Cantos, cantigas e brincadeiras cantadas: a importância do corpo e do movimento para os bebês
Confira como foi a conversa com Juliana Daher com o tema “Cantos, cantigas e brincadeiras cantadas: a importância do corpo e do movimento para os bebês”.
No dia 14 de maio, foi ao ar o segundo encontro do Ciclo de Conversas sobre Leitura com bebês, realizado pelo Clube de Leitores A Taba em parceria com o Itaú Social.
Desta vez, a convidada foi a terapeuta ocupacional Juliana Daher. Ela é Mestre em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG, com a pesquisa “Leitura e Leitores em Espantapájaros”.
Juliana também é artista da Cia Pé de Moleque e idealizadora do Quintalzim, produtora cultural que desenvolve ações e projetos de afirmação da cultura da infância, além de mediadora de leitura para bebês, crianças e famílias.
O tema da conversa foi “Cantos, cantigas e brincadeiras cantadas: a importância do corpo e do movimento para os bebês”.
Juliana Daher e Edi Fonseca, que realizou a mediação desse encontro, conversaram sobre os “primeiros textos escritos na pele”: as brincadeiras e cantigas.
Esses são importantes instrumentos para a construção de vínculos entre adultos e crianças, fazem parte da nossa cultura oral e constituem uma herança simbólica a ser compartilhada com as crianças desde cedo.
Confira como foi a conversa:
Referências da Juliana Daher:
Cia Pé de Moleque (BH)
Histórias de brincar (SP)
Duo RodaPião (Eugênio Tadeu e Miguel Queiroz)
Grupo Serelepe
Bia Bedran
Palavra Cantada (CD “Canções de Ninar”)
Coleção Brinco e Canto – Para os pequenos
Maristela Loureiro e Ana Tatit
Editora: Melhoramentos
O Ciclo de Conversas é um evento realizado pela Taba em parceria com o Itaú Social e apoio do Associação Nova Escola, Instituto Avisa Lá, Escalier, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Instituto Singularidades e Unibes Cultural.
O próximo encontro será segunda-feira, dia 18 de maio, às 19h, com Ivani Magalhães. Vamos conversar sobre Contar histórias para bebês: um ato de amor.