Comédias para se ler na escola
Comédias para se ler na escola é uma reunião das crônicas de Luis Fernando Veríssimo realizada pela escritora Ana Maria Machado. Como o título sugere, a seleção foi pensada para os jovens leitores, dando destaque às situações de humor. Divididas em seis temas, as histórias envolvem todos os leitores que apreciam uma boa diversão, abordando assuntos dos mais variados, desde os enganos curiosos que podem ocorrer entre as pessoas, até as singularidades da língua portuguesa.
Resenha
Comédias para se ler na escola é uma reunião das crônicas de Luis Fernando Veríssimo realizada pela escritora Ana Maria Machado. Como o título sugere, a seleção foi pensada para os jovens leitores, dando destaque às situações de humor. Divididas em seis temas, as histórias envolvem todos os leitores que apreciam uma boa diversão, abordando assuntos dos mais variados, desde os enganos curiosos que podem ocorrer entre as pessoas, até as singularidades da língua portuguesa. Em Equívocos, lemos a crônica “O homem trocado”, que conta a desastrada cirurgia de troca de sexo da personagem. Já em De olho na linguagem, nos divertimos com a crônica “Defenestração”, que reflete sobre os sentidos das palavras pouco comuns no nosso dia a dia.
Trecho do livro
“Certas palavras têm o significado errado. Falácia, por exemplo, devia ser o nome de alguma coisa vagamente vegetal. As pessoas deveriam criar falácias em todas as suas variedades. A Falácia Amazônica. A misteriosa Falácia Negra.” P. 59