuda, Edith Derdyk, Lua Tatit, Rodrigo Gontijo e Talma Salem
Concebida pela artista plástica Edith Derdyk e pela bailarina-coreógrafa Lua Tatit, a instalação coreográfica “Tabuleiro”, apresentada em 2013 no Sesc, baseia-se no conceito de site specific e compreende quatro áreas: artes visuais, dança, música e vídeo. A partir da instalação coreográfica inicial, a proposta deste projeto de residência é dar sequência ao processo – os artistas continuarão a explorar novas possibilidades de criação – e realizar uma série de ações paralelas, abertas ao público.
*  INSTALAÇÃO
Abertura: 24/5 – sábado – 15h
Visitação: 26/5 a 19/7 – segunda a sexta-feira – 10h às 21h | sábados – 10h30 às 17h30
Exposição da instalação “Tabuleiro”, com registros em vídeo do processo de montagem e de apresentações das performances. A exposição também apresenta uma série de fotografias de Kriz Knack sobre a instalação.
*  ENCONTROS / EXPERIMENTOS
Com: Edith Derdyk, Lua Tatit, Dudu Tsuda e Rodrigo Gontijo
31/5; 7 e 14/6; e 16 e 19/7 (16/7 – quarta-feira) – sábados – 15h às 17h
60 lugares (retirar senha com 30 minutos de antecedência)
Espaço em que os artistas das quatro áreas de criação da instalação farão experimentos pontuados por conversas com o público, tendo como ponto de partida a discussão sobre o site specific em cada uma das linguagens: instalação, com Edith Derdyk; dança-performance, com Lua Tatit; instalação sonora, com Dudu Tsuda; e vídeo, com Rodrigo Gontijo. Cada encontro será com um dos criadores; o último encontro reunirá os quatro artistas, numa discussão sobre processos de criação colaborativa.
Edith Derdyk é artista plástica, ilustradora e educadora. Desde 1981, realiza exposições em instituições como MASP, MAM, MAC, Pinacoteca do Estado, CCBB-RJ, Instituto Tomie Ohtake, Paço das Artes e Paço Imperial. Também expôs na Alemanha, México, Colômbia, Suécia, Suíça, França e Dinamarca. É autora dos livros “Formas de pensar o desenho”, “O desenho da figura humana”, “Linha de costura” e “Linha de horizonte – por uma poética do ato criador”; organizou as antologias “Disegno, desenho, desígnio” e “Entre ser um e ser mil: o objeto livro e suas poéticas”.
Lua Tatit é atriz, bailarina e professora de yoga, formada em Comunicações das Artes do Corpo, pela PUC. Conquistou o edital Novos Coreógrafos – Novas Criações: Site Especific, do Centro Cultural São Paulo, pela obra performática “Centímetros decibéis” (2009), e o edital do 14º Cultura Inglesa Festival, com o espetáculo “Branco” (2010). Em 2013 apresentou o espetáculo “Tabuleiro” no Sesc Santo Amaro.
Dudu Tsuda é artista multimídia, músico, compositor, produtor musical, performer e professor convidado da PUC. É mestre pelo programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC. Foi indicado ao prêmio Sérgio Motta, em 2009. Contemplado pelos programas de residências artísticas: Institut Français Résidences aux Recollets; Cité Internationale de Arts de Paris; e Tokyo Wonder Site.
Rodrigo Gontijo é artista visual, documentarista e professor na PUC e no Centro Universitário Senac. Desenvolve projetos em performance, dança contemporânea e cinema ao vivo. Seus trabalhos foram apresentados em mostras e festivais de São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Gramado, Montreal e Marrakesh. Foi premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte e Festival de Gramado.
* PERFORMANCES
17 a 19/7 – quinta-feira a sábado – 17h às 20h
60 lugares (retirar senha com 30 minutos de antecedência)
Apresentações das performances coreográficas construídas ao longo da ocupação/residência.

* Literatura de Berço
Atividade literária oferecida aos pais e diversão para os bebês. Nos encontros são apresentados poemas, contos e crônicas de autores renomados para mães e pais acompanhados de seus bebês, com idade entre 3 e 18 meses. A Casa das Rosas oferece conforto e aconchego à família, como fraldário e fácil acesso.
Especial Dia das Mães. Teremos literatura, música, bate-papo sobre o universo materno e muita troca de experiência, com a Poeta e Diretora do Espaço de Leitura no Parque, Tatiana Fraga.
Quando? 13 de maio
Onde? Casa das Rosas

* VIRADA DA POESIA – CRIANÇAS NO HIP HOP
Domingo, 18 de maio, 11h.
Um grupo de quatro jovens artistas da periferia de São Paulo vai cantar seus refrãos em conjunto, e cada um vai fazer seu próprio freestyle de improviso. Tudo isso enquanto dançam e fazem suas performances individuais.
Hip Hop Kids é MC Soffia, MC Ogizinho, MC Tumtum e MC Jamal. Eles começaram a mandar suas rimas depois de participarem da oficina de MCs no projeto Futuro do Hip Hop.