Cantos, cantigas e brincadeiras cantadas: a importância do corpo e do movimento para os bebês

por:

No dia 14 de maio, foi ao ar o segundo encontro do Ciclo de Conversas sobre Leitura com bebês, realizado pelo Clube de Leitores A Taba em parceria com o Itaú Social.

Desta vez, a convidada foi a terapeuta ocupacional Juliana Daher. Ela é Mestre em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG, com a pesquisa “Leitura e Leitores em Espantapájaros”.

Juliana também é artista da Cia Pé de Moleque e idealizadora do Quintalzim, produtora cultural que desenvolve ações e projetos de afirmação da cultura da infância, além de mediadora de leitura para bebês, crianças e famílias. 

O tema da conversa foi “Cantos, cantigas e brincadeiras cantadas: a importância do corpo e do movimento para os bebês”.

Juliana Daher e Edi Fonseca, que realizou a mediação desse encontro, conversaram sobre os “primeiros textos escritos na pele”: as brincadeiras e cantigas.

Esses são importantes instrumentos para a construção de vínculos entre adultos e crianças, fazem parte da nossa cultura oral e constituem uma herança simbólica a ser compartilhada com as crianças desde cedo.

Confira como foi a conversa:

Referências da Juliana Daher:

Mapa do Brincar

Cia Pé de Moleque (BH)

Histórias de brincar (SP)

Risas de La Tierra

Duo RodaPião (Eugênio Tadeu e Miguel Queiroz)
Grupo Serelepe
Bia Bedran
Palavra Cantada (CD “Canções de Ninar”)

Coleção Brinco e Canto – Para os pequenos
Maristela Loureiro e Ana Tatit
Editora: Melhoramentos

Rádio Butiá

Ciclo de Conversas é um evento realizado pela Taba em parceria com o Itaú Social e apoio do Associação Nova EscolaInstituto Avisa Lá, Escalier, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Instituto Singularidades e Unibes Cultural.

O próximo encontro será segunda-feira, dia 18 de maio, às 19h, com Ivani Magalhães. Vamos conversar sobre Contar histórias para bebês: um ato de amor.

deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 comentários
  • Como eu gosto de falar dos bebês, adoro trabalhar com eles pois aprendo muito com eles. Criança pequena não tem maldade mesmo, se deixar machuca uns aos outros. Acredito que as músicas influenciam muito na vida das crianças, elas tendem a imità-las. Muito boas essas conversas, trabalho com bebês e estou achando muito esclarecedor.

  • Ana Maria Miranda de Oliveira

    Amo trabalhar com bebês. Canto sempre com eles, pois acredito que a música influencia muito no desenvolvimento da linguagem, na oralidade e memória auditiva.

  • Ana Maria Miranda de Oliveira

    Amo trabalhar com bebês. Canto sempre com eles, pois acredito que a música influencia muito no desenvolvimento da linguagem, na oralidade e memória auditiva. Excelente ciclo de conversas sobre cantos, cantigas e brincadeiras cantadas.

  • Maria de Fatima de Sousa Moura

    Curiosa, gosto muito do aprendizado com bebês e crianças.

  • Maria de Fátima dos Santos Gomes

    Muito bom e é muito importante no nosso Cotidiano está sempre compartilhando Saberes temos que nos apropriar .

  • Tartaruga Nara

    acompanhe a gente!

    receba as novidades da Taba em primeira mão: