Dicas de Livros | Blog A Taba
Clube de Leitura ODS: de olho em 2030

Clube de Leitura ODS: de olho em 2030

Foi lançado neste mês o Clube de Leitura ODS, uma iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas) para incentivar crianças entre 6 e 12 anos a se envolver com os princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.


Foi lançado neste mês o Clube de Leitura ODS, uma iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas) para incentivar crianças entre 6 e 12 anos a se envolver com os princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Ao todo, o Clube selecionou 175 livros como referências para os 17 objetivos.

Você sabe o que são os ODS?

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram adotados por líderes mundiais na histórica Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, em setembro de 2015. Englobando assuntos que vão de saúde a igualdade de gêneros e educação, os objetivos mobilizam esforços ao redor do mundo para erradicar todas as formas de pobreza, combater desigualdades e lidar com mudanças climáticas, garantindo que ninguém seja esquecido.

Mas o que a literatura infantil e um clube de leitura tem a ver com isso?

O Clube de Leitura relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas foi lançado na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, em 2019. Seu objetivo é usar os livros como ferramenta que incentiva crianças entre 6 e 12 anos a interagirem com os princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, por meio de uma lista de livros de várias partes do mundo. Essas obras foram selecionadas de acordo com os 17 ODS, e estão disponíveis nas seis línguas oficiais da ONU: árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol.  

Nós da Taba sabemos o quanto a leitura é importante na vida das crianças. São sete anos contribuindo com a construção de muitas histórias. Recebemos com muita alegria a notícia de que alguns dos livros que nossos assinantes já receberam fazem hoje parte desta importante seleção, que mira um mundo melhor!

Conheça os livros que fazem parte do Clube de Leitura ODS e também da biblioteca dos assinantes da Taba!

* com informações da ONU e da CBL.