Contos de animais
“Contos de Animais” convida o leitor a conhecer e se reconhecer neste cenário cercado de barro, matas e bichos, compreendendo-se parte de manifestações culturais brasileiras que merecem ser preservadas.
“O que o povo ensina e a tradição conserva. Do jeito que o povo fala.” A coleção Cascudinho da Editora Global visa preservar e divulgar o trabalho de Câmara Cascudo apresentando às novas gerações histórias que foram recolhidas e catalogadas pelo folclorista ao longo dos anos. Em “Contos de Animais” o leitor é apresentado a uma série de histórias curtas sobre o universo animal, verdadeiras crônicas da floresta que trazem animais personificados vivenciando acontecimentos do dia-a-dia das matas e florestas brasileiras. Uma celebração do nosso folclore e da tradição oral, “Contos de Animais” é um livro brasileiríssimo que encanta adultos e crianças, que faz rir, refletir e, principalmente, valorizar essas histórias que atravessaram os anos.
Quem são os autores de “Contos de animais”?
Foi através da união entre sua simpatia e a dedicação aos estudos que o potiguar Luís da Câmara Cascudo (1898 – 1986) foi conhecendo e reunindo ao longo de sua longa vida causos e histórias brasileiras, construindo um catálogo impressionante do folclore e da cultura popular de nosso país. Seu trabalho mais importante foi lançado em 1954: “O Dicionário do Folclore Brasileiro”, reconhecido no mundo inteiro. Se um dia visitar Natal, não deixe de conhecer o Instituto Cultural Câmara Cascudo, localizado na casa onde ele residiu por 40 anos.
Paulistana, Cláudia Scatamacchia cresceu observando o trabalho minucioso dos avôs e avós, que trabalhavam com costura, sapataria e ferro batido. Como ilustradora imprime em sua longa obra o fazer detalhista destes ofícios que tanto lhe influenciaram.
Por que escolhemos este livro para enviar aos assinantes do Clube de Leitores A Taba?
A imaginação infantil se encaixa perfeitamente no universo de encantamento que passa de geração em geração pelo nosso país. “Contos de Animais” convida o leitor a conhecer e se reconhecer neste cenário cercado de barro, matas e bichos, compreendendo-se parte de manifestações culturais brasileiras que merecem ser preservadas. Um retrato da cultura nacional, este livro encanta e emociona por sua brasilidade e atemporalidade.