Dicas de Livros | Blog A Taba
As mais belas histórias das Mil e uma noites

As mais belas histórias das Mil e uma noites

As histórias se entrelaçam na voz de Sherazade, a jovem moça que se arrisca e se casa com o rei a fim de poupar as vidas de outras mulheres. O rei estava decidido a se casar todo dia com uma moça do reino e matá-la na manhã seguinte, em resposta à traição que sofrera por parte de sua primeira esposa. Entretanto, Sherazade, com seu encanto e inteligência, consegue reverter a situação, contando ao rei, a cada noite, uma bela história.


Resenha
As mais belas histórias das mil e uma noites é a belíssima edição das histórias árabes recontadas por Arnica Esterl e ilustradas por Olga Dugina. O livro reúne cinco das famosas narrativas que tiveram origem na Índia e na Pérsia e ficaram conhecidas no mundo todo. As histórias se entrelaçam na voz de Sherazade, a jovem moça que se arrisca e se casa com o rei a fim de poupar as vidas de outras mulheres. O rei estava decidido a se casar todo dia com uma moça do reino e matá-la na manhã seguinte, em resposta à traição que sofrera por parte de sua primeira esposa. Entretanto, Sherazade, com seu encanto e inteligência, consegue reverter a situação, contando ao rei, a cada noite, uma bela história. Entre elas, está “Ali Babá e os quarenta ladrões”, que narra como um pobre lenhador descobre uma caverna na floresta repleta de riquezas e inicia uma luta com os quarenta ladrões, que guardavam os tesouros roubados no esconderijo.
Trecho do livro
“O chefe do bando colocou-se diante do rochedo e gritou: “Abre-te, Sésamo!”. Num instante tornou-se visível um grande portal, que se abria na pedra, sem fazer ruído. Os homens entraram, e o portal se fechou silenciosamente.”
P.19