Autor: Edomondo De Amicis
Editora: Cosac & Naify
Ano: 2011
Resenha:
Que semelhanças e diferenças podemos encontrar entre os alunos de hoje e aqueles do século XIX? Entre um menino brasileiro e um italianinho? Como eram as relações entre alunos e professores? O que a escola representava no universo juvenil? Essas são algumas perguntas que são respondidas ao longo desse livro-diário, cujo narrador é um estudante que, ao longo de um ano letivo numa escola primária, nos apresenta o mundo aos seus olhos: a cultura, os valores e as relações humanas em seu país.
Coração é um clássico da literatura italiana, publicado pela primeira vez em 1886, que emociona, mesmo com as profundas transformações comportamentais ocorridas na atualidade.
O livro possui linguagem sofisticada e rico vocabulário. Merece um tratamento especial por parte de quem indica a leitura: localizar exatamente o tempo e o espaço dessa narrativa, propondo aos jovens leitores uma reflexão mais ampla sobre os mundos dentro do mundo, e alertando que, com relação ao sentimento, todos nós possuímos um coração.
Trecho do livro:
“Garroni atrai o afeto de todos; Derossi a admiração. Obteve a primeira medalha, será sempre também o primeiro esse ano; ninguém pode competir com ele, todos reconhecem sua superioridade em todas as materias.”
Para quem?
Para quê?