Dicas de Livros | Blog A Taba
Consegue ouvir meu coração?

Consegue ouvir meu coração?

“Consegue ouvir meu coração?” é um livro para ser revisitado frequentemente, com potencial para gerar conversas sobre bullying.


O que você faz, para onde vai, quando o silêncio se torna um fardo muito pesado? Quais são seus gatilhos, seus espaços de cura, como se recupera das circunstâncias da vida? Essas não são perguntas fáceis de responder, ainda mais quando se é criança e sua formação física, intelectual e emocional ainda está em estágio inicial de formação.  Em “Consegue ouvir meu coração?” acompanhamos o protagonista por uma trajetória solitária em direção à escola, local em que ao invés de encontrar a segurança e o conforto fundamentais para seu desenvolvimento, se depara com hostilidade e violência. A continuação de sua jornada é o que torna este livro-imagem tão especial, quando o leitor descobrirá de que modo o protagonista se alimenta para não sucumbir a uma dinâmica escolar negligenciada pelos adultos.

Quem é a autora de “Consegue ouvir meu coração?”

A sul coreana Jo A-ra foi uma criança introspectiva e tímida, dessas que preferem brincar sozinhas e evitam conversas. Era para o piano, os livros e os brinquedos que ela dedicava sua companhia e diálogos e, ao longo dos anos, foi encontrando na literatura um espaço confortável para ser ela mesma, uma pessoa quieta por fora e falante por dentro. Após estudar literatura coreana na universidade, Jo acabou encontrando no universo das ilustrações o espaço para se comunicar e, com dois livros publicados, chega ao Brasil este que é um título inspirado nas vivências infantis de Jo A-ra por Seoul, pelo espaço escolar e pela forma como a música – em seu caso, o piano – a acolheu.

Por que escolhemos este livro para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?

As consequências do bullying para a saúde mental são intensas e duradouras. Por mais que haja um movimento real de promover ações de prevenção e combate a esse tipo de comportamento, nem sempre o espaço escolar é capaz de evitá-lo. Conversar e ensinar a identificar sinais de violência é uma tarefa fundamental para que as crianças possam construir estratégias para transitar por este tipo de situação de maneira a interromper ciclos de violência.  “Consegue ouvir meu coração?” é um livro para ser revisitado frequentemente, com potencial para gerar conversas com crianças e adolescentes sobre o tema.