As crianças pequeninas e a literatura – banhos de linguagem

por:

No dia 11 de maio, A Taba iniciou o Ciclo de Conversas sobre Leitura com Bebês, tendo como convidada Edi Fonseca.

Edi é educadora e especialista em formação de professores. Pedagoga e narradora oral e atriz. Nos últimos tempos, vem se dedicando ao estudo sobre as práticas de leitura para bebês buscando responder às demandas de seu trabalho com educadores de primeira infância.

Autora do livro Com olhos de ler, Editora Blucher – livro que foi entregue pelo MEC para todas as escolas de Educação Infantil.

Sua pesquisa sobre a literatura e as crianças pequeninas rendeu um reconhecimento do Instituto Emília, em 2017.

O tema da primeira conversa foi “As crianças pequeninas e a literatura – banho de linguagem”.

Durante o encontro, Denise Guilherme – idealizadora da Taba – e Edi Fonseca conversaram sobre a importância dos primeiros contatos do bebê com a linguagem, desde a atribuição do seu nome, até as suas aproximações com os livros.

Edi Fonseca falou sobre como realizar leituras com os bebês, de que maneira interagir e compartilhou algumas dicas sobre como escolher livros para crianças muito pequenas.

Confira como foi a conversa:

O Ciclo de Conversas é um evento realizado pela Taba em parceria com o Itaú Social e apoio do Associação Nova Escola, Instituto Avisa Lá, Escalier, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Instituto Singularidades e Unibes Cultural.

O próximo encontro será quinta-feira, dia 14 de maio, às 19h, com Juliana Daher. Vamos conversar sobre Cantos, cantigas e brincadeiras cantadas: a importância do corpo e do movimento para os bebês.

deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

16 comentários
  • O bebê tem várias formas de linguagem, basta ficar atenta ao sinal dele. Para a leitura tem que ter algum atrativo, um fantoche, um brinquedo. São muito curiosas, prestam atenção em tudo. Estou gostando muito do início da conversa.

  • Live sensacional, muita aprendizagem envolvida…
    Momento de muita delicadeza, leveza e encantamento…
    Foi possível fortalecer minha conduta com bebês e crianças pequenas no cei…
    Temática de meu TCC
    Gratidão pela partilha

  • Elisabete Crisóstomo Rodrigues

    Sou encantada por histórias infantis
    Tive a coleção tava há mais de trinta anos atrás ainda tenho um dos livros
    Que é a folia de feijão que além da história se dá pra fazer um bom trabalho ,dirigido, inclusive junto com a história alguns exercícios de rolar ao chão virar minhoca, conversar baixinho como a formiga.
    Montar o um boneco com chapéu de funil.
    E ainda vinha acompanhado de disco de vinil.

  • Roseli costa moreira gomes dos santos

    Muito boa está live aliás ótima. Trabalho com bebes e foi muito útil para estes dias de psndemia e quarentena informou, formou e meu repertório aliou muito achei pertinente, importante e agradavel.

  • Marina Rodrigues de Lima

    Tive uma experiência que me deixou encantada , fui em uma creche para fazer leitura para crianças, quando cheguei no espaço dos bebês todos estavam chorando, decidi começar a ler, estava com a minha filha e fizemos a leitura em dupla, foi maravilhoso pois todos pararam de chorar e prestaram atenção , ficaram curiosos com a ação, acho que temos que começar bem cedo essa interação..

  • Claudete Pereira Luz de Aguiar

    Veio acrescentar para minha vida funcional , pra mim como pessoas também , Parabéns quero sempre poder ter notícias de quando terá outra .

  • Helenilda cavalcanti

    Como acompanhar o Ciclo de de Conversas sobre Leituras com Bebês?

  • Tartaruga Nara

    acompanhe a gente!

    receba as novidades da Taba em primeira mão: