Dicas de Livros | Blog A Taba
A cortina da tia Bá

A cortina da tia Bá

Esta pequena e encantadora história acontece quando tia Bá, uma costureira, pega no sono enquanto estava a bordar uma cortina feita por encomenda. É nesse momento que os animais atentos se movimentam para o lago da cidade de Milpassinhópolis – onde vivem homenzinhos e mulherzinhas. Estamos mais uma vez no tempo mítico e tia Bá de costureira passa à feiticeira na visão dos habitantes da cortina.


Resenha

 Virginia Woolf (1882-1941) é uma das mais inovadoras e influentes escritoras do século XX. Esta pequena e encantadora história acontece quando tia Bá, uma costureira, pega no sono enquanto estava a bordar uma cortina feita por encomenda. É nesse momento que os animais atentos se movimentam para o lago da cidade de Milpassinhópolis – onde vivem homenzinhos e mulherzinhas. Estamos mais uma vez no tempo mítico e tia Bá de costureira passa à feiticeira na visão dos habitantes da cortina. Como é característico da linguagem de Virginia Woolf, as personagens e a paisagem são descritas com uma riqueza de detalhes que nos deleitam. As bonitas ilustrações de Julie Vivas além de complementarem as imaginações do texto ao animarem os bichinhos, as pessoazinhas e a cidade da cortina azul, criam um espaço de sonho peculiar com suas cores e ângulos surpreendentes.

Trecho do livro:

 “Mas assim que Tia Bá roncou pela quinta vez, o pano azul se transformou em ar azul; as árvores se agitavam; você poderia ouvir a água do lago quebrando na margem e ver as pessoas se movendo na ponte e acenando das janelas.” (P. 8)