Desvendério: quem conta um conto omite um ponto e aumenta três
No livro “Desvendério: quem conta um conto omite um ponto e aumenta três” há muita interação com o leitor e histórias contadas.
Resenha do livro “Desvendério: quem conta um conto omite um ponto e aumenta três”
Livro: Desvendério: quem conta um conto omite um ponto e aumenta três
Autor: Francisco Marques
Editora: Peirópolis
Francisco Marques, também conhecido como Chico dos Bonecos, percorre o Brasil todo com suas oficinas e espetáculos ao redor de brinquedos milenares e planetários. Com Desvendério… completa a trilogia composta por Galeio e Muitos dedos: enredos. Segundo o autor: “os três livros se comunicam por diversos rumos e rumores: o poema, o malabarismo verbal, o brinquedo, a brincadeira, o fio da infância, a origem milenar das tramas, a maneira de narrar e comentar a própria narração, o diálogo com o leitor”. A obra Desvendério… está dividida em quatro partes: “O nome da fruta”, “Pescarias”, “Palavramiga”, “A minha infância”. Em “Pescarias” traz recriações recreativas das fábulas de La Fontaine, como “O galo e a raposa”. Em todas elas há muita interação com o leitor e histórias contadas com criatividade e irreverência.
Trecho do livro
“Essa história aconteceu na famosa época em que os bichos falavam – e dizem que os bichos falam até hoje. O que vocês acham? E aconteceu lá na famosa Floresta de Brejaúva. Vocês sabem o que é brejaúva? O quê? Um brejo cheio de uva?” P. 11